Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2016

 

DEZEMBRO - 17/12/20165 - ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA AJUDA AMIGA

 

  Restaurante Assador

 

No dia 17-12-2016 (sábado) pelas 12h30 vai realizar-se um almoço de confraternização da Ajuda Amiga no Restaurante Restaurante Assador Típico de Massamá, em Massamá, na Av. 25 de Abril, nº 47, e em que é habitual também estarem presente os familiares. No local existe estacionamento gratuito para viaturas.

 

O almoço consta de arroz de tamboril com gambas e de grelhada mista à beirã, além das entradas, bebidas (excluindo bebidas espirituosas), sobremesas e cafés, o preço será de 25 euros.

 

As reservas devem ser feitas junto do Carlos Fortunato, telemóvel 935 237 306, até 3 dias antes.

  

 

JULHO - 22/07/2016 - PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

 

 

 

A Ajuda Amiga em apoio ao Projeto de Transformação e Conservação de Produtos Agrícolas do nosso parceiro FED - Fundação Educação e Desenvolvimento, fez a doação de um capsulador e 5.000 capsulas (caricas).

 

Trata-se de um projeto de estudo e formação profissional, tendo em vista um melhor aproveitamento dos produtos agrícolas na Guiné-Bissau, como é o caso do caju, em que a apenas a semente é aproveitada, sendo o fruto desperdiçado na maior parte dos casos.

 

O sumo do caju apesar de fermentar e se transformar em álcool, o chamado vinho de caju, pode também ser aproveitado como sumo desde que seja fervido e diluído em água, a fervura permite que o seu consumo possa fazer-se durante um longo período de tempo. O projeto reaproveita também as garrafas de vidro das cerveja, as quais depois de devidamente tratadas são novamente cheias com sumo e capsuladas com o equipamento agora oferecido.

 

 

JUNHO - 19/06/2016 - APOIO À POPULAÇÃO DE CUMANO E PELUNDO

 

 

A nossa parceira na Guiné-Bissau, a FED - Fundação Educação e Desenvolvimento, fez no dia 19-06-2016 uma distribuição das roupas doadas pela Ajuda Amiga para Cumano. O objetivo era distribuir pelas crianças da escola e suas famílias, contudo não foi realizado como estava inicialmente planeado, porque houve que socorrer uma tabanca em Pelunto, porque a mesma ficou totalmente destruída  devido a um grande incêndio.

 

Pelundo fica no setor de Canchungo, Região de Cacheu, e o incêndio deixou a já muito carenciada população numa situação muito difícil, sem ter quaisquer apoios, a ajuda reencaminhámos para ali, foi acolhida com grande alegria e satisfação. Um excelente trabalho deste nosso parceiro, que apesar de Canchungo não ser a sua área de intervenção, não deixou de desenvolver todos os esforços, para levar esta ajuda aos que mais necessitavam.

 

 

ABRIL - 24/04/2016 - CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IRS

 

 

A consignação dos 0,5% do IRS é uma receita importante para a Ajuda Amiga, tendo recebido em 2016 a importância de 5.087,84 €, referente à consignação dos 0,5% do IRS de 2014, liquidado em 2015.

 

A Ajuda Amiga agradece este vosso gesto solidário, e apela para que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária, para tal basta indicar no campo 11 da declaração o NIF da Ajuda Amiga e uma cruz no IRS como a seguir se indica.

 

É um gesto que irá permitir aos nossos voluntários que nada pedem para si ou para as suas despesas nos projetos, poderem criar infraestruturas para que as crianças tenham uma escola onde possam aprender a ler e a escrever, um poço com água potável, e livros para aprenderem, os quais defendem e promovem igualmente a língua portuguesa.

 

 

11

Consignação de 0,5% do IRS

Entidades Beneficiárias

Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, n.º 6 Lei n.º 16/2001)

NIF

508617910

IRS

X

 

 

 

ABRIL - 24/04/2016 - AJUDA AMIGA DISTRIBUI 2 CONTENTORES COM AJUDA NA GUINÉ-BISSAU

 

 

DESCARGA DOS CONTENTORES EM BISSAU

 

08-04-2016 - CIFAP - Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional

 

 

08-04-2016 - Voluntários descarregando os contentores

 

 

O CIFAP - Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional, Instituição da Igreja Católica, cedeu gentilmente o seu espaço em Bissau, no Bairro do Ministro, para a Ajuda Amiga poder fazer a abertura e descarga dos seus contentores no dia 8 de Abril de 2016.

