Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2013

 

DEZEMBRO - 17/12/2013 - Assembleias para Aprovação de Contas e Eleições na Ajuda Amiga convocadas para dia 18-01-2014

 

 

14-01-2012 - Mesa da Assembleia Geral - Beatriz Ginja, Fernando Pais e Humberto Roque

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Juiz Fernando Pais, convocou para dia 18/1/2014 duas Assembleias, a primeira é a Assembleia Geral para aprovação das contas da Ajuda Amiga de 2013, a qual se segue a Assembleia para eleições para os Órgãos Sociais 2014/2015 da Ajuda Amiga.

 

Até ao momento apresentou-se como candidata aos Órgãos Sociais a lista "A", lista que propõe uma continuidade dos objectivos, prioridades e orientações seguidas pela Associação.

 

 

DEZEMBRO - 20/12/2013 - Natal dos voluntários carenciados

 

 

 

 

20-12-2013 - Armazém da Solfraterno - Distribuição de bens aos voluntários da Ajuda Amiga Fernando Sambu e Calilo Embaló, por voluntários da Jaba Recordati

 

 

Os 8 voluntários carenciados que regularmente apoiaram a Ajuda Amiga ao longo do ano 2013, tiveram uma prenda adicional de alimentos este Natal, que os ajudou a eles e às suas famílias a minimizar as muitas carências que têm, originadas pela sua situação de desemprego.

 

Esta acção foi possível, graças à solidariedade existente na Jaba Recordati, e ao empenho que os seus colaboradores colocam no Projecto de Responsabilidade Social, a quem agradecemos, bem como ao nosso parceiro Solfraterno, pois sem a sua colaboração nada disto serie possível.

 

Esta acção de solidariedade abrangeu muitas outras famílias carenciadas, às quais a Solfraterno dá apoio ao longo do ano.

 

DEZEMBRO - 15/12/2013 - Próximo contentor da Ajuda Amiga com ajuda para a Guiné-Bissau parte dia 8-02-2014

 

 

15-12-2013 - Amadora - Salas 1 e 2 com 1.280 caixas prontas a seguir no contentor de 40 pés que levará 20 toneladas de bens para a Guiné-Bissau no próximo dia 8-02-2014

 

Apesar das muitas dificuldades que se colocam á sua acção na Guiné, à semelhança dos anos anteriores vai seguir o contentor da Ajuda Amiga para a Guiné-Bissau, a sua partida de Lisboa será no dia 8-02-2014 e tem chegada prevista para 24-02-2014,  e membros da Ajuda Amiga estarão presentes no terreno para assegurar a sua boa distribuição dos bens.

 

O processo de desalfandegamento só deverá estar concluída em meados de Março, nessa data as caixas serão distribuídos nas instalações da Cooperação Portuguesa (Embaixada de Portugal), seguindo depois as mesmas para os diversos destinos, onde será feita a distribuição aos beneficiários.

 

Os principais destinos serão os Sectores de Bissorã e de Farim, em que a distribuição será assegurada pela Ajuda Amiga com o apoio dos seus voluntários locais, e  Bissau e o Sector de Cacheu serão beneficiados através da colaboração com a ONG guineense AD, Organização Não Governamental, com a qual temos uma parceria desde 2008. 

 

A preparação dos bens a enviar está praticamente concluída das cerca de 1.300 caixas que irão seguir, apenas falta embalar duas dezenas de caixas com artigos que chegaram mais tarde.

 

Em 2014 para além dos parceiros que participam neste projecto, a Ajuda Amiga em parceria com a Associação Mães do Mundo, irá apoiar o projecto de construção de uma escola que esta Associação quer criar na Guiné-Bissau, o qual após os primeiros contactos em 2013, irá dar mais um passo em 2014.

 

 

DEZEMBRO - 15/12/2013 - Votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo

 

 

 

 

Boas Festas!

