Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2017

 

DEZEMBRO - 03/12/2017 - BOAS FESTAS, ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO, ASSEMBLEIA GERAL E ELEIÇÕES

 

 

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2018 16-12-2017 - Almoço de confraternização no Restaurante Kasarão no dia 16-12-2017 20-1-2018 - Assembleia Geral e Eleições para o Biénio 2018-2019

 

No dia 16-12-2016 (sábado) às 12h30 vai realizar-se um almoço de confraternização da Ajuda Amiga no Restaurante Kasarão, na Rua da Panificação, nº 2, em Agualva-Cacém, almoço que é alargado a familiares, e amigos da Ajuda Amiga. No local existe estacionamento gratuito para viaturas.
 
Para facilitar encontrar o caminho para o Restaurante Kasarão às 12h15 em frente ao Palácio de Queluz, junto à estátua, iremos partir para o local do restaurante.
 
O almoço é em serviço de buffet e inclui também as bebidas (excluindo bebidas espirituosas), sobremesas e cafés, o preço é de 17 euros.
 
As reservas devem ser feitas junto do Carlos Fortunato, telemóvel 935 237 306, até 3 dias antes.

Aproveitamos a oportunidade para informar que a Assembleia Geral para aprovação das contas de 2017 será realizada no dia 20-1-2018, pelas 10h00, de seguida pelas 11h30 irá iniciar-e a eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2018-2019, a qual irá terminar às 12h30, seguida da tomada de posse pelos mesmos.

 

 

AGOSTO - 30/08/2017 - NOVO ARMAZÉM DA AJUDA AMIGA

 

 

Porta de entrada do novo armazém (porta aberta) Sala 1- mobiliário da Ajuda Amiga Sala 1 - mobiliário e materiais da Ajuda Amiga
Sala 2 - materiais da Ajuda Amiga e artigo para embalar e enviar ao fundo Sala 3 - caixas para plastificar e etiquetar a fim de serem enviadas Sala 3 - caixas prontas a seguir e mesa de trabalho

 

A Ajuda Amiga deixou o armazém que estava a utilizar em Massamá e mudou-se para este novo espaço de armazenagem provisório, a mesma ocorreu no dia 30-8-2017. O novo armazém fica situado na Cave do nº 9A, da Rua do Zambujal, no Cacém, em frente à estação dos CTT, perto do mercado.

 

Este espaço não é definitivo, é mais uma solução temporária, mas tem sido com este tipo de soluções que temos vivido desde 2008, e foram elas que nos permitiram realizar a nossa missão. Este espaço já tem outro destino definido, mas continuamos na expectativa de virmos a ter o nosso espaço em breve.

 

Este nosso novo armazém provisório no Cacém foi cedida pela Câmara Municipal de Sintra, a quem agradecemos mais uma vez todo o apoio que nos tem dado, sem ele não poderíamos continuar a nossa missão de ajudar o próximo. A abertura todas as segundas feiras à tarde das 14h30 às 17h00 continuará a ser mantida, para esclarecer qualquer dúvida, ligar para o número da Ajuda Amiga, 937 149 143.

 

 

AGOSTO - 05/08/2017 - PROJETO UMA ESCOLA PARA TODOS - PALESTRA DIA 5-8-2017 EM QUELUZ

 

 

 
  Um livro solidário  

 

Enquadrado no âmbito do Projeto "K´Cidade" liderado pela Fundação Aga Khan, foi feita pelo Carlos Fortunato uma breve apresentação da Ajuda Amiga e do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" em Queluz/Pendão no dia 5-8-2017 ás 14h00, nas instalações da "K´Cidade", situadas na Praceta do Miradouro no Pendão. Este projeto multicultural tem várias vertentes, a literatura tem nas suas "Leituras Divertidas" o seu campo de intervenção, mas tem também no seu âmbito a criação de uma biblioteca, que a Ajuda Amiga irá ajudar a fazer, através da oferta de livros para a mesma. Este evento será repetido no dia 2 de Setembro.

