Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2014

 

 

DEZEMBRO - 23/12/2014 - Cabaz de natal para os voluntários da Ajuda Amiga

 

 

 

 

Boas Festas!

 

 

Nesta época festiva a Ajuda Amiga entregou mais uma vez um cabaz de Natal aos voluntários carenciados da Ajuda Amiga, pessoas desempregadas, que com grande espirito de solidariedade durante o ano ajudam trabalhando, para ajudar os outros.

 

Aos bens angariados pela Ajuda Amiga, acresceram os bens doados pela Associação Solfraterno, permitindo um Natal um pouco melhor, a estes voluntários que apesar de viverem com muitas dificuldades, estão sempre disponíveis para ajudar o próximo.

 

 

DEZEMBRO - 15/12/2014 - Votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo

 

 

 

 

Boas Festas!

 

 

A todos os seus associados, voluntários e amigos, bem como aos seus familiares, a Ajuda Amiga envia os votos de um feliz Natal e um Bom Ano Novo

 

 

 

NOVEMBRO - 17/11/2014 - A visita da Primeira Dama da Guiné-Bissau à Ajuda Amiga

 

Carlos Fortunato, Presidente da AA, Coronel Arnaldo Costeira Comandante da Unidade, Exma. Sra. Rosa Vaz,  Primeira Dama da GB Rubiato Nhamajo, Miss Guiné-Bissau Portugal 2014, Yasmin Djo Miss Turismo Guiné-Bissau Portugal 2014

Carlos Fortunato, Presidente da AA, Exma. Sra. Rosa Vaz,  Primeira Dama da GB

 

A Primeira Dama da Guiné-Bissau, fez hoje dia 17/11/2014 uma visita às instalações da Ajuda Amiga, na Unidade de Apoio do Exército na Amadora. Apesar de se tratar de uma visita particular, a primeira Dama não deixou de ter as devidas honras militares e a atenção por parte do Comando da Unidade.

 

As jovens Rubi e Yasmin durante a manhã estiveram nas nossas instalações a escolher brinquedos para as crianças da Guiné-Bissau, no âmbito do projecto de distribuição de brinquedos às crianças hospitalizadas, a que a Ajuda Amiga se associou, e á tarde fizeram a entrega simbólica dos mesmos à Primeira Dama, a qual está a preparar o envio de um contentor com ajuda.

 

Na conversa com a Primeira Dama procurou-se encontrar áreas de colaboração entre as suas iniciativas e as da Ajuda Amiga,  onde a acção conjunta pudesse gerar sinergias, e uma das áreas de colaboração definidas foi a luta contra o ébola.

 

 

NOVEMBRO - 03/11/2014 - STOP ÉBOLA - Ajuda Amiga cria folheto sobre o ébola

 

Folheto da campanha da luta contra o ébola

 

Um grupo de trabalho da Ajuda Amiga constituído pelos nossos médicos, por "especialistas" em crioulo, desenho gráfico, fotografia e a nossa modelo Jessica, produziram um folheto, em português e em crioulo da Guiné-Bissau, no âmbito da campanha de luta contra o ébola, a que a Ajuda Amiga aderiu, através do seu Projecto Stop Ébola.

 

A campanha de angariação de apoios decorre como o previsto, e cerca de 300 kg de sabão, desinfectantes, e produtos de higiene foram já angariados e estão prontos para seguir para a Guiné-Bissau, no nosso contentor que parte no fim do mês de  Janeiro de 2015.

 

A campanha de recolha de apoios e de sabão está em curso, participe.

 

Os donativos em dinheiro devem ser enviados para a conta da Ajuda Amiga no Montepio Geral com o:

 

NIB 0036 0133 99100025138 26

 

O IBAN é o PT50 0036 0133 99100025138 26

 

ou podem ser enviadas através de cheque passado em nome de Ajuda Amiga, para a sua sede:

 

Ajuda Amiga

R. do Alecrim, nº 8, 1º Dt.º

2770 – 007 Paço de Arcos

 

Qualquer dúvida ligue para a Ajuda Amiga é 937 149 143, ou envie um email para o nosso Presidente jcfortunato@yahoo.com.

