Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2015

 

 

DEZEMBRO - 17/12/2015 - Cabaz de Natal para voluntários da Ajuda Amiga

 

 

Boas festas!

 

Nesta época festiva a Ajuda Amiga entregou mais uma vez um cabaz de Natal aos voluntários carenciados da Ajuda Amiga, pessoas desempregadas, que apesar de viverem com muitas dificuldades, possuem um grande espirito de solidariedade, e durante todo o ano trabalharam para ajudar os outros, doando o seu tempo. Sem eles a nossa missão seria impossível.

 

Aos bens alimentares doados para este fim à Ajuda Amiga, acresceram bens adquiridos pela Ajuda Amiga com a participação dos voluntários na sua escolha, permitindo assim suprirem melhor as suas carências e terem um Natal um pouco melhor.

 

 

DEZEMBRO - 05/12/2015 - Almoço de confraternização da Ajuda Amiga

 

 

Almoço de confraternização

 

Dia 05-12-2015 (sábado) realizou-se um almoço de confraternização no Restaurante Castelos, na Quinta dos Castelos, em Oeiras, foi um almoço alargado aos familiares, que permitiu momentos de agradável convívio.

 

NOVEMBRO - 28/11/2015 - Dois contentores da Ajuda Amiga irão partir dia 21-01-2016 para Bissau

 

 

VÍDEO - Clique na imagem

 

Clique na imagem para ver um vídeo de 3 minutos sobre o envio de apoio à Guiné-Bissau pela Ajuda Amiga

 

Dois contentores da Ajuda Amiga irão partir de Lisboa no dia 21-01-2016, no navio Manatee da Portline para Bissau, a sua chegada está prevista para dia 08-02-2016, e a conclusão do processo de desalfandegamento e abertura dos contentores e início da distribuição na semana de 21 a 27-03-2016.

 

Como habitualmente um grupo de membros da Ajuda Amiga, irá deslocar-se à Guiné-Bissau para acompanhar a abertura do contentor, e a sua distribuição, fazendo-o a expensas suas.

 

Nos contentores seguem cerca de 20 t de bens, livros, roupas, calçado, brinquedos, máquinas de costura mecânicas, máquinas de escrever mecânicas, mobiliário para escolas e hospitais, material escolar, artigos de higiene, etc., sendo de destacar o envio de mais 30.000 livros, que se irão juntar aos 172.000 já enviados em anos anteriores, com este envio a Ajuda Amiga atinge um total de cerca de 200.000 livros enviados e cerca de 200 t de bens.

 

 

SETEMBRO - 01/09/2015 - Bens prontos para seguirem no Contentor de 2016

 

2015 - Amadora - Bens prontos para seguiram no contentor e os voluntários Manuel Joaquim, Calilú Embaló e Fernando Sambu

 

Com a primeira sala cheia de bens até à porta, as condições para o contentor de 40 pés com 15 t de bens seguir para a Guiné-Bissau estão asseguradas, contudo de acordo com o planeado foi adiado o seu envio para 2016, assim só irá seguir em Janeiro, entretanto os bens para um segundo contentor estão a ser preparados, e a segunda sala está já quase cheia, ambos os contentores irão seguir para a Bissau no fim de Janeiro de 2016. Um grupo de associados da Ajuda Amiga irá acompanhar a distribuição dos bens (a expensas próprias).

 

A atual instável situação politica em nada ajuda a ação da nossa e das outras ONGs, e torna ainda mais difícil a vida dos guineenses, mas esperamos que muito antes de Janeiro tudo esteja resolvida, e que não existam mais dificuldades, mas para quem já passou o que nós passámos, tem já os conhecimentos e a flexibilidade para ultrapassar os desafios que sempre aparecem.

 

AGOSTO - 12/08/2015 - Livro Solidário

 

A Ajuda Amiga vai apoiar a publicação de um livro do Carlos Fortunato, cujos direitos de autor irão reverter para a nossa ONG. O objectivo deste projeto é  produzir um livro de lendas e contos da Guiné-Bissau, o qual visa promover a divulgação da história e da cultura da guineense, incentivar o desenvolvimento humano, a inclusão, e angariar fundos para a Ajuda Amiga.

 

 

A capa do livro que é aqui apresentada, é uma capa provisória, pois a parte gráfica a incluir no livro está a ser desenvolvida. A conclusão dos acabamentos para produção ficará concluída em 2015, e a sua publicação irá ocorrer em 2016.

