Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2012

 

DEZEMBRO - 18/12/2012 - Votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo

 

 

 

 

Boas Festas!

 

A todos os seus associados, voluntários e amigos, bem como aos seus familiares, a Ajuda Amiga envia os votos de um feliz Natal e um Bom Ano Novo

 

DEZEMBRO - 18/12/2012 - Agradecimento aos Doadores Anónimos

 

 

 

 

Muito obrigado!

 

 

Nem sempre temos possibilidade de agradecer aos nossos doadores, porque alguns optam por se manterem no anonimato, e nada mais sabemos do que os seus nomes, que nos chegam através das transferências bancárias que fazem para a conta da Ajuda Amiga, pelo que aqui fica o nosso agradecimento aos Srs. Hildeberto, Moisés, Júlio, Vitor e Mauri, pelos donativos que fizeram à Ajuda Amiga em 2012, num elevado espírito de solidariedade, pelo qual a Ajuda Amiga manifesta o seu reconhecimento e agradece.

 

DEZEMBRO - 04/12/2012 - Contentor de Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné-Bissau em 2013

 

Prosseguem os preparativos finais para o envio do Contentor de Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné-Bissau em 2013, logo que estes terminam começam os preparativos para o envio do contentor de 2014.

 

O planeamento inicial para o envio do contentor em 2013 poderá ser alterado e ocorrer após a época das chuvas (Novembro), é uma decisão que está a ser ponderada, e está pendente da recolha de elementos que está em curso, e que tem como objectivo de facilitar o cumprimento da missão, tendo em atenção as dificuldades que serão encontradas no terreno face à situação politica existente.

 

04/12/2012 - Sala 1 Armazém da AA na Amadora - centenas de caixas prontas a seguirem para a Guiné-Bissau 04/12/2012 - Sala 2 Armazém da AA na Amadora - Cooperação Portuguesa - Os voluntários Domingos e Hermínio reforçam e colocam etiquetas numa caixa, para juntar às centenas que estão nesta sala 04/12/2012 - Sala 3 Armazém da AA na Amadora - Cooperação Portuguesa - O António Ortet enche mais uma com livros escolares. São caixas solidárias gentilmente doadas pelos CTT

 

04/12/2012 - Sala 3 Armazém da AA na Amadora - Cooperação Portuguesa - Os voluntários Helder, Manuel Joaquim, Roque e António Ortet, realizam a selecção dos livros escolares, e a sua embalagem 04/12/2012 - Sala 4 Armazém da AA na Amadora - Cooperação Portuguesa - Os voluntários Carlos Silva, Falilo Baldé e Djau Candé, realizam a selecção de roupas e a sua embalagem 04/12/2012 - Sala 2 Armazém da AA na Amadora - Cooperação Portuguesa - Os voluntários guineenses Djau Candé, Falilo Baldé e Domingos Faiconté

 

Os bens prontos para seguir são são livros escolares, livros para bibliotecas, material escolar, roupas, calçado e algum mobiliário.

 

DEZEMBRO - 04/12/2012 - Recebimento da consignação de 0,5% do IRS de 2010

 

   

 

A Ajuda Amiga recebeu a importância de 2.347,35 €, referente à consignação de 0,5% do IRS de 2010, liquidado em 2011, graças à vossa indicação na declaração de IRS de que a Ajuda Amiga era o destinatário desse beneficio, pelo que a Ajuda Amiga agradece a todos este vosso importante contributo, apelando a que o mesmo seja repetido novamente quando do preenchimento do IRS em 2013, e que mobilizem outras pessoas para esta declaração solidária em 2013.

 

MAIO - 31/05/2012 - Bens do Contentor da Ajuda Amiga distribuídos

 

30/5/2012 - Bissau - Cooperação Portuguesa - Victor da Cooperação Portuguesa, para onde foram encaminhados parte dos bens (Projecto PASEG) 30/5/2012 - Bissau - Cooperação Portuguesa - carregamento de viaturas 30/5/2012 - Bissau - Cooperação Portuguesa - Fundação Alexandre Furtado carregando a sua carrinha com livros escolares

 

30/5/2012 - Bissau - Cooperação Portuguesa - Dauda do grupo de voluntários de Farim conferindo a lista dos bens com destino ao Sector de Farim Bissau - Cooperação Portuguesa - Carlos Schwarz (Pepito) da ONG guineense AD para onde foram enviados parte dos bens 30/5/2012 - Bissau - Cooperação Portuguesa - Voluntários do grupo de Bissorã carregando uma viatura com bens destinados ao Sector de Bissorã

 

Finalmente!