 

NOVEMBRO - 03/11/2014 - Miss Guiné-Bissau Portugal visita a Ajuda Amiga

 

Rubi foi a vencedora da Miss Guiné-Bissau Portugal 2014

 

Tivemos hoje dia 3/11/2014 a visita ao nosso armazém na Amadora, da jovem Rubiato Nhamajo vencedora do Concurso Miss Guiné-Bissau Portugal, Rubi tem 19 anos, é estudante do Curso de Recepção Hotelaria e Turismo, tem feito alguns trabalhos como modelo e quer ser assistente de bordo.

 

Foi uma jovem que nos impressionou pelo seu grande espírito de solidariedade, revelando assim que também tem uma grande beleza interior.

 

Mostramos-lhe as caixas já prontas a seguir no contentor, os livros para as crianças das escolas, os livros infantis e os brinquedos para os infantários, os livros para as bibliotecas, as roupas e calçado para doar às crianças dos Centros de Recuperação de Crianças Subnutridas e aos idosos carenciados, as máquinas de costura para apoiarem os cursos de formação de costureiras, o sabão e a lixívia para ajudar no combate ao ébola, etc., e ela disse-nos "Já estou entusiasmada! Também vou participar!", tornando-se assim a nossa mais recente voluntária.

 

Falou-nos que tem um projecto cujo objectivo é oferecer brinquedos às crianças doentes que estão no Hospital Simão Mendes em Bissau, o que nos pareceu uma boa ideia, e se enquadra dentro da nossa linha de intervenção, pelo que dissemos que teríamos todo o prazer em ajudar, assim vamos enviar no nosso contentor caixas com brinquedos para esse fim.

 

Caixas prontas a seguir para a Guiné-Bissau Rubi com o Presidente da Ajuda Amiga

 

OUTUBRO - 02/10/2014 - Campanha de Combate ao Ébola

 

   
  STOP ÉBOLA    

 

A Ajuda Amiga juntou-se aos que combatem o ébola e iniciou este mês a campanha de recolha de apoios e preparação para o combate preventivo contra o ébola, com o objectivo de evitar a sua disseminação à Guiné-Bissau, o que a acontecer será uma catástrofe para a Guiné-Bissau face ao pobre sistema de saúde existente, e será também uma porta que se abre para facilitar a sua entrada em Portugal.

 

A campanha será concretizada com a divulgação de medidas preventivas, através de folhetos, e campanhas de rádio, o que será acompanhado pela distribuição de sabão nas escolas e em concursos de rádio a quem responder correctamente às perguntas sobre o ébola.

 

A campanha de recolha de apoios e de sabão está em curso, participe.

 

Os donativos em dinheiro devem ser enviados para a conta da Ajuda Amiga no Montepio Geral com o:

 

NIB 0036 0133 99100025138 26

 

O IBAN é o PT50 0036 0133 99100025138 26

 

ou podem ser enviadas através de cheque passado em nome de Ajuda Amiga, para a sua sede:

 

Ajuda Amiga

R. do Alecrim, nº 8, 1º Dt.º

2770 – 007 Paço de Arcos

 

Qualquer dúvida ligue para a Ajuda Amiga é 937 149 143, ou envie um email para o nosso Presidente jcfortunato@yahoo.com.

 

O contentor com os materiais para apoiar este projecto partirá no fim do mês de Janeiro de 2015 de Lisboa para Bissau, e em Março um grupo de membros da Ajuda Amiga partirá para assegurar a sua coordenação no terreno. 

 

 

JULHO - 16/07/2014 - Projecto Contentor de Ajuda 2015 - Vídeo

 

VÍDEO - Clique na imagem

 

 Clique na imagem para ver um vídeo de 3 minutos sobre envio de apoio à Guiné-Bissau pela Ajuda Amiga

 

 

JULHO - 16/07/2014 - Contentor da Ajuda Amiga em Bissorã

 

Contentor enviado pela Ajuda Amiga instalado em Julho de 2014 em Bissorã, na Rua do Veterinário, para servir de apoio e armazém da nossa Associação

 

 

A ONGD Ajuda Amiga depois de ter enviado e distribuído 2 contentores em 2014, prepara agora o envio do próximo contentor em 2015, o qual está planeado para ocorrer em Janeiro de 2015, 2/3 dos bens estão já em caixas etiquetadas e prontos a seguir.

 

O contentor enviado a 19-5-2014 e que chegou a Bissau a 4-6-2014, foi aberto e distribuído nas instalações da ONG guineense AD a 16-7-2014, já que a quase totalidade do seu conteúdo era destinada a essa ONG, mas o contentor em si que é propriedade da Ajuda Amiga, ficou na Guiné-Bissau e irá servir de apoio logístico à Ajuda Amiga.