 

 

A todos os seus associados, voluntários e amigos, bem como aos seus familiares, a Ajuda Amiga envia os votos de um feliz Natal e um Bom Ano Novo

 

 

NOVEMBRO - 29/11/2013 -Almoço da Tabanca Ajuda Amiga

 

 

28-11-2013 - Restaurante Chimarrão - a Kátia uma cozinheira guineense "5 estrelas" deliciou os comensais com um excelente caldo de mancarra que todos muito elogiaram

 

O grupo "Tabanca Ajuda Amiga" realizou no dia 28-11-2013 o seu habitual almoço de convívio (última 5ª feira de cada mês),  no Restaurante Chimarrão. Este almoço que reuniu sócios e voluntários da Ajuda Amiga, bem como amigos da Guiné-Bissau foi um momento de agradável convívio.

 

Sobre o Caldo de Mancarra, o picante ficou à parte para cada um se servir, e a receita aqui fica:

 

Ingredientes:

1 frango
1 cebola grande
1 lata 250g de pasta de mancarra (amendoim) . Compra-se nos chineses que vendem produtos alimentícios africanos.
2 limões
3 tomates maduros
quiabos
sal e piripiri q.b.;

Preparação:

Limpa-se o frango e corta-se como habitualmente.
Tempera-se com sal, piripiri, alho e cebola às rodelas.

Vai ao lume com a cebola, o alho.
Junta-se um pouco de água e deixa-se cozer até evaporar um pouco o caldo.

Adiciona-se a pasta de mancarra com o tomate bem picadinho e os quiabos cortados

Deixa-se ferver e apurar até o frango ficar tenro.

Ao retirar do lume, rega-se com o sumo dos limões e serve-se com arroz branco soltinho.

 

 

NOVEMBRO - 08/11/2013 - Contentor Ajuda Amiga desalfandegado, distribuição realizada

 

6-11-2013 - Bissau - Avaria no camião que transportava o contentor para o local de descarga (Embaixada - Cooperação Portuguesa), obrigou a descargas de caixas na via publica

6-11-2013 - Bissau - camioneta carregada de caixas para Bissorã

7-11-2013 - Bissorã - Camioneta descarrega caixas na Missão Católica de Bissora, com livros destinados às escolas apoiadas pela Missão e bens para o Centro de Crianças de Crianças Subnutridas 

 

7-11-2013 - Bissorã - Entrega de caixas na Missão Católica

7-11-2013 - Bissorã - A Irmã Rosangela, recebe uma caixa das mãos do Coordenador do Grupo de Voluntários da Ajuda Amiga em Bissorã, Domingos Manfande

7--11-2013 - - Bissorã - A Irmã Rosangela com uma caixa com brinquedos para o Infantário da Missão

 

 

7-11-2013 - Distribuição na AD Bairro do Quelélé em Bissau

7-11-2013 - Distribuição na AD Bairro do Quelélé em Bissau

 

  

 

Na passada 4ª feira dia 6-11-2013, foi concluído o processo de desalfandegamento do nosso contentor e iniciado o processo de distribuição dos bens enviados.

 

Este processo infelizmente nunca é pacifico, e a colocação de contentores a bloquear as entradas do porto de Bissau, no passado dia 31-10-2013, criou alguma incerteza sobre a possível data de conclusão do desalfandegamento, mas felizmente foi uma situação que não durou muito tempo.

 

A avaria do camião com o contentor perto do local de descarga (Cooperação Portuguesa), também não ajudou, obrigando a abrir o contentor fora da área de segurança, o que gerou problemas e um maior esforço físico no transporte para o local de descarga.

 

O camião que vinha de Farim com os voluntários avariou-se a meio do caminho perto de Mansabá. e o camião que o substituiu avariou-se também no regresso perto do local onde se tinha avariado o anterior, obrigando a chamar um terceiro camião, e a fazer novo carregamento do mesmo, obrigando a novo esforço pelos 4 voluntários que seguiam no mesmo.

 

Tudo se resolveu com muito empenho e esforço.

 

Este ano o processo de desalfandegamento foi conduzido pelo nosso parceiro guineense a ONG AD, que fez um desalfandegamento em tempo recorde apesar das dificuldades.