 

O livro faz uma viagem ao passado da Guiné-Bissau, contando lendas sobre as suas origens, sobre reinos africanos que ali existiram e apresenta uma seleção de contos. Em breve resumo o conteúdo do livro é o seguinte:

  • Lendas balantas -  a origem dos balantas e o porco que deu nome ao conhecido Presidente Kumba Yalá;

  • Lendas bijagós - a origem dos bijagós, as suas lutas, as suas "rainhas", e o tesouro de Okinca Pampa;

  • Lendas mancanhas - a origens dos mancanhos, e a bela história de amor que deu origem à localidade de Bula;

  • A lenda de Sundiata Keita - é a lenda de uma das maiores epopeias africanas, a história de Sundiata Keita, o menino que não podia andar, que foi obrigado a fugir para não morrer, e que a partir do nada, apenas com a sua  determinação, coragem e inteligência, criou o maior império africano;

  • A lenda de Djanqui Uali  - Djanki Uali o último imperador do Império de Cabú, a sua determinação em defender a sua capital, Kansalá, tornaram-se um símbolo de coragem, pois com 600 guerreiros destruiu um exército de 40.000;

  • A lenda de Alfa Môlo - Alfa Môlo um servo oriundo de uma família de escravos, que liderou a revolta no reino do Firdu, um reino em que os servos e os escravos, passaram a ser os novos senhores;

  • A lenda da canoa papel - a luta dos papeis de Bissau contra os estrangeiros, e a sua canoa com espíritos malignos que desapareceu.

 Os seguintes contos narram como a esperteza da lebre e do camaleão, conseguem vencer o maldoso lobo em desafios impossíveis:

  • A lebre e o lobo no tempo da fome;

  • O camaleão ganha a corrida ao lobo;

  • O casamento do lebrão;

  • O hipopótamo dá boleia ao lobo;

  • O lobo e a lebre vão à pesca;

  • O lobo que queria comer os filhos da lebre.

 Outros contos lembram os perigos que correm as crianças sozinhas no mato, e a importância da paz, da unidade, da amizade e da solidariedade:

  • A menina caçadora de lobos;

  • O leão e o javali no tempo da sede;

  • O menino e o pato férõ.

 

MARÇO - 20/03/2015 - Deslocação á Guiné-Bissau

 

Deslocou-se à Guiné-Bissau no passado dia 20-2-2015 o presidente da Ajuda Amiga, Carlos Fortunato, com 2 missões, uma de voluntariado em apoio ao nosso parceiro a ONG  Mães do Mundo, com a qual a Ajuda Amiga tem colaborado nos projetos que esta está a realizar em Encherte, e outra da Ajuda Amiga para realizar algumas distribuições relacionadas com o ultimo contentor enviado, preparar as condições para o envio do contentor de 2016, e iniciar a campanha de combate preventivo ao ébola.

 

 

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EM ENCHERTE

 

A Mães do Mundo têm um ambicioso projeto que é a construção de um Complexo Escolar de Encherte, é um projeto que será feita por fases à medida que esta conseguir os necessários financiamentos. Os principais objetivos para 2015 são a realização de 1 furo para fornecer água ao complexo escolar, construção de um armazém com um forno em anexo, e construção de 2 salas de aula.

 

2014 - Antiga escola 2015 - Nova escola

 

24-2-2015 Novo poço 24-2-2015 Carlos Fortunato, marcando o terreno. Em primeiro plano, Dunga, o construtor local. 13-3-2015 - Construção do Complexo Escolar decorre a bom ritmo, conforme o planeado

 

Este apoio a Encherte foi iniciado em 2008 pela Ajuda Amiga, com o envio de livros e material escolar, o que possibilitou a criação de uma escola no local, mas a precária construção (blocos de adobe) da escola, esta acabou por ruir, obrigando a recorrer a uma construção ainda mais precária utilizando apenas ramos de palmeira, situação que foi agora corrigida pelo nosso parceiro Mães do Mundo, com uma construção com blocos de cimento, e no qual o Carlos Fortunato dirigiu as operações. A escola ainda necessita de alguns acabamentos para ficar totalmente operacional, como é o caso das carteiras para os alunos, secretária para o professor, estantes, máquina de escrever mecânica, etc., que as Mães do Mundo estão a providenciar, e que irão contar também com o apoio da Ajuda Amiga.

 

COMBATE AO ÉBOLA

 

Foi iniciada pela Ajuda Amiga uma campanha de combate preventivo ao ébola, com  a distribuição nas escolas de folhetos informativos de divulgação de medidas preventivas contra o ébola e da importância da higiene na saúde, foi igualmente transmitido na rádio informação sobre a prevenção contra o ébola.

 

Crianças da escola numa sessão sobre a importância da higiene e medidas preventivas sobre o ébola Clique na imagem para ouvir a mensagem na rádio Viva Bula sobre prevenção contra o ébola

 

 

DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS E EQUIPAMENTO A DEFICIENTES

 

Foi distribuído pelo Carlos Fortunato algum material (pouco) que a Ajuda Amiga ainda tinha em armazém em Bissorã, foram livros, brinquedos e equipamento para deficientes, que tinham sido enviados no segundo contentor de 2014, e que não tinha sido ainda distribuído.