 

LEITURAS DIVERTIDAS
Programa

14h00 – 14h30: Receção dos convidados e abertura da banca de livros;
14h30 – 15h00: Abertura (intervenção dos representantes da CMS; AEGBL e Fundação Aga Khan);
15h00 – 15h30: Adriano Reis - ator e Presidente da Direção da Associação RJ Anima;
15h30 – 16h00: Carlos Fortunato - autor do livro "Lendas e Contos da Guiné-Bissau" e Presidente da Direção da Ajuda Amiga;
16h00 – 16h30: Toni Tcheka - escritor, jornalista e poeta, autor de diversas obras é uma referência da literatura guineense;
16h30 – 17h30: coffe break;
17h00 – 18h30: Comunidade.

 

 

JULHO - 29/07/2017 - PROJETO AJUDA HUMANITÁRIA À GUINÉ-BISSAU

 

 

Os voluntários Ricardo e Manuel Joaquim trabalhando na preparação dos caixotes para serem enviados por contentor, para a Guiné-Bissau Material da Ajuda Amiga

 

Continuam a decorrer os trabalhos de preparação do envio em 2018 de bens para a Guiné-Bissau, um grupo de 4 ou 5 elementos da Ajuda Amiga irá acompanhar a sua distribuição (Carlos Silva, Carlos Rodrigues, Luís Campos, Carlos Fortunato e ...). O envio será em Janeiro e a distribuição em Março.

 

Dado a Ajuda Amiga não ir enviar um contentor seu, mas cerca de 150 volumes, que irão seguir em sistema de grupagem, num contentor de um transitário, onde seguem igualmente bens de outras pessoas, para facilitar o processo de identificação quando do levantamento em Bissau no armazém desse transitário e encontrar os volumes da Ajuda Amiga no meio de muitos outros, estes irão com cobertos com uma película amarela para serem facilmente identificados.

 

Esta opção de envio em grupagem por uma via normal tem a vantagem da facilidade do envio, pois vêm recolhe-los ao nosso armazém e tem a garantia que os bens estão disponíveis quando formos fazer o seu levantamento em Bissau no armazém do transitário, o inconveniente é que o seu custo é superior-

 

O envio de um contentor pela Ajuda Amiga tinha a vantagem de beneficiar de alguma redução de custos pelos prestadores de serviços e também da redução de algumas taxas alfandegárias em Bissau, mas tal deixou de ser viável por vários motivos, falta de espaço de armazenamento para podermos encher um contentor, falta de voluntários para recolherem, embalarem e transportarem para o armazém do expedidor, custos mais elevados, e a existência de um complexo sistema de autorizações em Bissau, que impede de fazer qualquer planeamento ou ter uma previsão de quando os bens estarão desalfandegados, colocando em causa o acompanhamento da distribuição pelos membros da Ajuda Amiga, que ali se deslocam a expensas próprias, para garantirem que os bens são entregues no destino final.

 

Espaço do novo armazém no Cacém - após descer as escadas a cave tem um espaço muito grande para arrumação e mais duas salas Ambas as salas são muito espaçosas

 

Este nosso armazém provisório em Massamá cedida pela Câmara Municipal de Sintra, tem agora mais espaço disponível, mas por pouco tempo, outras entidades que também ali guardavam coisas tiveram que sair, e o mesmo irá acontecer brevemente à Ajuda Amiga, iremos para outro espaço provisório no Cacém, onde ficaremos até termos um espaço definitivo, será mais uma mudança e mais um esforço a fazer. Aproveitamos a oportunidade para agradecer mais uma vez à Câmara Municipal de Sintra este precioso apoio.

 

Além da recolha de bens e da preparação do envio dos mesmos para a Guiné-Bissau, paralelamente continua a decorre a nossa colaboração com a Associação Solfraterno e Banco de Recursos da Câmara Municipal de Sintra, através da doação de bens.