 

O próximo contentor vai partir em Janeiro de 2014, a preparação das caixas a enviar está praticamente concluída, e neste envio é de salientar os 30.000 livros que seguem, o que somando aos 122.000 anteriores, dá um total de 152.000 livros, o que já é significativo.

 

Um grupo de associados está a ser constituído para acompanhar a distribuição em 2014.

 

 

OUTUBRO - 01/10/2013 - Campanha das Sementes e Campanha das Bonecas

 

Ajuda

 

A Ajuda Amiga lançou novas campanhas de ajuda à Guiné-Bissau, uma dedicada à luta contra a fome através do envio de sementes para promover e melhorar o desenvolvimento agrícola, e outra dedicada às meninas que nunca tiveram um brinquedo.

 

Campanha das Sementes

 

Campanha de angariação de sementes seleccionadas, que ajudem a melhorar a produção agrícola na Guiné-Bissau. Caso seja feita uma doação em dinheiro a Ajuda Amiga procederá à compra das sementes, habitualmente fazemos as compras na casa Galrão, na Malveira. Trata-se de um projecto a realizar com a colaboração do nosso parceiro na Guiné-Bissau a AD, o qual tem por objectivo lutar contra a fome, apoiando os agricultores e as escolas na criação de hortas.

 

A campanha decorre até 31 de Dezembro de 2013, e as sementes serão enviadas no nosso contentor em Janeiro de 2014.

 

Coordenador do Projecto é o José Carioca telemóvel 936 380 048, que em 2008 iniciou este projecto.

 

Campanha das Bonecas

 

Na Guiné-Bissau as meninas raramente têm um brinquedo, mas esta campanha vai levar a alegria às meninas de alguns infantários, e de grupos no interior, realizando-lhes um sonho, é um projecto que conta com a participação do nosso parceiro em Oeiras, a Solfraterno.

 

Neste projecto voluntárias da Ajuda Amiga recuperam todo o tipo bonecas lavando-as, penteando-as, fazendo-lhes vestidos, sapatos, etc., ficando prontas para seguirem no contentor da Ajuda Amiga, e serem distribuídas pelos nossos voluntários.

 

Local de recolha Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, Estádio Municipal de Oeiras, armazém da Solfraterno

 

OUTUBRO - 01/10/2013 - Próximo almoço da Tabanca Ajuda Amiga dia 31-10-2013 - Restaurante The Stones

 

            

  

O grupo "Tabanca Ajuda Amiga" realizou no passado dia 26-09-2013 o seu habitual almoço de convívio (última 5ª feira de cada mês),  no Restaurante The Stones. Este almoço que reúne sócios é voluntários da Ajuda Amiga, amigos da Guiné-Bissau é um momento de convívio e solidariedade.

 

SETEMBRO - 29/09/2013 - Projecto Minga - Novas Parcerias

 

Mães do Mundo

Solfraterno

 

A Ajuda Amiga celebrou em Setembro duas parcerias uma com a associação Mães do Mundo, e outra com a associação Solfraterno.

 

A Mães do Mundo é uma pequena associação da Figueira da Foz que se encontra em processo de reconhecimento como ONGD, e tal como a Ajuda Amiga tem como objectivo a realização de projectos na Guiné-Bissau. A construção de uma escola é um dos seus grandes objectivos.

 

http://maesdomundo.comunidades.net/

 

A Solfraterno é uma pequena associação de Oeiras, que se dedica ao apoio das famílias carenciadas de Oeiras, fornecendo alimentos, roupas, mobiliário, etc., e tem apoiado os projectos da Ajuda Amiga na Guiné-Bissau, com excedentes da sua angariação.

 

http://associal.webnode.pt/

 

Esta colaboração feita num espírito de entre ajuda desinteressada, tendo apenas como objectivo gerar sinergias para se poder ajudar mais, 1+1=3.

 

 

SETEMBRO - 23/09/2013 - Noticia do Contentor da Ajuda Amiga no Jornal I

 

23-09-2013 - Jornal I parte 1

23-09-2013 - Jornal I parte 2

 

O Jornal I teve a amabilidade de publicar a noticia sobre o envio do contentor da Ajuda Amiga, e algumas notas sobre a nossa actividade.