 

Não foi fácil à Ajuda Amiga ultrapassar as dificuldades burocráticas e coordenar com os seus parceiros e prestadores de serviços este envio de 2 contentores, a sua descarga e distribuição em Bissau envolveu 9 viaturas, 34 voluntários locais, além dos 3 membros da Ajuda Amiga e responsáveis dos nossos parceiros. Algumas dificuldades adicionais como a avaria de uma camioneta com cerca de 7 toneladas de bens, de um jipe e três avarias na carrinha de caixa aberta, criaram mais alguns desafios que ouve que vencer, mas que fazem parte desta aventura que é realizar um projeto num ambiente difícil e com poucos meios.

 

As viaturas partiram do CIFAP para os destinos em Bissorã, Farim, Nhacra, e Bissau, tendo a partir dai feito a distribuição para vários locais, mas uma parte dos bens ficou logo no local para a escola e para o infantário do CIFAP.

 

Seguiram nestes contentores mais de 23 toneladas de bens, entre os quais mais de 28.000 livros, com este envio a Ajuda Amiga atinge a totalidade de 144,6 toneladas de bens enviados e distribuídos, entre eles estão 201.000 livros.

 

DONATIVOS INDIVIDUAIS

 

Embora os brinquedos sejam encaminhados na sua maior parte para infantários, alguns são distribuídos às crianças individualmente.

 

 

Bolas para os rapazes e bonecas para as meninas são as prendas preferidas

 

FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA

 

 

 
Nhacra - Instalações da FED - Formalização do Protocolo de Parceria. Uma das salas de formação. Biblioteca

 

 

O presidente da FED - Fundação Educação e Desenvolvimento, Alexandre Furtado e o presidente da Ajuda Amiga, Carlos Fortunato, assinaram um protocolo de parceria formalizando a colaboração que tem vindo a ser desenvolvida entre as duas entidades.

 

A FED possui excelentes instalações onde realiza ações de formação, agricultura experimental, criação de suínos, produção de sumo de caju, etc. A sua biblioteca possui muitos livros oferecidos pela Ajuda Amiga, a qual continuará empenhada na sua ação de melhorar o seu conteúdo, nomeadamente com obras sobre agricultura e pecuária.

 

CAMPANHA SOBRE HIGIENE

 

Afixação de cartazes, informação através dos professores e na rádio sobre a importância da higiene, do modo correto de levar os dentes, as mãos, etc., concursos sobre estes temas nas escolas e na rádio com prémios para as respostas corretas, como a oferta de sabão, sabonete, e pasta dentífrica, tudo ajudou para sensibilizar a população para a importância da higiene na prevenção das doenças.

 

 
Safim - Escola Cumano - Afixação do cartaz da colgate com o "dentolas" a explicar como se lava os dentes, professores falando sobre a importância da higiene pessoal em geral, e em particular como fazer a higiene dental e lavagem das mãos.
m
Safim - Escola Cumano - Os alunos que responderam acertadamente receberam pastas colgate.
Bissorã - Alunos da Escola Silvano Lopes Rodrigues que ajudaram na distribuição, receberam pastas colgate
Bula - A Rádio Viva Bula participou na Campanha sobre Higiene, passando informação e realizando concursos, em que sabão, sabonete e pastas colgate foram distribuídos aos ouvintes que ligavam para a rádio e respondiam corretamente às perguntas

APOIO AO ENSINO E À CULTURA

 

O apoio às escolas e bibliotecas foi dado através da doação de livros escolares, materiais, máquinas de escrever manuais e mobiliário, mas as avarias nas viaturas obrigaram por vezes a ter que se recorrer a outros meios para fazer a distribuição.

 

Bissorã - As avarias em viaturas obrigaram a fazer a distribuição dos livros e material escolar por outros meios
Bissorã - Alunos do "liceu" de Bissorã mostram alguns dos livros oferecidos
Farim - distribuição de mobiliário para as escolas Farim- Missão Católica - Materiais para o Centro de Costura Mansabá- escola _ distribuição de camisolas e livros
 
 

 

APOIO À INFÂNCIA

 

As Missões Católicas de Farim, Safim, Mansoa e Bissorã foram beneficiadas com brinquedos, livros infantis e roupas.

