Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos Actividades Participe Noticias English

Noticias

   
 

Noticias

Noticias de 2020

 

DEZEMBRO - 4/12/2020  - FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO

 

 

A TODOS OS NOSSOS ASSOCIADOS, VOLUNTÁRIOS, PARCEIROS, DOADORES E AMIGOS, BEM COMO AOS SEUS FAMILIARES, A AJUDA AMIGA DESEJA UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.

UM GRANDE OBRIGADO A TODOS, PELO VOSSO ESPÍRITO HUMANITÁRIO E DE SOLIDARIEDADE, QUE DESDE À 12 ANOS TORNAM POSSÍVEL ESTA NOSSA MISSÃO DE AJUDA AOS MAIS CARENCIADOS, BEM HAJAM.

 

 

DEZEMBRO - 4/12/2020  - ENVIO DE AJUDA PARA A GUINÉ-BISSAU EM 2020

 

25-6-2020 - Cacém - Caixas com bens para seguirem para a Guiné-Bissau.

20-08-2020 - Armazém AA no Cacém - Caixas com bens que seguiram para a Guiné-Bissau

02-12-2020 - Armazém AA no Cacém - Última remessa de caixas de 2020 para a Guiné-Bissau

25-06-2020 - Cacém - Augusto Nhaga e a carrinha carregada com os bens para a Guiné-Bissau 25-6-2020 - Cacém - As caixas iniciam a longa viagem até à Guiné-Bissau 13-08-2020 - Bissau - Levantamento de caixas no armazém do transportador

 

A 25-06-2020, em 20-08-2020 e em 04-12-20220 seguiram mais algumas caixas para a Guiné-Bissau, no total foram 46 caixas. O objetivo destes envios foram enviar livros e material escolar, mas seguiram também enviar algumas roupas, calçado e brinquedos.

 

A deslocação à Guiné-Bissau pelos membros da Ajuda Amiga que deveria ter sido realizada em Março/Abril (época seca), foi adiada devido ao encerramento dos voos comerciais devido ao Covid, pelo que foi realizada a 23 de Outubro a 13 de Novembro (no fim do mês de Outubro termina da época das chuvas), a fim de podermos efetuar a distribuição dos bens guardados em Bissora e dar continuidades às tarefas de construção da escola de Nhenque. A próxima viagem será no início de 2021 a 8 de Janeiro, o objetivo é a construção da primeira fase da escola (duas salas e duas latrinas), que irá estar concluída até ao fim de Março, depois é só termos as carteiras para a escola poder começar a funcionar.

 

A partir de Novembro inicia-se a época seca e irá durar até meados de Maio, e isso é muito importante quer para a realização de obras de construção, quer para as deslocações, pois a maior parte da nossa ação é no interior, por estradas de terra batida pouco transitáveis na época das chuvas. As caixas vão sempre protegidas por um plástico amarelo, que permite a sua fácil identificação e a sua proteção por alguma chuva que apareça fora da época.

 

A seguir documentamos um pouco a nossa a viagem de Outubro/Novembro. 

 

 

NOVEMBRO - 18/11/2020  - CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE NHENQUE

 

CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE NHENQUE

 

A construção da Escola da Ajuda Amiga em Nhenque, na Guiné-Bissau, continua a progredir,  com a recolha de  areia, cascalho, fabrico e blocos de cimento, construção das bases para colocar o contentor que servirá de armazém, entrega de materiais e ferramentas necessárias à sua construção e ao funcionamento da escola.

 

2020 - Nhenque - Reunião de planeamento com o Presidente da Ajuda Amiga e o Comité Executivo da Escola, mas a população também veio assistir, foi uma reunião alargada...