 

O nossos agradecimentos ao Jornal I pela atenção dispensada, e por divulgarem este projecto.

 

 

SETEMBRO - 17/09/2013 - Contentor da Ajuda Amiga a caminho de Bissau

 

16-09-2013 - Contentor da Ajuda Amiga

 

Contentor de Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento da Ajuda Amiga deu mais um passo na sua caminhada para Bissau, nos dias 16 e 17/9/2013, com a ajuda de 26 voluntários foram carregados 7 camiões que levaram as 22 toneladas de material que tínhamos no nosso Armazém na Amadora para a Portline Logistics em Camarate.

 

O contentor enviado é o maior que a Portline possui, é um 40 HC, isto é, tem 40 pés mas por ser um HC é mais alto que os 40 normais, e este era um HC especial porque era também mais largo, nunca tínhamos enviado um contentor tão grande.

 

A partida do navio está marcada para o dia 28-09-2013, e a sua chegada a Bissau para o dia 14-10-2013.

 

No total seguiram no contentor 1.144 caixas, com os tipos de artigos descritos a seguir:

 

Tipo de Artigo

Caixas

%

Livros e Material Escolar

426

37,24%

Roupa e Calçado

634

55,42%

Mobiliário

58

5,07%

Equipamentos e Ferramentas

1

0,09%

Brinquedos

9

0,79%

Diversos

16

1,40%

Total de caixas

1144

100,00%

 

 

SETEMBRO - 08/09/2013 - Trabalhos dos nossos jovens Voluntários

 

 

O nosso jovem voluntário Humberto Roque, trabalhando em sua casa, com poucos meios mas muito boa vontade, coloca a sua longa experiência profissional, na recuperação de computadores, os quais têm permitido a Ajuda Amiga apoiar outras organizações de solidariedade em Portugal e na Guiné-Bissau.

 

 

SETEMBRO - 06/09/2013 - Trabalhos das nossas jovens Voluntárias

 

 

As nossas voluntárias trabalhando em suas casas, com muita inspiração e restos de vestidos, colares, etc., fazem autenticas obras primas, na recuperação das bonecas.

 

 

AGOSTO - 14/08/2013 - Todos podem ajudar!

 

 

Lavar, pentear, cozer um ponto solto, fazer um vestido, sapatos, etc.,. são estas as tarefas que esta jovem voluntária com 89 anos tem a seu cargo, na recuperação das bonecas, e nas suas criações nem falta o Sr. Dr. com estetoscópio e tudo, paras tratar das bonecas que estiverem doentes.

 

Graças à solidariedade de particulares e da Associação nossa parceira em Oeiras, a Solfraterno, cerca de 100 bonecas vão seguir no contentor da Ajuda Amiga que partirá em Janeiro de  2014, será a primeira vez que vamos enviar bonecas para a Guiné-Bissau, o que permitirá fazer a alegria de meninas que nunca tiveram uma boneca.

 

 

JULHO - 28/07/2013 - Próximo almoço da Tabanca Ajuda Amiga dia 26-09-2013 - Restaurante The Stones

 

            

  

O grupo "Tabanca Ajuda Amiga" realizou no passado dia 25-07-2013 um almoço de convívio. Este almoço que reuniu sócios, voluntários da Ajuda Amiga, amigos da Guiné-Bissau é um momento de convívio e solidariedade.

 

 

JULHO - 17/07/2013 - Contentor da Ajuda Amiga parte dia 24-09-2013 para a Guiné-Bissau

 

 

À semelhança dos anos anteriores vai seguir o contentor da Ajuda Amiga para a Guiné-Bissau, a sua partida de Lisboa será no dia 24-09-2013 e tem chegada prevista para 10-10-2013.

 

A conclusão do processo de desalfandegamento só deverá estar concluída no fim de Novembro (a estação seca inicia-se em Novembro), nessa data as caixas serão distribuídos nas instalações da Cooperação Portuguesa (Embaixada de Portugal), seguindo depois as mesmas para os diversos destinos.

