Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Quem Somos

Apresentação
Estatutos
Regulamento
Órgãos Sociais
Contactos
Links

Apresentação

 

A Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, é uma organização não governamental, apartidária, laica e dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, e financeira, com o NIPC 508617910, sendo uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos,  as suas atividades são desenvolvidas na Guiné-Bissau e em Portugal.

 

A Ajuda Amiga encontra-se registada no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (entidade publica do Ministério dos Negócios Estrangeiros), como ONGD - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e por inerência reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

 

Conforme estabelecido no artigo 4 dos seus estatutos, a Associação tem por objectivo apoiar:

 

a) Projectos humanitários de apoio social às populações mais carenciadas;

b) Projectos de desenvolvimento, com destaque para as áreas: agrícola, industrial artesanal, serviços, educação, e cultura.

 

A sua principal área de actuação tem sido a Guiné-Bissau, face às grande carências ali existentes, e ao conhecimento que os membros da Ajuda Amiga têm daquele país, podendo por isso acrescentar mais valor na realização das suas acções. A Guiné-Bissau é um países mais pobres do mundo, com uma esperança média de vida que não chega aos 45 anos, tem contudo uma riqueza muito grande, o seu povo, que conquista o coração de quem o visita.

 

Mensagem do Presidente

 

Faz este ano oito anos que um grupo de “jovens” sexagenários que participaram na guerra da Guiné (1963-1974), sensibilizados pela situação da população da Guiné e dos antigos camaradas de armas que por lá ficaram, iniciaram um movimento humanitário e de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

 

Este movimento cresceu, evoluiu, sempre orientado por um grande espírito humanitário e de solidariedade, e em 7/6/2008 foi realizada a Assembleia Geral que deu origem à constituição da Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, e em 17/7/2008 a respectiva escritura.

 

Entre os projetos realizados em Portugal e na Guiné-Bissau pela Ajuda Amiga nestes oito anos, destaca-se o envio e distribuição na Guiné-Bissau 144,6 toneladas de bens, entre eles seguiram 200.000 livros, o próximo ano será um ano de mudança na estratégia da Ajuda Amiga, embora a prioridade continue a ser o ensino, o enfoque não será no envio de bens, mas a construção de infra-estruturas.

 

Participa!

Ajuda a mudar a mundo.

 Lisboa, 20 de Fevereiro de 2016

 

J. Carlos M. Fortunato

Presidente da Ajuda Amiga - Associação

de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento

 

 

 

 


Este site foi actualizado em 20/02/2016


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato