Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2018

 

DEZEMBRO - 12/12/2018 - 3,5 TONELADAS DE AJUDA A CAMINHO DA GUINÉ-BISSAU

 

No dia 12-12-2018 3,5 toneladas de bens enviados pela Ajuda Amiga iniciaram o caminho para a Guiné-Bissau, a fim de apoiarem projetos humanitários e de ajuda ao desenvolvimento, como a seguir se descreve:

 

 

Volumes Enviados

2018 %
Livros e Material Escolar 36 24,3
Roupa e Calçado 96 64,9
Mobiliário 0 0,0
Equipament/Ferramentas 1 0,7
Brinquedos 13 8,8
Diversos 2 1,4
Total de caixas 148 100,0
Total Toneladas 3,5  

 

 

 

 

Com este envio a Ajuda Amiga atinge um total de 151,4 toneladas de bens enviados, nos quais se incluem 205.100 livros.

 

2018-12-12 - Armazém da AA no Cacém - Caixas prontas para seguir para a Guiné-Bissau 2018-12-12 - Armazém da AA no Cacém - o espaço tem que ser bem aproveitado para caber tudo 2018-12-12 - Armazém da AA no Cacém - a viatura vai levar os bens para o transitário os enviar por via maritíma em contentor para Bissau

 

No dia 22-03-2019 irá partir para a Guiné-Bissau um grupo de membros da Ajuda Amiga para fazer a distribuição dos bens enviados e acompanhar os projetos da Ajuda Amiga na Guiné-Bissau. Neste momento o grupo previsto será constituído pelo Carlos Fortunato, Carlos Rodrigues, Carlos Silva e Luís Campos, como é habitual cada um irá suportar as suas despesas.

 

As principais intervenções serão em Bissau, nos Setores de Bissora, Farim, Mansabá e Safim. A distribuição conta com os nossos parceiros FED - Fundação para a Educação e Desenvolvimento, e as Missões Católicas de Bissora e Farim.  Os brinquedos serão encaminhados para jardins de infância, os livros para escolas e bibliotecas e a roupa, calçado e alguns brinquedos serão distribuídos pela população carenciada. O apoio ao ensino estará sempre presente.

 

DEZEMBRO - 11/12/2018 - PROJETO ESCOLA TALOM E NHENQUE

 

O principal objetivo deste projeto é a construção de uma escola na Guiné-Bissau na zona de Tolum e Nhenque de modo a minimizar a carência de escolas na zona, e evitar a necessidade de deslocação das crianças. Infelizmente são muitas as localidades em que as crianças têm que percorrer grandes distâncias para poderem ir à escola, e continuam a existir muitas crianças que não vão à escola. Nesta zona a situação é das mais graves pois existem crianças a atravessar uma bolanha com crocodilos para irem à escola.

 

Este projeto pretende acabar com este pesadelo e neste momento está na sua fase de angariação de fundos. É com satisfação que para a sua realização apoiamos e contamos com o apoio da nossa voluntária e candidata pela Guiné-Bissau ao concurso Miss Mundo 2018, Rubiato (Ruby) Nhamajo, a qual tomou este projeto como seu projeto social para o concurso, e o desenvolveu incluindo-lhe também um jardim de Infância, e apresentou-o no concurso com o objetivo de angariar fundos para o mesmo, infelizmente não se conseguiu esse apoio, mas sem semear nunca iremos colher, e por isso vamos continuar a procurar apoios.

 

Os donativos devem ser feitos para a conta da Ajuda Amiga (todos os donativos feitos para a Ajuda Amiga são integralmente utilizados nos projetos e os membros da Ajuda Amiga que se deslocam para apoiar os projetos da mesma, suportam eles próprios as suas despesas):

 

NIB                 0036 0133 99100025138 26

IBAN    PT50 0036 0133 99100025138 26

BIC       MPIOPTPL

 

Nesta zona devido à falta de escolas existem crianças de Tolum e Nhenque a irem à escola de Bera que fica do outro lado da bolanha, mas para o fazerem têm que atravessar a bolanha (terreno pantanoso que fica alagado no tempo da chuvas e no qual cultivam arroz) com mais de um km, e passar pelo meio dos crocodilos que ali existem…

 

2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - A escola fica do outro lado da bolanha 2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Na bolanha os crocodilos esperam 2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Populares com paus vão defender as crianças dos crocodilos, para estas poderem passar a bolanha e ir à escola

 

As crianças para conseguirem passar pelos crocodilos atravessam acompanhadas por familiares mais velhos, que levam paus para afastarem os crocodilos e os defenderem dos seus ataques. É proibido matar crocodilos.