 

 

MAIO - 26 e 27/05/2017 - PARTICIPAÇÃO NA VI BIENAL DE CULTURAS LUSÓFONAS

 

 

Mini feira do livro da Bienal - Primeiro expositor, o livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" também marca aqui presença Mini Feira do Livro da Bienal - Segundo expositor - o livro da "Lendas e contos da Guiné-Bissau" é logo o primeiro Carlos Fortunato durante a participação no painel "As literaturas de língua portuguesas na diáspora" Carlos Fortunato fazendo a oferta de um livro à locutora Aminata Goubel do  Programa Infantil da Rádio Nacional de Angola, onde serão lidos os contos

 

 

O ator Adriano Reis desenvolve um trabalho de contador de histórias nas escolas, e não só, apreciou muito  contos do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" e vai usa-los nesse trabalho. Neste evento contou a história de S. João, uma lenda de Cabo Verde Painel "A língua portuguesa no Mundo" - Vitor Ramalho (União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa), Tony Tcheka (moderador - um dos mais considerados autores da literatura guineense) e Ana Laborinho (Instituto Camões) Carlos Fortunato entrega em nome da Ajuda Amiga livros infantis a Sandra Poulson, destinados às zonas rurais de Angola, que um grupo de voluntário angolanos irá levar e distribuir. Esta advogada angolana lidera um grupo que apoia escolas rurais. Os autores, Tony Tcheka, Carlos Fortunato, Andrea Zamorano e Emílio Lima. Além do Tony e do Emídio, esteve presente também o escritor Conduto Pina, representando a literatura da Guiné-Bissau. A Andrea é brasileira.

 

Decorreram nos dias 26 e 27 de Maio mais alguns eventos ligados à VI Bienal de Culturas Lusófonas, organizada pela Câmara de Odivelas, evento onde a Ajuda Amiga esteve presente através do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" na Feira do Livro de Autores Lusófonos, bem como através do autor do livro, o Carlos Fortunato, o qual participou no painel "As literaturas portuguesas na diáspora". O livro despertou muito interesse junto das pessoas ligadas aos contos infantis e à Guiné-Bissau, que solicitaram a colaboração da Ajuda Amiga e uma entrevista para o Programa Infantil da Rádio Nacional de Angola, que foi dada pelo Carlos Fortunato. Tendo como destino as zonas rurais de Angola que pouco apoio têm, foram oferecidos pela Ajuda Amiga livros infantis para serem distribuidos por escolas e bibliotecas, o seu transporte e distribuição fica a cargo da DAR - Distribuição de Amor e Riqueza (espiritual) liderada pela Sandra Poulson.

 

Portugal foi o país mais representado, mas a Guiné-Bissau à semelhança de outros países e diásporas, esteve muito bem representada pelos seus autores, bem como pelos seus artistas plásticos, os tivemos oportunidade de acompanhar. Foi curioso termos encontrado ali três gerações de artistas com ligações entre eles, Augusto Trigo o pai da pintura guineense, Pasoca um dos seus alunos e Djassira uma aluna de Pasoca.

 

Aguarela a "A troca por mancarra"

Augusto Fausto Rodrigues Trigo, mais conhecido por Augusto Trigo, nasceu em Bolama em 1938, notabilizou-se inicialmente pelos seus quadros a óleo e a carvão, mas com a sua vinda definitiva para Portugal em 1979, dedicou-se à ilustração, sendo um dos nomes consagrados da banda desenhada. Figura de referência da pintura da Guiné-Bissau é considerado pelos seus pares como o pai da pintura da Guiné-Bissau e o seu maior artista. Foram seus mestres o escultor Martins Correia e o mestre Bernardino no desenho.

Quadro em acrílico "Linda"

Paulo Soares Cassamá de nome artístico Pasoca, nasceu em Bula em 1955, tendo por mestre Augusto Trigo. Artista plástico, escultor e professor do ensino básico e secundário, participou em inúmeras exposições. Desde 1997 que reside em Portugal.

 

Quadro em acrilico sem título

Sira Djassi, de nome artístico Djassira, nasceu em Bissau em 1966, têm sido seus mestres a professora Alexandra Gouveia e o professor Pasoca. Em 2008 participou numa exposição organizada pela CPLP na Cidade Universitária. Atualmente reside em Portugal.

 

Aqui ficam os nossos parabéns, pela excelente organização, e reconhecimento e apreço pelo que este evento teve como contributo para o mundo lusófono e para a multiculturalidade.