 

Os destinos serão os Sectores de Bissorã e de Farim, em que a distribuição será assegurada pela Ajuda Amiga com o apoio dos seus voluntários locais, e  Bissau e o Sector de Cacheu serão beneficiados através da colaboração com a AD, Organização Não Governamental, com a qual temos uma parceria, e que coordenará as actividades em Bissau, através do seu Director Executivo Eng. Carlos Schwarz, que nos tem apoiado em anteriores ocasiões. 

 

A preparação dos bens a enviar em 2013 já está na sua fase final, e a preparação dos bens a enviar no contentor de 2014, que seguirá no inicio de Janeiro, já está muito adiantada, aguardando alguns donativos para ser finalizada.

 

Em 2014 tendo em atenção as manifestações de participação manifestadas, é previsível que o grupo de associados que se deslocará para acompanhar o processo de distribuição, verificação do uso dado aos bens anteriores, identificação de necessidades e realização de acções de formação, seja mais numeroso do que o habitual.

 

JUNHO - 24/06/2013 - Próximo almoço da Tabanca Ajuda Amiga dia 27-06-2013

 

 

            

 

 

O grupo "Tabanca Ajuda Amiga" fez o seu almoço de convívio na última 5ª feira de Maio, na cantina da Associação de Comandos, sedeada em Oeiras.

 

 

 

JUNHO - 13/06/2013 - Colaboração com a Associação Solfraterno

 

 

            

 

 

Festas de Oeiras, apoio da Ajuda Amiga ao Pavilhão da Solfraterno na Feira de Oeiras  que decorreu de 31 de Maio a 16 de Junho de 2013

 

 A Solfraterno - Associação de Solidariedade Social de Oeiras, constitui-se a 29-10-2012, e tem desenvolvido uma actividade assinalável no apoio a famílias carenciadas, através do fornecimento de alimentos, roupas, mobiliário, etc.

 

É um apoio prestado em articulação com as assistentes sociais, que beneficia 26 famílias, a esmagadora maioria do Conselho de Oeiras, mas também existem famílias do Conselho da Amadora e do Conselho de Sintra.

 

No seu "Entreposto Solidário" localizado no Parque dos Poetas em Oeiras, concretamente no Estádio Municipal, junto ao bar ali existente, em instalações cedidas pela ADO - Associação Desportiva de Oeiras, faz ali o seu escritório e armazém.

 

O Entreposto recepciona os bens doados, faz ali a sua distribuição a todos os que ali se dirijam à procura de uma peça de roupa ou de um móvel usado, e também a angariação de donativos em dinheiro para comprar alimentos para as famílias carenciadas, isto é, poderão pedir a um visitante um donativo de 1 ou 2 euros, mas também levar um par de calças de canga em excelente estado sem pagar nada.

 

Desde a existência do movimento para a sua constituição da Sol fraterno que a Ajuda Amiga, apoiou e estabeleceu relações de colaboração que se têm vindo a ser aprofundadas e que em breve serão formalizadas num protocolo de parceria.

 

A nossa presença no seu pavilhão da feira durante alguns dias foi apenas um momento desta colaboração, mas podemos referir como exemplos a doação da Ajuda Amiga de 1.600 Cds de musicas infantis para crianças, 100 cadernos escolares pautados, 325 pomadas para a pele dos bebés, secretárias, cadeiras, computadores, impressoras, etc., de igual modo a Solfraterno tem apoiado os nossos projectos através da doação de 40 sacos de roupa, brinquedos, alimentos para distribuirmos a carenciados, recepção de bens para a Ajuda Amiga, etc.

 

É um espírito de entreajuda que nos une de modo a podermos ajudar mais.

 

O contactos da Solfraterno são:

 

Solfraterno - Associação de Solidariedade Social de Oeiras

Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, Estádio Municipal de Oeiras, s/nº

2780-379 Oeiras

Site                  http://associal.webnode.pt/

Telemóvel da Presidente da Direcção Maria do Céu Cunha (tia Céu) 968 937 520

 

 MARÇO - 28/03/2013 - Almoço da Tabanca Ajuda Amiga

 

            

Campanha do cobertor Almoço da Tabanca Ajuda Amiga dia28/03/2013 5ª feira

Campanha da bola

 

A "Tabanca Ajuda Amiga", realizou seu almoço mensal na ultima 5ª feira do mês, na cantina da Associação de Comandos, sedeada em Oeiras.