 

A construção de uma escola irá permitir colocar um fim a estas perigosas travessias, quer para as crianças quer para os adultos que as acompanham, porque existem ali muitos crocodilos macho com quatro e cinco metros de comprimento e pesando 400 a 500 kgs, que podem facilmente atacar e derrubar quer uma criança, quer um adulto.

 

 

2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Junto ao arrozal um grande crocodilo, com cerca de quatro metros, prepara uma emboscada 2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Já estou escondido. Estou à espera do pequeno almoço 2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Crocodilo estás escondido? Deixas-me ir à escola?

 

Click na imagem para ver o vídeo Click na imagem para ver o vídeo Click na imagem para ver o vídeo Click na imagem para ver o vídeo
2018 - Nhenque - Bolanha de Tolum/Nhenque - Pedido do jovem Claiton Quade  "Nós precisamos de ajuda, estamos fartos de crocodilos" 2018 - Pai de um aluno conta as dificuldades de levar o filho à escola " a nossa aldeia não tem uma escola... todos os dias ficamos a brigar com os crocodilos para eles poderem ir à escola" 2018 - Chefe da Aldeia de Nhenque -  "... preciso de escola na minha tabanca..." 2018 - Bolanha de Tolum/Nhenque - Crianças pedem uma escola "Nós misti escola" (Nós queremos escola)

 

Click na imagem para ver o vídeo
 2018 - Apelo do pai de um aluno - "Se puderes ajuda-nos"

 

 

DEZEMBRO - 15/12/2018 - ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA AJUDA AMIGA

 

  Restaurante Assador Típico de Massamá

 

No dia 15-12-2016 (sábado) pelas 12h30 vai realizar-se um almoço de confraternização da Ajuda Amiga no Restaurante Restaurante Assador Típico de Massamá, em Massamá, na Av. 25 de Abril, nº 47, e em que é habitual também estarem presente os familiares. No local existe estacionamento gratuito para viaturas.

 

O almoço consta de:
     Entradas
    
Um prato à escolha, entre um destes 5 pratos:
          a) Grelhada beirã
          b) Arroz de gambas

          c) Arroz de garoupa

          d) Arroz de tamboril

          e) Moqueca de gambas 
     Bebida (excluindo bebidas espirituosas), sobremesa e café
Preço: 20€
 

As reservas devem ser feitas junto do Carlos Fortunato, telemóvel 935 237 306, até ao dia 11-12-2018 (3ª feira), indicando o prato escolhido.

 

Boas Festas e até breve

 

NOVEMBRO - 09/11/2018 - VOLUNTÁRIA DA AJUDA AMIGA É CANDIDATA AO TÍTULO DE MISS MUNDO

 

 

Click na imagem para ver o vídeo da Ruby

 

A votação para Miss. Mundo 2018 está em curso. A voluntária da ONG Ajuda Amiga Rubiato Nhamajo (Ruby), candidata a Miss Mundo pela Guiné-Bissau precisa do nosso voto já!

A principal motivação da Ruby é que esta candidatura gere apoios para o projeto social que vai apresentar no concurso, o qual é a construção de uma escola com a Ajuda Amiga, numa zona da Guiné-Bissau em que muitas crianças têm que atravessar uma bolanha com crocodilos para poderem ir à escola, fazem-no acompanhadas de familiares que com paus as defendem dos crocodilos.

 

 

NOVEMBRO - 09/11/2018 - VOLUNTÁRIA DA AJUDA AMIGA É CANDIDATA AO TÍTULO DE MISS MUNDO

 

 

Click na imagem para ver o vídeo da Ruby

09/11/2018 - Armazém do Cacém - Ruby Nhamajo prepara mais uma caixa com livros escolares, para seguir para a Guiné-Bissau

 

Parabéns Ruby! Força. Seres candidata a Miss Mundo é já uma grande vitória. Sabemos que é muito difícil vencer o concurso, mas tens todas as qualidades para ganhar, pois a tua beleza exterior e interior é muito grande.

 

No dia 08-12-2019 em Sanya na China, será coroada a nova Miss Mundo 2018, e a nossa voluntária Rubiato (Ruby) Nhamajo é uma das 122 candidatas. Voluntária da Ajuda Amiga desde 2014, a principal motivação da Ruby, é que esta candidatura gere apoios para o projeto social que vai apresentar no concurso.