 

Não tendo a Ajuda Amiga um armazém em Bissorã a descarga e distribuição era sempre um problema logístico, A distribuição leva vários dias a realizar, pois Bissorã é apenas a base para levar a distribuição para outras zonas do interior.

 

Este contentor fica assim instalado em Bissorã, na Rua do Veterinário, em frente à casa do Domingos Manfande, nosso voluntário local.

 

 

JUNHO - 14/06/2014 - Emerg 4 Life e Ajuda Amiga realizaram dia 14-6 o Curso de Primeiros Socorros (gratuito)

 

   
  Curso de Socorrista dia 14-6-2014 - Luís Carvalho da Emerg 4 Life realizando a acção de formação     

 

 

Ajuda Amiga
     

A Associação Emerg 4 Life e a ONGD Ajuda Amiga organizaram e realizaram no dia 14-06-2014 um Curso de Formação de Primeiros Socorros (gratuito) no Centro Comunitário do Alto da Loba, em Paço de Arcos.

 

A finalidade deste curso foi apoiar entidades sem fins lucrativos na melhoria da segurança das suas actividades sociais, recreativas, desportivas e humanitárias, formando elementos das mesmas na prestação de primeiros socorros

 

Esta acção teve o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, que disponibilizou as suas instalações no Centro Comunitário do Alto da Loba para a realização do evento.

 

 

JUNHO - 06/06/2014 - Palestra sobre a Guiné-Bissau na Escola Santa Maria em Sintra

 

 

            

 

 

06-06-2014 - Escola Santa Maria - Palestra sobre a Guiné-Bissau

 

Em apoio à iniciativa da estudante do 12º ano do Curso de Animação Sociocultural, Bampatchi Serafina Martins Mendonça, da Escola Santa Maria em Sintra, em divulgar a Guiné como parte do seu trabalho de fim de curso, o presidente da Ajuda Amiga realizou no dia 6/6/2014 uma pequena palestra sobre a Guiné, na qual depois de apresentar a Ajuda Amiga, falou sobre a cultura, a geografia e a história da Guiné-Bissau, e projectou o filme "Bemba de Vida".

 

 

MAIO - 30/05/2014 - Colaboração com a Associação Solfraterno

 

 

            

 

 

30-05-2014 - Festas de Oeiras Pavilhão da Solfraterno - Visita ao pavilhão pelos membros da Câmara Municipal de Oeiras. Na foto Carlos Morgado Vice-Presidente da CMO, Paulo Vistas Presidente da CMO, e  Carlos Fortunato Presidente da Ajuda Amiga.

 

No âmbito da parceria existente entre a Ajuda Amiga e a Solfraterno, a Ajuda Amiga está presente no pavilhão da Ajuda Amiga na Feira de Oeiras, que se iniciou hoje e decorre até ao próximo dia 15 de Junho.

 

No seu "Entreposto Solidário" localizado no Parque dos Poetas em Oeiras, concretamente no Estádio Municipal, junto ao bar ali existente, em instalações cedidas pela ADO - Associação Desportiva de Oeiras, faz ali o seu escritório e armazém, e partir dali é prestado um apoio a 40 famílias do Conselho de Oeiras, apoio prestado em articulação com as assistentes sociais dos serviços da Câmara e da Segurança Social.

 

 É um espírito de entreajuda que nos une de modo a podermos ajudar mais.

 

Os contactos da Solfraterno são:

 

Solfraterno - Associação de Solidariedade Social de Oeiras

Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, Estádio Municipal de Oeiras, s/nº

2780-379 Oeiras

Site                  http://associal.webnode.pt/

E-mail             mc.antoniacunha@gmail.com

Telemóvel da Presidente da Direcção Maria do Céu Cunha (tia Ceú) 968 937 520

 

 

MAIO - 06/05/2014 - Ajuda Amiga envia este mês segundo Contentor com ajuda para a Guiné-Bissau

 

 

   
  06-05-2014 - Camarate - Contentor da AA a caminho de Bissau  

 

Um segundo contentor com ajuda humanitária  e ajuda ao desenvolvimento, foi carregado no passado dia 6-5-2014, iniciando a sua caminhada para a Guiné-Bissau, a sua partida de Lisboa será do dia 19-05-2014 num navio da Portline, o Boxy Lady, que chega a Bissau a 4-6-2014.