 

 

Farim- Missão Católica - descarga de bens

 

Safim - Grupo da Ajuda Amiga com as Irmãs da Missão, quando da entrega dos bens doados à Missão Bissorã - Carlos Fortunato com o Padre Alberto, que desempenha essa função nas Missões Católicas de Mansoa e Bissorã, com a sua carrinha carregada com bens que doamos para as mesmas

 

MARÇO - 16/03/2016 - NOVO ARMAZÉM DA AJUDA AMIGA

 

 

Amadora - As prateleiras estão vazias todos os bens seguiram para a Guiné ou foram doados, apenas ficaram as estantes que irão para os futuros armazéns Massamá - Estantes, mobiliário, paletes, caixas, carrinhos de transporte, etc, da Ajuda Amiga no armazém do Centro de Recursos da Camara Municipal de Sintra

 

A Ajuda Amiga deixou de poder utilizar os armazéns cedidos pelo Exército pois vão ser demolidos, pelo que durante no dia 15 de Março transferiu os bens que possui para um armazém provisório (espaço cedido no armazém do Centro de Recursos da Câmara Municipal de Sintra), onde ficarão até lhe ser atribuído um espaço definitivo.

 

Apesar de ser uma limitação e um contratempo, esta mudança que está em curso irá ser uma melhoria na nossa logística pois os espaço que tivemos até agora foram sempre cedências de terceiros que a qualquer momento poderiam pedir a nossa saída, e neste caso teremos um espaço a que poderemos chamar nosso, embora exista o pagamento de uma renda simbólica.

 

 

FEVEREIRO - 23/02/2016 - NOVO ENDEREÇO DO SITE DA AJUDA AMIGA

 

http://www.ajudaamiga.com
Novo endereço do site da Ajuda Amiga

 

A Sapo vai deixar de permitir o acesso aos sites que esta possuía a partir do dia 29-02-2016, assim vai deixar de existir o endereço http://ajudaamiga.com.sapo.pt, pelo que foi registado este novo domínio e alugado um espaço para alojamento do site, tendo o antigo site migrado para este novo alojamento.

 

 

 

FEVEREIRO - 17/02/2016 - ASSEMBLEIA GERAL E ELEIÇÕES NA AJUDA AMIGA

 

 

Entrega pelo Carlos Fortunato do diploma de sócio de mérito ao Adrião Mateus Entrega pelo Carlos Fortunato do diploma de sócio honorário ao José Gomes

 

Decorreu no passado dia 30/1/2016 a Assembleia Geral da Ajuda Amiga onde foi aprovado o Relatório e Contas de 2015, aprovada a alteração da morada da sede da Associação, e por proposta da Direção aprovado como sócio de mérito o sócio nº 2 Adrião Lourenço Mateus e como sócios honorários José de Almeida Gomes e a Fundação de Sousas, por proposta de um grupo de associados foram igualmente aprovados como sócios de mérito o sócio nº 1 Joaquim Carlos Martins Fortunato, e o sócio nº 3 Carlos José Pereira da Silva.

 

Foram realizadas as eleições para os órgãos sociais da Ajuda Amiga para o biénio 2016-2017, tendo tomado posse a única lista apresentada, e cujos membros são indicados na lista dos "Órgãos Sociais", na página "Quem Somos".

 

 

JANEIRO - 22/01/2016 - AJUDA AMIGA ENVIA 2 CONTENTORES COM AJUDA PARA A AGUINÉ-BISSAU

 

 

 

20-01-2016 - Amadora - contentor 40 HC 21-01-2016 - Amadora- contentor 20 HC

 

 
13-3-2015 - Voluntários carregando o contentor

 

20-01-2016 - Fotos de alguns dos voluntários que participaram no enchimento dos contentores

 

Nos dias 20 e 21-01-2016 foram carregados e seguiram para o terminal de Santa Apolónia, 2 contentores com ajuda humanitária e de apoio ao desenvolvimento, conforme planeado. O navio partirá no dia 29-01-2016 para Bissau e tem chegada prevista para 17-02-2016, e o seu desalfandegamento deverá estar concluído na semana de 21 a 25 de Março.

 

O carregamento foi feito a partir dos armazéns que a Ajuda Amiga possui no Regimento de Lanceiros 2 na Amadora, para os contentores, por 22 voluntários.

 

Seguiram nestes contentores mais de 23 toneladas de bens, entre os quais mais de 28.000 livros, com este envio a Ajuda Amiga atinge a totalidade de 144,6 toneladas de bens e entre eles seguiram 201.000 livros enviados.

 

Volumes Enviados %
Livros e Material Escolar 595 38,8
Roupa e Calçado 585 38,1
Mobiliário 170 11,1
Equipament/Ferramentas 35 2,3
Brinquedos 111 7,2
Diversos 38 2,5
Total de caixas 1534 100,0
Total Toneladas 23,6  

 

Como habitualmente um grupo de membros da Ajuda Amiga irá deslocar-se a expensas suas, e irá acompanhar a abertura dos contentores e a sua distribuição, bem como verificar do uso dado às doações anteriores.

 

5