 

A apresentação de um projeto social é obrigatória e o próprio concurso apoia alguns dos projetos sociais que ali são apresentados. O projeto da Ruby é dirigido para a Guiné-Bissau e conta com a Ajuda Amiga, mas ainda não pode ser revelado, contudo em breve poderemos dar mais noticias. Mais informações sobre o concurso em https://missworld.com/#/

 

OUTUBRO - 29/10/2018 - PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO ENVIO PARA A GUINÉ-BISSAU EM 2019

 

u EM

23-07-2018 - Parede - Júlia do grupo "4 Babies Arround the World", que confecionou roupa para as crianças da Guiné-Bissau, vai também "vestir" as bonecas que vamos enviar 17-09-2018 - Armazém do Cacém - Carlos Fortunato e António Mam arrumam mais uma caixa, pronta para seguir para a Guiné-Bissau 27-10-2019 - Armazém do Cacém - Ricardo Fortunato e o Manuel Joaquim, colocam mais uma na pilha das caixas prontas pronta a seguir para Bissau
 
27/10/2018 - Armazém do Cacém - 3,3 toneladas de bens prontas para seguir para a Guiné-Bissau

No dia 22-03-2019 irá partir para a Guiné-Bissau um grupo de membros da Ajuda Amiga para fazer a distribuição dos bens enviados e acompanhar os projetos da Ajuda Amiga na Guiné-Bissau. Neste momento o grupo previsto será constituído pelo Carlos Fortunato, Carlos Rodrigues, Carlos Silva e Luís Campos, mas muito antes da sua partida tudo terá que estar pronto e despachado.

Os bens seguem por via marítima em contentor, e a previsão do envio é em Dezembro de 2018 ou Janeiro de 2019, a data final depende do plano de envio do transitário. O processo de desalfandegamento continua a ser demorado em Bissau e é fundamental que esteja concluído à nossa chegada, daí  a necessidade do envio ser feito com uma antecedência segura.

O processo de preparação das caixas a enviar está já na fase final, com a quase totalidade das caixas prontas para seguir.

À semelhança do ano anterior, iremos enviar livros escolares, roupas, calçado e brinquedos, são cerca de 3,3 toneladas tal como no ano passado. O apoio ao ensino continua a ser a nossa prioridade.

 

JULHO - 17/07/2018 - AJUDA AMIGA FEZ 10 ANOS

 

 
17-07-2018 - Parabéns Ajuda Amiga, feliz aniversário, 10 anos passaram desde que inicias-te esta nobre missão 17/7/2008 - Cartório Notarial de Fátima Ramada, em Lisboa - Escritura de constituição da Ajuda Amiga - membros da Ajuda Amiga presentes: Carlos Fortunato, Carlos Silva e António Bernardes
 
No dia 17-07-2018 faz 10 anos que nasceu a Ajuda Amiga, embora muito antes disso já alguns dos seus membros se tinham empenhado em ajudar o próximo em Portugal e na Guiné-Bissau.

 

 

ABRIL - 25/04/2018 - DISTRIBUIÇÃO DE AJUDA HUMANITÁRIA NA GUINÉ-BISSAU

 

TRANSPORTR E DESCARGA DOS BENS EM BISSORA

 

 
26-03-2018 - Viatura de grande porte, transportando os bens enviados pela Ajuda Amiga 26-03-2018 - Viatura de pequeno porte também deu uma ajuda, transportando os bens enviados pela Ajuda Amiga
 
No dia 26-04-2018 deu-se início na Guiné-Bissau à distribuição das 160 caixas com 3,3 toneladas de bens enviadas a 1-2-2018 por via marítima em contentor.

Todos os bens seguiram para Bissora, mas uma parte ficou guardada no nosso contentor ai localizado, pois os membros que iam coordenar a distribuição em Farim, Mansabá, Cuntima, Canjambari,  Jubembem, etc., por motivos de saúde e de outros compromissos acabaram por não poder ir, assim os bens serão distribuídos durante a sua próxima deslocação, que será durante a próxima época seca-

 

26-03-2018 - Contentor da Ajuda Amiga em Bissorã - Caixas para Farim e outros locais ficaram aqui guardadas.
 