 

 

MAIO - 24/05/2017 - PALESTRA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS

 

Carlos Fortunato Emílio Lima

 

No dia 24 de Maio decorreu uma palestra promovido pela Câmara Municipal de Odivelas para os alunos de várias quatro turmas da Escola Secundária de Caneças no auditório da escola, onde o Carlos Fortunato depois de uma apresentação em power point da Ajuda Amiga, e de objetos da Guiné-Bissau,  falou sobre o seu livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" (que a Ajuda Amiga está a distribuir gratuitamente às escolas), distribuiu um dos contos pelos presentes, apresentou alguns contos e lendas em power point e um excerto do filme do tocador de corá que deu contributos para o livro.

 

Este evento foi realizado também com a participação de um talentoso jovem autor guineenses, o Emílio Lima, que apresentou a sua obra "Finhani - O vagabundo apaixonado", o qual leu também alguns dos seus poemas de forma dramática.

 

Com uma audiência onde estavam muitos guineenses, o evento gerou uma grande a satisfação dos presentes, especialmente nos guineenses, pois levou até eles um pouco da sua história e da sua cultura que não conheciam.

do

 

MAIO - 10/05/2017 - AJUDA AMIGA NA ANTENA 1 - PROGRAMA JOSÉ CANDEIAS

No dia 10-05-2017 a Ajuda Amiga esteve no ar através da Antena 1, no programa radiofónico  do José Candeias. Numa breve conversa o Calos Fortunato falou da atividade da Ajuda Amiga e do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau". Para um acesso rápido a esta conversa posicione-se no minuto 33:43.

 

 

ABRIL - 22/04/2017 - PRESENÇA NA VI BIENAL DE CULTURAS LUSÓFONAS

No próximo mês de Maio vai decorrer a VI Bienal de Culturas Lusófonas, organizada pela Câmara de Odivelas, evento onde a Ajuda Amiga estará presente através do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau" na Feira do Livro de Autores Lusófonos, que decorre na Biblioteca Municipal D. Dinis de 9 a 31 de Maio, bem como através do seu autor, o Carlos Fortunato, que estará presente entre outros eventos no encontro de escritores lusófonos que decorre nos dias 26 e 27 de Maio.

 

O livro “Lendas e contos da Guiné-Bissau”, apesar de não estar à venda em livrarias, o mesmo é enviado pelo correio a todas as pessoas que façam uma doação à Ajuda Amiga a partir de 10 euros, a qual será utilizada nos projetos da Ajuda Amiga.

 

O livro pode ainda ser obtido durante a VI Bienal de Culturas Lusófonas, organizada pela Câmara Municipal de Odivelas, diretamente na Biblioteca D. Dinis, durante a mini-feira do livro que ocorre na Biblioteca de 9 a 31 de Maio das 10H às 18H00, de terça a sábado. O autor estará presente nos dias 26 no Centro Cultural Malaposta e a 27 de Maio na Biblioteca Municipal D. Dinis, fazendo parte do painel que irá debater no dia 27, pelas 11h30 o tema "As literaturas da língua portuguesa na diáspora".

 

O evento decorre durante todo o mês de Maio, a entrada é livre e para conhecer os detalhes clique na imagem ou no link do programa.

 

 

ABRIL - 11/04/2017 - AJUDA AMIGA NA RTP AFRICA NO PROGRAMA BEM VINDOS NO DIA 10-04-2017

No dia 10-04-2017 o Presidente da Ajuda Amiga e autor do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau", Carlos Fortunato, esteve no programa Bem Vindos da RTP África, acompanhado do principal ilustrador do livro, o mestre Augusto Trigo, uma figura de referência da pintura da Guiné-Bissau, considerado por muitos como o seu maior pintor e o pai da pintura guineense.

 

Numa entrevista de 20 minutos, repartida em dois períodos de dez, o tema da conversa foi o livro e o que tem sido a atividade da Ajuda Amiga.

 

 

MARÇO - 31/03/2017 - PEQUENOS GESTOS DE SOLIDARIEDADE

 

 

 

 

Os nossos membros e voluntários solicitam à Ajuda Amiga pequenos gestos de solidariedade, distribuindo sorrisos e esperança a quem os recebe, apresentamos a seguir alguns exemplos recentes.