2020 - Nhenque - Marcações no terreno

2020 - Nhenque - Marcações do terreno com blocos

 

2020 - Nhenque - Recolha de areia para a construção, por voluntários

2020 - Nhenque - Recolha de areia para a construção, por voluntários

2020 - Nhenque - Recolha de areia para a construção, por voluntários

 

2020 - Nhenque - Descarregando a areia no local de construção da escola 2020 - Nhenque - Descarga de livros escolares, mobiliário, ferramentas 2020 - Nhenque - Descarga de portas para a escola

2020 - Nhenque - Descarga de ferramentas, todos ajudam

2020 - Nhenque - Descarga de sanitas turcas para as latrinas

2020 - Nhenque - Bases construídas para colocar o contentor que irá servir de armazém

 

 

AJUDA HUMANITÁRIA

 

Distribuição de bens pela população carenciada, com a ajuda de voluntários, fez a alegria de crianças e adultos, os livros para as escolas não foram esquecidos.

 

     

 

 

 

 

 

PARCEIROS E VOLUNTÁRIOS

 

Os nossos parceiros Fundação Educação e Desenvolvimento, o Liceu Regional de Bissora e a Escola da Ajuda Amiga de Nhenque, foram os destinatários do nosso apoio.

 

 

2020 - Biblioteca Ajuda Amiga no Liceu de Bissorã (7º ano ao 12º ano) 2020 - Biblioteca Ajuda Amiga no Liceu de Bissorã (7º ano ao 12º ano)

2020 - Estrada Bissora-Bissau - Como se não tivesse bastado o acidente que danificou gravemente a parte da frente do carro, deixando a viatura inoperacional por um longo período, mais dois furos no mesmo dia vieram colocar novos desafios. Contudo a carga de 22 caixas para o nosso parceiro FED - Fundação Educação e Desenvolvimento foi entregue como planeado.

2020 - Viatura com caixas de livros, material escolar e ferramentas, para entregar em Nhenque.

2020 - Voluntárias que ajudaram na distribuição das roupas pelas meninas 2020 - Voluntários com motas ajudaram na distribuição de roupas e livros pelas escolas

 

 

 

JANEIRO - 15/02/2020  - DOIS GRANDES DESAFIOS PARA 2020

 

1º - PREPARAR OS PROJETOS DE 2021 - A ESCOLA DE NHENQUE E O ENVIO DE BENS

 

1-4-2019 - Nhenque - Marcação do terreno da escola com pilares

31-1-2020 - Bissora - Contentor da Ajuda Amiga que será levado de Bissorã para Nhenque, para servir de armazém, a materiais e ferramentas durante a construção

 

 

15-2-2020 - Bissorã - 423 blocos prontos para seguirem para Nhenque. Parte deles será usada na construção da base para colocar o contentor.

23-02-2020 - Nhenque - Descarga de blocos no local de construção da Escola Ajuda Amiga de Nhenque

31-1-2020 - Armazém da Ajuda Amiga no Cacém - caixas com livros escolares para a 5ª e 6ª classe, aguardam para seguir para a Guiné-Bissau

 

Construção da Escola Ajuda Amiga de Nhenque é o grande desafio da Ajuda Amiga. No ano de 2020 será realizada a fase final da preparação da construção da escola de Nhenque, a qual será construída em 2021 (primeiro módulo - salas de aula 1 e 2, uma pequena sala polivalente, uma latrina para as meninas e outra para os meninos), o que irá permitir dar aulas até à 4ª classe. A terceira sala permitirá aulas até à 6ª classe e será construída na próxima fase, quando da construção do segundo módulo, o qual incluirá também a construção de um poço, uma cozinha e um refeitório, o que tem grande impacto pois permite aproveitar a oferta gratuita de alimentos do PAM - Programa Alimentar Mundial e oferecer uma refeição às crianças.

 

Planta da sala polivalente e das três salas de aulas planeadas

 

Planta das Latrinas

 

 

Em 2019 realizou-se a marcação do terreno com pilares e as reuniões com a população, tem 2020 será construída uma plataforma em cimento para colocar o contentor da Ajuda Amiga, o qual se destina a guardar materiais e ferramentas para o projeto, também em 2020 serão encomendados blocos de cimento para as paredes, carteiras para os alunos, portas, janelas, etc., enfim tudo o que é necessário assegurar com antecedência para a construção poder arrancar em Janeiro de 2021. O Coordenador do projeto pela Ajuda Amiga irá deslocar-se a expensas próprias para coordenar a realização destas atividades.