 

Cadeira de rodas para quem não pode andar Canadianas ajudam deficiente a deslocar-se Receber uma bola é sempre uma festa Uma boneca é a alegria das meninas

 

 

APELO  AJUDE A COMPRAR UM PÉ ARTIFICIAL PARA O MÁRIO SÓCA

Os donativos em dinheiro devem ser enviados para a conta da Ajuda Amiga no Montepio Geral com o:

NIB 0036 0133 99100025138 26

 O IBAN é o PT50 0036 0133 99100025138 26

 

Nem todos os casos de deficientes puderam ser atendidos, o pedido do Mário Sóca de um pé artificial, ficou a aguardar donativos que permitam a sua compra

 

NOVAS PARCERIAS

 

 

FED -  Alexandre Furtado e Carlos Fortunato CIFAP - Padre Francisco e Fernando Pereira

 

Foi estabelecida uma nova parceria com a FED - Fundação Educação e Desenvolvimento, dirigida pelo seu fundador, Alexandre Furtado, que irá ajudar a Ajuda Amiga no desalfandegamento do contentor da Ajuda Amiga, pelo nosso lado iremos procurar ajudar a FED, a suprir as suas necessidades com bens que lhe sejam uteis e a reforçar as suas parcerias e apoios. A Fundação está muito empenhada no apoio a atividades relacionadas com a agricultura.

 

Outra colaboração com que a Ajuda Amiga pode agora pode contar, é a do CIFAP - Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional, da Congregação dos Josefinos de Leonardo Murialdo, esta entidade dirigida pelo padre Francisco, irá ceder as suas instalações para fazer a abertura e descarga do contentor, um espaço com excelente condições para a abertura do contentor, e o seu carregamento nos camiões para os diversos destinos,

 

O Centro possui um excelentes cursos profissionais em mecânica, eletricidade e informática, bem como uma boa biblioteca. A Ajuda Amiga irá colaborar e apoiar o CIFAC no que lhe for possível. O nosso voluntário local, o jornalista Fernando Pereira será o elemento de ligação que ajudará neste processo.

 

 

JANEIRO - 31/01/2015 - Assembleia Geral da Ajuda Amiga

 

Novo logo

 

Decorreu no passado dia 31/1/2015 a Assembleia Geral para aprovação das contas da Ajuda Amiga, representação da Ajuda Amiga na Guiné-Bissau e alterações ao Regulamento Geral.

 

As contas de 2014 da Ajuda Amiga, foram aprovadas, e como habitualmente os relatórios estão disponíveis na página "Actividades".

 

O objetivo de ter uma representação na Guiné-Bissau, e de a Ajuda Amiga ser reconhecida como ONG pelo Estado da Guiné-Bissau, foi reafirmado e aprovado.

 

Foram aprovadas alterações ao Regulamento Geral, assim no artg. 1 a mão verde passou a ser também um logo da Ajuda Amiga, pelo que passam a existir dois logos para a representar, situação que já ocorria devido ao uso de um símbolo semelhante, outra alteração foi a inclusão do código de conduta no artg, 27º do Regulamento Geral. O novo Regulamento Geral pode ser consultado na página "Quem Somos".

 i

 

JANEIRO - 28/01/2015 - Apoio da Escola Val do Rio

 

 
Novo símbolo   Escola Vale do Rio - Carlos Fortunato, Afonso Judicibus e a Profª. Elsa Escaja

 

 

A Escola Profissional Val do Rio é uma escola onde o espirito de solidariedade está sempre presente, e por este seu princípio queremos manifestar o nosso apreço e consideração, aproveitando a oportunidade para agradecer publicamente o seu apoio à Ajuda Amiga.

 

Presentemente decorre um projeto na Escola Val do Rio para a melhoria da imagem da Ajuda Amiga, projeto que faz parte dos trabalhos a apresentar pelo aluno do 3º ano do Curso de Design Gráfico, João Afonso Judicibus, o qual tem vindo a desenvolver este projeto sob a preciosa orientação da professora Elsa Escada, para ambos o nosso agradecimento. O Afonso sensibilizado com a nossa missão, escolheu o nosso projeto para ser o seu trabalho de fim de curso, a melhoria do símbolo com a mão verde é apenas uma parte do trabalho que está realizar.

 i

 

JANEIRO - 14/01/2015 - Adiado o envio do Contentor de Ajuda 2015

 

 

Jangada de Farim

 

O conteúdo do contentor de 2015 tem como destino Farim, mas a avaria da jangada de Farim em Dezembro e o arrastar da sua reparação, colocou um problemas logístico aos transportes terrestres, dado que a alternativa é contornar o rio Cacheu, e isso implica o uso de estradas em muito mau estado, face a isto a Ajuda Amiga decidiu, adiar o envio do contentor, para o fim do ano, após a época das chuvas.

 

 

JANEIRO - 01/01/2015 - Contentor de Ajuda 2015 parte dia 7-2-2015 para Bissau - Vídeo do Projeto

 

 

VÍDEO - Clique na imagem

 

 

 Clique na imagem para ver um vídeo de 3 minutos sobre o envio de apoio à Guiné-Bissau pela Ajuda Amiga

 

O contentor da Ajuda Amiga de 2015, parte de Lisboa no dia 7-2-2015, chega a Bissau no dia 27-2-2015, e a 10-4-2015 chega a Bissau um grupo de membros da Ajuda Amiga, para acompanhar a abertura do contentor, e a sua distribuição.

 

 

 

5