 

O Armando Pires entregou à jovem guineense Isabel um exemplar do livro "Lenda e contos da Guiné-Bissau", para esta ler nas longas permanências que faz no hospital, apesar de já não estar internada, pois tem que continuar os tratamentos, foi uma ideia bonita que devia ser alargada a outros doentes. Apesar de não termos capacidade para o fazermos de forma massiva, esta ação deixou em aberto uma porta para pontualmente poder ser alargada a outros casos. A distribuição do livro pelas escolas continua a decorrer.

 

O Calilu Embaló solicitou-nos apoio a uma família de Farim que teve gémeos e a seguir trigémios, sem quaisquer apoios, a dificuldade em responder a este rápido crescimento familiar era grande, pelo que nos solicitaram roupas e calçado, embora seja uma ajuda que habitualmente damos através das Missões Católicas, dado esta família não ter apoios e dado ser um aumento do agregado familiar tão grande, antecipámos o envio para a Guiné-Bissau de alguns bens que tínhamos em armazém e enviamos uma caixa grande com roupas, calçado, lençóis, cobertores e brinquedos.

 

 

MARÇO - 18/03/2017 - ASSEMBLEIA GERAL DA AJUDA AMIGA

 

 

Membros da Mesa da Assembleia

 

Decorreu no passado dia 18/3/2017 a Assembleia Geral da Ajuda Amiga tendo sido discutido e aprovado o Relatório e Contas de 2016.

 

 

MARÇO - 01/03/2017 - AJUDA AMIGA - OFERECE LIVRO SOLIDÁRIO ÀS ESCOLAS

 

 

Um livro solidário

 

Em 2017 a Ajuda Amiga decidiu distribuir gratuitamente às escolas que o solicitassem o livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau", a fim de promover em Portugal um ensino multicultural, com a inclusão de lendas e contos guineenses nos temas das aulas, nomeadamente onde existam comunidades guineenses. Basta a escola solicitar através de email ou carta e será enviado o livro por correio sem quaisquer custos para a escola.

 

Além das escolas será oferecido o livro a todos os doadores que apoiem financeiramente a Ajuda Amiga, isto será feito para todas as doações a partir de 10 euros, assim desta vez, além da habitual carta de agradecimento, iremos também enviar um livro.

 

A educação escolar em Portugal confronta-se hoje com uma diversidade cultural muito grande, reflexo da crescente diversidade cultural da população, isto cria a necessidade de uma educação multicultural, em que o professor aborde, valorize e integre as culturas de diferentes países, que tenha um papel ativo no aprender a viver juntos, no promover o aluno na sua auto-estima, autoconfiança, etc.

 

O livro permite mostrar que a Guiné-Bissau apesar de ser um dos países mais pobres do Mundo, possui uma imensa riqueza cultural, e dá aos professores mais uma ferramenta para implementarem um ensino multicultural. Em 2018 membros da Ajuda Amiga ião deslocar-se à Guiné-Bissau e farão igualmente uma distribuição por bibliotecas publicas e de escolas.

 

Mais detalhes clique AQUI

 

 

MARÇO - 01/03/2017 - CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

 

A consignação dos 0,5% do IRS é uma receita importante para a Ajuda Amiga, tendo recebido em 2016 a importância de 5.087,84 €, referente à consignação dos 0,5% do IRS.

 

A Ajuda Amiga agradece este vosso gesto solidário, e apela para que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária, para tal basta indicar no campo 11 da declaração o NIF da Ajuda Amiga e uma cruz no IRS como a seguir se indica.

 

É um gesto que irá permitir aos nossos voluntários que nada pedem para si ou para as suas despesas nos projetos, poderem criar infraestruturas para que as crianças tenham uma escola onde possam aprender a ler e a escrever, um poço com água potável, e livros para aprenderem, os quais defendem e promovem igualmente a língua portuguesa.

 

 

11

Consignação de 0,5% do IRS

Entidades Beneficiárias

Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, n.º 6 Lei n.º 16/2001)

NIF

508617910

IRS

X

 

 

 

 

MARÇO - 01/03/2017 - ASSEMBLEIA GERAL DA AJUDA AMIGA

 

 

Membros da Mesa da Assembleia

 

Decorre no próximo dia 18/3/2017 a Assembleia Geral da Ajuda Amiga para discussão e aprovação do Relatório e Contas de 2016.

 

 

5