 

A população de Nhenque pediu esta escola, pois as suas crianças atravessam uma perigosa bolanha com crocodilos para irem à escola, e está mobilizada e empenhada na sua construção, para tal constituiu uma Comissão de Gestão para acompanhar, ajudar e depois fazer a gestão da escola.

 

Apesar de já termos enviado para Nhenque livros até à 4ª classe, um novo envio está em preparação com livros até à 6ª classe e livros para a biblioteca escolar e para os professores (dicionários, gramáticas, etc.), são 20 caixas com 1.000 livros que aguardam, pois o envio de mais bens está contudo condicionado pelas verbas que se consigam angariar e a construção da escola tem prioridade.

 

OS MEMBROS DA COMISSÃO DE GESTÃO DA ESCOLA AJUDA AMIGA DE NHENQUE

 

Mário Utna Sanhá,

Professor

 

Juca Egas Manuel,

Professor

e Chefe da Aldeia de Nhenque

Santim Caramba Joãozinho Comba,

Professor

 

 

 

2º - FAZER A DISTRIBUIÇÃO DOS BENS ENVIADOS EM 2019

 

 

Bens enviado em 2019 encontram-se guardados em Bissorã e serão distribuídos em 2020

 

Em 2019 foram enviados pela Ajuda Amiga bens que serão distribuídos em 2020, pelos membros da Ajuda Amiga, que se irão deslocar a expensas suas para o fazerem. A partida é no dia 27-3-2020 e o regresso a 17-3-2020.

 

 

JANEIRO - 31/01/2020 - ASSEMBLEIA GERAL DA AJUDA AMIGA E ELEIÇÕES, REALIZADAS NO DIA 18-01-2020

hortas

A Assembleia Geral da Ajuda Amiga para aprovou as contas de 2019 no passado dia 18-1-2020, tendo-se passado de seguida a eleição dos Órgãos Sociais para o Biénio 2020-2021, tendo sido eleitos novos Órgãos Sociais, que se apresentam a seguir.

 

MESA DA ASSEMBLEIA

 

Beatriz Ginga

Secretária da Mesa da Assembleia

Fernando Pais

Presidente da Mesa da Assembleia

Joaquim Lourenço

Vice-Presidente da Mesa da Assembleia

 

CONSELHO FISCAL

 

Armando Pires

2º Vogal do Conselho Fiscal

Humberto Roque

Presidente do Conselho Fiscal

Tiago Fortunato

1º Vogal do Conselho Fiscal

 

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL

 

   
  Irene Lima  

 

DIREÇÃO

 

António Ortet - Vice-Presidente da Direção para a Gestão Carlos Fortunato - Presidente da Direção Carlos Silva - Vice-Presidente da Direção para a Logística

 

 

SUPLENTES DA DIREÇÃO - VICE-PRESIDENTES NÃO EXECUTIVOS

 

Carlos Rodrigues Manuel Joaquim Luís Campos

 

 

José Carioca António Freire

 

Consulte o Relatório de Atividades, o Relatório Financeiro e o Relatório do Conselho Fiscal, selecionando no Menu que está em cabeçalho a página "Atividades".

 

 

JANEIRO - 31/01/2020 - CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

 

A consignação dos 0,5% do IRS é uma receita importante para a Ajuda Amiga, tendo recebido em 2019 a importância de 2.240,48 €, referente à consignação dos 0,5% do IRS.

 

A Ajuda Amiga agradece sensibilizada este vosso gesto solidário, e apela para que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária, para tal basta indicar no campo 11 da declaração o NIF da Ajuda Amiga e uma cruz no IRS como a seguir se indica.

 

É um gesto que irá permitir aos nossos voluntários que nada pedem para si ou para as suas despesas nos projetos, poderem criar infraestruturas para que as crianças tenham uma escola onde possam aprender a ler e a escrever, um poço com água potável, e livros para aprenderem, os quais defendem e promovem igualmente a língua portuguesa.

 

 

 

11

Consignação de 0,5% do IRS

Entidades Beneficiárias

Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, n.º 6 Lei n.º 16/2001)

NIF

508617910

IRS

X

 

 

 

5