A distribuição no setor de Bissorã, Nhacra e Bissau, decorreu conforme planeado, apesar dos habituais desafios adicionais todos os objetivos foram cumpridos, e todas dificuldades e imprevistos (avarias nas viaturas, não cumprimento de compromissos, etc.) foram com mais uma menos esforço ultrapassadas.

 

APOIO AO ENSINO E À CULTURA

 

O lançamento e a distribuição do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau", apesar da pequena quantidade de livros enviados (100), foi um momento alto no apoio â cultura e ao ensino, que esperamos possa abrir novas portas para uma difusão mais alargada.

 

 

24-04-2018 - Livraria Coimbra em Bissau - Lançamento do livro na Livraria Coimbra, com a coordenação da Telma Santos, e intervenções do escritor guineense Abdalazis Vera Cruz, do autor (Carlos Fortunato), as quais se seguiu uma sessão de autografos.

 

26-04-2018 - Livraria Coimbra em Bissau - Dª. Francelina Nunes, Telma Santos e Carlos Fortunato

Um grande obrigado à Telma Santos (colaboradora da FEC), à FEC - Fundação para a Fé e Cooperação, à Rádio Mansi e à família Nunes, pela preciosa colaboração e apoio dado ao evento do lançamento do livro"Lendas e contos da Guiné-Bissau".

 

27-03-2018 - Centro Cultural Português - oferta do livro "Lendas e Contos da Guiné-Bissau" 29-03-2018 - Centro Cultural Brasil, Guiné-Bissau - oferta do livro "Lendas e Contos da Guiné-Bissau"

 

23-03-2018 e 8-04-2018 - Liceu Regional de Bissora - Entrega de equipamentos, materiais e livros

 

 

2-04-2018 - Universidade Chico Té - entrega de livros para apoiar a licenciatura em língua portuguesa. Na foto da esquerda para a direita, prof. Raul Silva, sub-diretor, presidente do conselho pedagógico e prof., Anselmo Mendes, prof. Quintino Sanca e prof. João Danfa 16-04-2018 - INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau, entrega ao Diretor Geral do INEP, Samba Camará, do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" 4-04-2018 - APDSB - entrega ao Presidente da APDSB - Associação de Pessoas com Deficiência, "Gazela", de roupas e material escolar para apoiar os alunos desta Associação.

 

Bissora - Effata uma organização holandesa de inspiração religiosa, que apoia os deficientes Bissora - Entrega à Effata de livros infantis, para apoiar a formação Bissora - Distribuição de roupas aos alunos da Effata

APOIO À INFÂNCIA E JUVENTUDE

 

27-03-2018 - Jardim Infantil de Cumano - um jardim infantil com muitas crianças e sem brinquedos... 27-03-2018 - Jardim Infantil de Cumano - recebeu muitos brinquedos, livros e panamás 27-03-2018 - Jardim Infantil de Cumano

 

27-03-2018 - Jardim Infantil de Braga - livros infantis e uma bola Bola de futebol Panamás para as crianças Panamás para as crianças

 

Bicicleta Bola de futebol Camisolas para as equipas de futebol

 

Camisolas para as equipas de futebol Camisolas para as equipas de futebol Camisolas para as equipas de futebol

 

APOIO AO ENSINO PROFISSIONAL

 

Escola de Costura da Missão Católica de Bissora - oferta de tecidos, para o curso de costura para surdos/mudos Escola de Costura da Missão Católica de Bissora - oferta de material escolar. Na foto a irmã Maria Rondino e a irmã Maria Auxiliadora (Madre Superior) Ofertas de tecidos Ofertas de tecidos

 

 

APOIO ÀS INSTITUÇÕES

2-4-2018 - Comité de Estado do Setor de Bissorã - entrega ao Presidente do Comité, Luís Infau, de uma máquina de escrever e um dicionário de português Cartório Notarial de Bissora - oferta de pastas de arquivo, para substituir as velhas pastas, que já estão rotas, como mostra o escrivão Aladje Seidi

 

 

NOVAS PARCERIAS

Associação Nhodem, trata-se de uma associação de mulheres que tem como objetivo a gestão de um espaço de hortas comunitárias para as mulheres de Bissora. A Ajuda Amiga no âmbito do Projeto Sementes, identificou as necessidades e irá encaminhar para esta Associação a ajuda que for possível angariar.