 

Em Fevereiro contou com 20 e foi lançada a campanha do cobertor e da bola, em Março em resposta a muitos pedidos entre os 2 pratos à escolha tivemos a famosa "Cachupa", mas o mais importante é sempre o convívio.

 

 

MARÇO - 01/03/2013 - Campanha da bola de 1 de Março a 31 de Outubro

 

  Campanha da bola  

 

DÊ UMA BOLA FAÇA 20 CRIANÇAS FELIZES

 

Jogar futebol, ter uma bola, é o sonho de muitas crianças, que nunca tiveram um brinquedo. Um contentor com ajuda humanitária e de apoio ao desenvolvimento, levará estes e outros bens para a Guiné-Bissau, os quais serão distribuídos pela ONGD Ajuda Amiga.

 

Local de recolha dos cobertores, é na Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier, na Rua Rua João de Paiva, nº 11, 1400-225 Lisboa, o qual funciona das 10h00 às 18h00.

 

Web site da Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier, http://www.jf-sfxavier.pt/

 

A campanha decorre de 1 de Março, até 31 de Outubro de 2013.

 

MARÇO - 01/03/2013 - Campanha do Cobertor de 1 de Março a 31 de Outubro

 

  Campanha do cobertor  

 

SOLIDARIEDADE COM MAIS CALOR

 

Campanha de luta contra o frio através da recolha de cobertores, mas outros artigos como lençóis, e resguardos de cama são bem vindos.

 

Os cobertores serão recolhidos pela Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier, colocados colocados nas caixas solidárias dos CTT, e depois distribuídos em Portugal e na Guiné-Bissau, junto de pessoas carenciadas.  

 

Local de recolha dos cobertores, é na Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier, na Rua Rua João de Paiva, nº 11, 1400-225 Lisboa, o qual funciona das 10h00 às 18h00.

 

http://www.jf-sfxavier.pt/

 

A campanha decorre de 1 de Março, até 31 de Outubro de 2013.

 

FEVEREIRO - 27/02/2013 - Visita do Governador da Região do Óio da Guiné-Bissau à Ajuda Amiga

 

Oeiras - 27-02-2013 - Encontro Carlos Silva, Domingos Brandão e Carlos Fortunato Amadora - Sala 1 - Caixas prontas para partirem no contentor de 2014 Amadora Sala 2 - Caixas prontas para partirem no contentor de 2013 Amadora - Carlos Silva explica o planeamento da distribuição

 

O Governador da Região do Óio, o Sr. Domingos Brandão, fez uma visita à Ajuda Amiga, onde apresentou as suas preocupações sobre as carências existentes nessa Região, a Ajuda Amiga explicou qual a acção que estava a desenvolver nessa Região, tendo-se identificado a criação de bibliotecas publicas como a área onde haveria de imediato interesse em existir maior contacto e colaboração, tendo em vista a concretização de projectos já iniciados.

 

FEVEREIRO - 25/02/2013 - Almoço da Tabanca Ajuda Amiga

 

 

 

 

À mais jovem "Tabanca" de amigos da Guiné, realizaou o seu almoço na 5ª feira, dia 28/2, na cantina da Associação de Comandos, sedeada no Regimento de Artilharia de Costa, 3ª Bataria, na Laje, em Oeiras.

 

 

FEVEREIRO - 02/02/2013 - Assembleia Geral

 

02/02/2013 - Mesa da Assembleia Geral - Beatriz Ginja, Fernando Pais e Humberto Roque 02-02-2013 - Entrega do diploma de sócio de mérito pelo Carlos Fortunato ao Carlos Rodrigues 02-02-2013 - sentados: Irene Lima, Carlos Silva, Manuel Joaquim; de pé: Helder Pereira, Beatriz Ginja, Humberto Roque, Fernando Pais, Carlos Fortunato, Carlos Rodrigues, António Ortet, Carlos Pereira, Carlos Bernardes e José Alves

 

Realizou-se no dia 2/2/2013, sábado, a Assembleia Geral onde foi aprovado o Relatório e Contas da Ajuda Amiga, e foi homenageado o associado nº 4, Carlos Rodrigues, sendo-lhe atribuído o título de sócio de mérito, pelo seu espírito humanitário e pelo apoio dado à Ajuda Amiga.