 

Este contentor foi comprado pela Ajuda Amiga, e ficará na Guiné-Bissau como armazém.

 

Trata-se de um contentor de 20 pés DV (33 m3), mais pequeno do que enviamos a 28-01-2014 que era um 40 pés HC (76 m3).

 

Apesar de ir totalmente cheio devido ao espaço ocupado, o seu peso foi pequeno, apenas 3,6 t,  e a carga é a seguinte:

 

Tipo de Artigo

2013

Caixas

2013

%

2014

Caixas

2014

%

2014

Caixas

2014

%

Livros e Material Escolar

426

37,24%

761 58,00% 150 75,00%

Roupa e Calçado

634

55,42%

381 29,04% 20 10,00%

Mobiliário

58

5,07%

25 1,91% 20 10,00%

Equipamentos e Ferramentas

1

0,09%

24 1,83% 0 0,00%

Brinquedos

9

0,79%

100 7,62% 3 1,50%

Diversos

16

1,40%

21 1,60% 7 3,50%

Total de caixas

1144

100,00%

1.312 100,00% 200 100,00%

Total de peso das caixas em ton.

20,8

 

21,8   3,6  

 

 A prioridade como sempre foi dado para os livros escolares, tendo seguido mais 9.000 livros escolares, o que dá um total de 173.000 livros enviados pela Ajuda Amiga desde o início da sua acção em 2008.

 

O destino da carga é o nosso parceiro a ONG guineense AD, a qual irá tratar do processo de desalfandegamento e descarga.

 

A descarga será efectuada nas instalações da AD no Quelélé (Bissau), onde ficará o contentor com mobiliário no seu interior.

 

O mobiliário será posteriormente enviado para a Missão Católica de Farim, a fim de ajudar a equipar a excelente biblioteca que ali estamos a ajudar a criar (ver fotos publicadas nesta página no mês de Abril), o restante ficará na AD para apoio à sua rede de Escola EVA, infantários, e voluntários carenciados.

 

Um agradecimento especial aos voluntários e à Portline Logistic e à Portline Containers Internacional, nos têm sempre apoiado, mas que neste caso foram mais do que isso, foram um parceiro fundamental, sem o qual este envio não seria possível.

 

Para a Ajuda Amiga este projecto significou um esforço financeiro adicional que não estava planeado, e que se irá reflectir na sua acção em 2015, pelo que que neste momento se planeia o envio de outro contentor de 20 pés e não o de 40 pés em 2015.

 

Esta aquisição e envio do contentor, irá permitir melhorar a nossa logística em Bissau.

 

 

ABRIL - 20/04/2014 - Contentor Ajuda Humanitária/Distribuição bens na Guiné-Bissau

 

O contentor de ajuda humanitária  e de ajuda ao desenvolvimento, teve a sua abertura e descarga em Bissau no dia 24-03-2014, acção que teve a preciosa colaboração do nosso parceiro a ONG AD, que diligentemente nos apoiou no processo de desalfandegamento.

 

O processo de distribuição iniciou-se no dia 24-03-2014 com a abertura e distribuição do contentor na rua, dado não ter sido possível a sua abertura dentro das instalações da Cooperação Portuguesa como estava previsto, mas tudo se resolveu e os bens seguiram nos camiões conforme planeado.

 

Este ano os camiões não tiveram avarias, mas o mesmo não se pode dizer das carrinhas de transporte do pessoal e de distribuição, o que criou algumas dificuldades adicionais que foram ultrapassadas, a viagem é sempre uma aventura.

 

A grande ameaça que pairou no ar foram os casos de ebola que originaram mais de 100 mortos na vizinha Guiné-Conakry, pois não nos podemos esquecer que estamos a falar de África e de um cenário em que faltam  infra-estruturas de saúde, em que não existiu informação ou medidas preventivas.

 

Os grandes destinos dos bens enviados foram a ONG guineense AD que carregou 2 camiões, Bissorã que carregou 2 camiões, sendo um deles destinado à Missão Católica de Bissorã, e Farim que carregou mais 2 camiões, em que o grande beneficiário foi a Missão católica de Farim, além disto disto 2 carrinhas de caixa aberta levaram também algumas caixas.