 
O Presidente da Ajuda Amiga, com Fátima Sissé, Presidente da Nhodem,
Bissorã - Mulheres da Associação Nhodem
Bissorã - Horta de malagueta

 

 

 

 

 

JANEIRO - 21/01/2018 - ASSEMBLEIA GERAL E ELEIÇÕES PARA O BIÉNIO 2018-2019

hortas

 

20-01-2018 - Mesa da Assembleia - Dra. Beatriz Ginja, Dr. Juiz Fernando Pais, Comandante Humberto Roque

 

A Assembleia Geral da Ajuda Amiga para aprovação das contas de 2017 foi realizada no passado dia 20-1-2018, pelas 10h30, de seguida pelas 11h30 da eleição para os Órgãos Sociais para o biénio 2018-2019, após o que se seguiu a tomada de posse pelos mesmos.

 

Consulte no nosso site os relatórios na página "Atividades", e os membros dos Órgãos Sociais que foram eleitos, na página "Quem Somos".

 

 

JANEIRO - 07/01/2018 - AJUDA HUMANITÁRIA À GUINÉ-BISSAU

 

19-12-2017 - Armazém do Cacém - Caixas com bens prontas para seguirem para Bissau 19-12-2017 - Armazém do Cacém - As caixa iniciam a primeira etapa da viagem para Bissau,  o armazém do transitário PLogistics em Alverca. Na foto os dois filhos do "Colam", cuja empresa está a tratar do transporte para Bissau e o nosso Manuel Joaquim
 
Conforme planeado está em curso o envio de mais 160 caixas com 3,3 toneladas de bens para a Guiné-Bissau, entre os quais mais 2.000 livros, para apoiar o sistema educativo.  Com este envio a Ajuda Amiga atinge um total de 147,9 toneladas de bens enviadas entre as quais se incluem 203.000 livros. A partida do navio com o contentor que vai levar a carga para Bissau está agendada para 1 de Fevereiro, com chegada a Bissau a 15 de Fevereiro. Estimamos que entre 22 e 29 de Março o processo de desalfandegamento esteja concluido, data em que chegarão os membros da Ajuda Amiga, os quais irão deslocar-se a expensas próprias para realizar esta distribuição, e avaliar novos projetos.

A listagem das caixas que vão a caminho é a seguinte:

 

Volumes a Enviar

2018

%

Livros e Material Escolar

66

41,3

Roupa e Calçado

71

44,3

Mobiliário

0

0,0

Equipament/Ferramentas

3

1,9

Brinquedos

19

11,9

Diversos (alimentos)

1

0,6

Total de caixas

160

100,0

Total Toneladas

3,3

 

 

 

Os principais locais de distribuição serão os setores de Bissorã, Farim e Nhacra.

 

 

 

JANEIRO - 07/01/2018 - AJUDA AMIGA - OFERECE LIVRO SOLIDÁRIO ÀS ESCOLAS

 

 

Um livro solidário

 

m Portugal em 2017, o livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" foi distribuído gratuitamente a escolas localizadas junto de grandes comunidades guineenses, tendo como objetivo a promover a inclusão de lendas e contos guineenses no ensino em Portugal em 2017. Em 2018 a Ajuda Amiga irá distribuir o livro na Guiné-Bissau, em algumas bibliotecas publicas e escolas.

 

O livro gerou em 2017 o valor de 1.285,00 euros de donativos para este projeto, o que foi uma ajuda importante, mas o esgotar dos 600 livros produzidos e a ocorrência de novos pedidos, acabaram por motivar uma nova encomenda de mais 150 livros em Janeiro de 2018.

 

 

 

JANEIRO - 07/01/2018 - CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

 

A consignação dos 0,5% do IRS é uma receita importante para a Ajuda Amiga, tendo recebido em 2017 a importância de 2.117,44 €, referente à consignação dos 0,5% do IRS.

 

A Ajuda Amiga agradece sensibilizada este vosso gesto solidário, e apela para que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária, para tal basta indicar no campo 11 da declaração o NIF da Ajuda Amiga e uma cruz no IRS como a seguir se indica.

 

É um gesto que irá permitir aos nossos voluntários que nada pedem para si ou para as suas despesas nos projetos, poderem criar infraestruturas para que as crianças tenham uma escola onde possam aprender a ler e a escrever, um poço com água potável, e livros para aprenderem, os quais defendem e promovem igualmente a língua portuguesa.

 

 

 

11

Consignação de 0,5% do IRS

Entidades Beneficiárias

Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, n.º 6 Lei n.º 16/2001)

NIF

508617910

IRS

X

 

 

 

5