 

 

JANEIRO - 31/01/2013 - Primeiro almoço da Tabanca Ajuda Amiga

 
31-01-2013 primeiro almoço da Tabanca Ajuda Amiga 31-01-2013 António Ortet, Calos Silva, Carlos Rodrigues, António Bernardes, António Freire, Jorge Rebelo, Helder Pereira, Joaquim Lourenço e José Carioca 31-01-2013 Carlos Silva, António Ortet, Jorge Rebelo, António Freire, Joaquim Lourenço, Helder Pereira, Carlos Pinto, Carlos Fortunato, Armando Pires, Manuel Joaquim

 

À semelhança de outras "tabancas" de amigos da Guiné, que foram criadas inspiradas nas amizades e convívios gerados a partir do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, nasceu agora a Tabanca Ajuda Amiga.

 

Esta "tabanca" criada com o apoio da ONGD Ajuda Amiga, tem como coordenador deste movimento o nosso Vice-presidente Carlos Silva, e o seu objectivo é realizar almoços que serão de convívio entre associados, antigos combatentes e amigos da Guiné, trata-se de um convívio que estará também imbuídos de um espírito de solidariedade, que tem sido uma característica destas "tabancas".

 

O primeiro almoço realizou-se no passado dia 31 de Janeiro de 2013, um coelho à caçadora ou um bacalhau à minhota conforme os gostos, que inclui também vinho ou água, sobremesa e café, tudo por 8 euros, contou com 13 presenças e foi um momento de agradável convívio, em que se recordaram outros tempos, mas foi também de solidariedade, em que se trocaram ideias sobre possíveis acções de solidariedade, e alguns dos presentes fizeram também uma pequena contribuição para a ONGD Ajuda Amiga, que totalizou 67,02 euros.

 

A ONGD Ajuda Amiga agradece as ideias sugeridas e as doações feitas, bem como todos os que apoiaram a iniciativa da criação da Tabanca Ajuda Amiga.

 

Os fundos agora angariados serão usados nos projectos da Ajuda Amiga planeados para 2014 (envio do contentor de ajuda humanitária e de apoio ao desenvolvimento e abertura de poços junto a escolas).

 

A Tabanca Ajuda Amiga, agradece à Associação de Comandos o acesso às suas instalações para a realização destes eventos, ao Blog Luís Graça & Camaradas da Guiné pela divulgação efectuada, bem como a todos os que de algum modo contribuíram para esta iniciativa.

 

O próximo almoço será no dia 28 de Fevereiro (5ª feira com início entre as 12h45 e as 13h00.), e a Cantina pede-nos que sejam feitas reservadas com 2 dias de antecedência, isto é 3ª feira, o mais tardar 4ª feira de manhã, indicando o prato pretendido, para tal devem ligar para a Cantina da Bataria da Lage para 917 248 557 Sra. Marilia ou para 934 125 679 Sra. Sónia. O custo da refeição social é de 9 euros a partir de Fevereiro.

 

 

JANEIRO - 10/01/2013 - Adiado o envio do contentor da Ajuda Amiga para a Guiné-Bissau

 

Contentor de 40 pés para a Guiné-Bissau

 

A incerteza quanto á evolução da situação na Guiné-Bissau levou a Direcção a adiar o envio do contentor da Ajuda Amiga, estando agora o seu envio planeado para o segundo semestre, de modo a poder ser descarregado no início da estação seca, em Novembro.

 

O contentor de 2014, deverá retomar o planeamento habitual com o seu envio no início do ano, estando já a decorrer o encaixotamento dos bens a enviar nessa data.

 

 

5