 

24-03-2014 - Bissau - Descarregamento do contentor

24-03-2014 - Bissau - Descarregamento do contentor

24-03-2014 - Bissau - Camionetas carregam as caixas  para os vários destinos

 

09-04-2014 - Levar bens para o interior não é fácil, Esta ponte improvisada é a única via para passar.

Furos, problemas eléctricos, mecânicos, apoios de rodas que cedem ao peso da carga e aos solavancos do piso irregular, causam paragens das carrinhas

31-03-2014 - A avariada sem possibilidade de reparação da viatura do grupo que foi a Farim, obriga os mesmos a atravessarem o rio Cacheu de canoa, para apanhar outra viatura que estava em Bissorã com o Fortunato, e que ali se deslocou para os apanhar do  do outro lado do rio

 

Apresentamos a seguir alguns exemplos da distribuição realizada.

 

APOIO AO ENSINO E À CULTURA

 

ESCOLA SILVANO LOPES RODRIGUES

 

 

 

09-04-2014 - Escola Silvano Lopes Rodrigues - Membros da Ajuda Amiga, o Governador da Região do Óio, o Director da Escola e Professores, junto à sala que irá ser a futura biblioteca da Escola.

09-04-2014 - Escola Silvano Lopes Rodrigues - Material escolar para os professores. A Escola foi igualmente contemplada com uma máquina de escrever mecânica 09-04-2014 - Escola Silvano Lopes Rodrigues - Livros e material escolar foram distribuídos aos alunos

09-04-2014 - Escola Silvano Lopes Rodrigues - As equipas de futebol e andebol da escola foram equipadas com camisolas da EDP, e tiveram direito a bolas

 

ESCOLA DE SURDOS MUDOS

 

7-04-2014 - Alunos da Escola de Surdos Mudos, com alguns dos materiais doados

7-04-2014 - Vídeo - Alunos da Escola de Surdos Mudos enviam um obrigado a todos os que ajudaram a realizar esta missão

 

ESCOLA DA CALIFÓRNIA

 

 

09-04-2014 - Califórnia - Chegou a Ajuda Amiga as crianças correm para saber que ajuda vai chegar

09-04-2014 - Califórnia - Distribuição de pastas, cadernos, lápis, esferográficas.

09-04-2014 - Califórnia - Distribuição de livros escolares para a escola, bem como bolas de futebol

 

ESCOLA DE EMPANQUINHAME

 

 

09-04-2014 - Empanquinhame - o Carlos Fortunato faz a distribuição de cadernos, esferográficas, para professores e alunos, e uma bola para a equipa de futebol da escola

 

ESCOLA DE ENCHERTE

 

A ONGD Mães do Mundo está a desenvolver um projecto para a construção de uma escola em Encherte, o qual no âmbito da parceria que existe entre as nossas duas associações, tem a colaboração da nossa ONGD, e nesta colaboração transportamos algumas caixas no nosso contentor e fizemos a entrega de artigos para a escola, a distribuição de material escolar aos alunos, bem como bolachas e estes e a outras crianças que não andavam na escola.

 

02-04-2014 - Escola de Encherte - Distribuição de material escolar e bolachas

 

 

ESCOLA DE JUMBEMBEM

 

 

2014 - Jumbembem - Descarga de material para a Escola de Jumbembem

2014 - Jumbembem - Bolas para escola é sempre uma alegria

2014 - Jumbembem - Distribuição de livros e material escolar

 

2014 - Jumbembem - Livros escolares

2014 - Jumbembem - À direita um "aluno" com o seu livro, escuta atentamente o professor

2014 - Jumbembem - Professores da escola mostram algum do material escolar distribuido

 

ESCOLA DE CUNTIMA

 

 

2014 - Cuntima - Muitos livros e material para a Escola

2014 - Cuntima - Material escolar

 

BIBLIOTECA DA MISSÃO CATÓLICA DE FARIM

os livros

 

31-03-2014 - Farim - A Missão Católica foi o destino da maior parte das caixas, para apoio às escolas e acção social realizada pela mesma

31-03-2014 - Farim - Carlos Silva faz a distribuição de alguns bens pelos voluntários

31-03-2014 - Farim - Carlos Rodrigues conversa com uma das Irmãs, enquanto esta enche algumas das muitas bolas enviadas. O jardim de Infância da Missão, recebeu igualmente muitos brinquedos, nos quais foram muitas bonecas.

 

31-03-2014 - Farim - Caixas com   livros para a biblioteca e para as escolas, bem como materiais escolares

31-03-2014 - Farim - A biblioteca de Farim foi um projecto que iniciámos em 2009 com o padre Carlo, hoje é já um espaço de referência em Farim

31-03-2014 - Farim - A mesa de ping pong que a Ajuda Amiga enviou, tinha outro fim, mas a falta de mesas na biblioteca, tornou prioritário este destino.

 

AJUDA AOS SERVÇOS DE APOIO

 

   
  04-04-2014 - Policia - Não existindo uma máquina de escrever no Posto da polícia de Bissorã ou no Comando Regional da Policia do Sector do Óio, foi doada uma máquina de escrever para este fim, e outra máquina para o Tribunal que também não tinha máquina de escrever. As máquinas de escrever mecânicas são aqui um bem precioso, pois não existe electricidade, e não se pode recorrer a outros meios mais sofisticados.  

 

 

APOIO À INFÂNCIA

 

09-04-2014 - Jardim Infantil de Braga - A festa da bolacha levou bolachas para todas, foi uma festa que levou a alegria a estas crianças, á qual não faltaram bolas, brinquedos diversos e em especial muitas bonecas

 

 

 
09-04-2014 - Blassar 2 - O Jardim Infantil de Blassar era um espaço vazio sem um único brinquedo, antes do donativo da Ajuda Amiga, agora possui  bolas, brinquedos diversos, mas em especial bonecas para as meninas

 

DONATIVOS INDIVIDUAIS

 

Embora com carácter pontual, alguns donativos individuais foram realizados.

 

27-01-2014 - Bissau - Óscar Medina um deficiente português que ficou na Guiné-Bissau, foi contemplado com uma cadeira de rodas. Na foto os membros da Ajuda Amiga, Carlos Fortunato, Carlos Rodrigues (que doou a cadeira de rodas), Luís Campos e Carlos Silva

 

09-04-2014 - Alanço Laté, Domingos Manfande e Samba Baldé voluntários da Ajuda Amiga, ganharam uma bicicleta, assim já não precisam de ir a pé os cerca de 14 kms onde têm os seus terrenos agrícolas. Pansau Sousa Mã professor de Encherte, e voluntário das Mães do Mundo, ganhou uma bicicleta para o ajudar no seu trabalho

07-04-2014 - Escola de Costura da Missão Católica de Bissorã - Jovens do curso de costura da Missão Católica de Bissorã, ganharam uma máquina de costura, para poderem iniciar a sua actividade

 

 

7-04-2014 - Escola de Empanquinhame - A jovem da foto, Momnhet Indemi, que em 2012 tinha manifestado uma enorme alegria por receber um livro escolar, este ano teve um prémio especial, uma mochila com livros e material escolar. Momnhet é um nome balanta, "mom" significa "farto", e "nhet" significa "mal", por isso aqui ficam também os nosso votos que tudo lhe corra bem 

9-04-2014 - Escola da Califórnia - Além de diversas bolas que ficaram para a escola, os alunos com melhor desempenho na prova realizada neste dia pela Ajuda Amiga e pelos professores, ganharam brinquedos

2-04-2014 - Escola de Encherte - A Luísa Tóbana com 12 anos, foi quem teve o melhor desempenho na prova realizada neste dia pela Ajuda Amiga e professores, entre os alunos da 4ª classe, pelo que ganhou a bicicleta enviada pelas Mães do Mundo, a qual  irá ajuda-la a poder continuar a estudar no próximo ano. A escola com a 5ª classe, que fica mais perto está a 10 km, e teria que os percorrer a pé.

 

Queremos aqui deixar o nosso agradecimento a todos os que apoiaram esta missão: associados, doadores, parceiros e voluntários, sem o seu apoio ela não teria sido possível.

 

Em Portugal os doadores e parceiros foram o Exército Português, a Portline, a Livros School Days, a Porto Editora, a Câmara Municipal de Oeiras, a Associação Solfraterno, a ONGD Mães do Mundo, a Associação Emerg4life, a Junta de Freguesia de São Francisco Xavier, a Escola Padre António Vieira, o Colégio Santiago, a Brio Supermercados, os CTT, a Fundação PT, a Staples, a Porto Editora e a C&A.

 

Na Guiné-Bissau os nossos parceiros foram a ONG guineense AD - Acção para o Desenvolvimento (com intervenções em Bissau, S. Domingos, Cacheu, e Cantanhez), e as Missões Católicas de Bissorã e Farim.

 

 

JANEIRO - 30/01/2014 - Almoço da Tabanca Ajuda Amiga

 

 

O grupo "Tabanca Ajuda Amiga" realizou no dia 30-1-2014 o seu habitual almoço de convívio (última 5ª feira de cada mês),  no Restaurante " O GOMES", Rua Gonçalves Crespo, 16, Venda Nova (houve que fazer uma alteração de restaurante à última hora, pois a cozinheira guineense deixou de trabalhar no restaurante inicialmente planeado).

 

Este almoço reúne em convívio sócios e voluntários da Ajuda Amiga, bem como amigos da Guiné-Bissau.

 

O almoço foi mais um prato típico da Guiné-Bissau, a famosa galinha de chabéu.

 

 

JANEIRO - 29/1/2014 -Contentor da Ajuda Amiga a caminho de Bissau

 

27-01-2014 - Camarate - Equipa de voluntários pronta para carregar o contentor

28-01-2014 - Camarate - Com o contentor quase cheio o Carlos Silva orienta as operações finais, pensando como poderá aproveitar ao máximo o pouco espaço disponível

28-01-2014 - Camarate - Contentor da Ajuda Amiga a caminho de Bissau

 

Os bens com ajuda humanitária e apoio ao desenvolvimento vão iniciaram a sua caminhada para Bissau, nos dias 27 e 28/1/2014, com o transporte terrestre do armazém da Ajuda Amiga na Amadora, para a Portline Logistics em Camarate, são 22 toneladas de ajuda.

 

As 1.450 caixas prontas para seguirem, não couberam todas no contentor, pelo que seguiram apenas 1.312 caixas tendo-me aproveitado todo o espaço possível.

 

As caixas que não seguiram tinham sido pré-seleccionadas, e eram para completarem qualquer espaço vazio, resultante de um erro de calculo, ficando deste modo garantido o uso de todo o espaço do contentor.

 

Foi uma pesada tarefa mas com a ajuda dos voluntários, (muitos deles guineenses que estão desempregados, e que assim dão o seu apoio à Guiné-Bissau), do Exército Português, e com muito esforço dos jovens voluntários que já passaram os 65 anos mas que continuam activos, tudo decorreu como planeado.

 

O contentor enviado é o maior que a Portline possui, isto é um 40 HC, com cerca de 12,05mx2,34mx2,68m.

 

A partida do navio está marcada para o dia 12-02-2014, e a sua chegada a Bissau para o dia 28-02-2014.

 

Entre os bens enviados seguirão 42.000 livros para apoiar o ensino na Guiné-Bissau, e apoiar a defesa e difusão da língua portuguesa. Este é maior número de livros enviado até à data, os quais somados aos 122.000 livros enviados nos anos anteriores, dá um total de 164.000 livros.

 

Dado que as caixas com livros são mais pequenas, o número de caixas em enviadas em 2014 foi superior ao de 2013. Os tipos de artigos enviados são descritos a seguir:

 

 

Tipo de Artigo

2013

Caixas

2013

%

2014

Caixas

2014

%

Livros e Material Escolar

426

37,24%

761 58,00%

Roupa e Calçado

634

55,42%

381 29,04%

Mobiliário

58

5,07%

25 1,91%

Equipamentos e Ferramentas

1

0,09%

24 1,83%

Brinquedos

9

0,79%

100 7,62%

Diversos

16

1,40%

21 1,60%

Total de caixas

1144

100,00%

1.312 100,00%

Total de caixas

20,8

 

21,8  

 

 

JANEIRO - 10/01/2014 - Assembleia Geral e Eleições na Ajuda Amiga

 

18-01-2014 - Assembleia Geral - Intervenção de Manuel Joaquim

18-01-2014 - Mesa de Voto - Humberto Roque, Manuel Joaquim e Armando Pires, durante a contagem dos votos

 

Decorreu no dia 18/1/2014 a Assembleia Geral para aprovação das contas da Ajuda Amiga, as quais foram aprovadas, a seguir elegeram-se os novos membros dos Órgãos Sociais para o Biénio de 2014/2015.

 

Caso queira aceder à lista com os membros agora eleitos, clique no botão da página "Quem Somos", e depois em "Órgãos Sociais".

 

 

 

5