 

Foi ontem 30/5/2012 feita distribuição para os vários destinos dos bens enviados no nosso contentor de ajuda à Guiné-Bissau, tendo sido hoje 31/5/2012 concluída a sua distribuição pelos destinos finais.

 

O contentor que tinha partido de Lisboa a 20/2/2012, teve desta vez uma viagem ainda mais atribulada do que o habitual, pois estava retido no porto de Bissau desde 12/4/2012 por causa da paralisação dos serviços governamentais e não só, devido ao golpe de estado que ocorreu nessa data (o processo de desalfandegamento tinha sido concluído nesta data).

 

A Embaixada de Portugal através dos Serviços da Cooperação Portuguesa, desenvolveu durante este tempo várias acções no sentido de resolver este assunto, mas só agora foi possível a sua resolução.

 

O nosso parceiro guineense, a ONG AD, foi um apoio fundamental na ajuda da distribuição dos bens enviados; esta acção ficou a cargo do seu Director Executivo o Eng.º. Carlos Schwarz (Pepito).

 

Outra preocupação que tínhamos era que este atraso colocava em risco os bens, pois iríamos fazer esta acção na época das chuvas (a partir de 15 de Maio podem existir fortes chuvadas), o que iria originar a destruição de grande parte dos bens, além de dificultar o envio dos bens para Farim, mas felizmente não choveu, e tudo correu bem.

 

Os nossos grupos de voluntários guineenses e os seus coordenadores realizaram mais uma vez com empenho as acções de descarga, carga, transporte e entrega nos vários destinos. Não foi possível aos membros da Ajuda Amiga acompanharem desta vez este o processo localmente, tendo-o feito por telefone, isto apesar de terem estado na Guiné-Bissau quase 3 semanas aguardando pelo desalfandegamento, mas a situação politica indefinida e instável, obrigou ao seu regresso.

 

Fica aqui o nosso muito obrigado aos nossos sócios, doadores e voluntários que em Portugal e na Guiné-Bissau permitiram concretizar este projecto, assim apesar das muitas dificuldades (financeiras, logísticas, politicas, etc.) surgidas este ano.

 

Este ano o envio destes bens foi ainda mais importante do que o habitual, pois os problemas existentes na Guiné-Bissau agravaram-se - houve uma fraca produção de caju, a paragem dos serviços governamentais originou graves problemas nomeadamente à comercialização dos produtos, a cooperação internacional retirou o seu apoio, etc.

 

 

 
  13/4/2012 - Bissorã - Visita ao Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas da Missão Católica, que a Ajuda Amiga tem apoiado 13/4/2012 - Bissorã - Vídeo (clique na imagem)  de um momento da Visita ao Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas da Missão Católica - Uma lata de leite em pó ajuda a salvar uma vida 17/4/2012 - Bissorã - Visita à biblioteca da ONG ADPP, que a Ajuda Amiga tem apoiado  

 

 

As palavras da Irmã Rosangela da Missão Católica de Bissorã quando nos agradeceu ao telefone o donativo recebido (87 caixas com livros, roupas, máquinas de costura, alimentos) foram "Não temos palavras para agradecer", já em 2009 as suas palavras "Foi a primeira vez que tivemos ajuda de uma associação" e a sua alegria pelo donativo (18 caixas com roupas, calçado, brinquedos, alimentos e artigos de higiene) nos tinham sensibilizado.

 

São poucos os alimentos que a Ajuda Amiga consegue enviar, em 2012 foram 3 caixas de leite e 11 caixas de massas alimentícias, no total perto de 300 Kg, que foram distribuídas pelas Missões Católicas de Bissorã e Farim, foram uma pequena gota água num oceano de necessidades, mas que é reconfortante saber do seu bom uso pelas Irmãs.

 

O caso do Airton de que apresentamos uma passagem em vídeo, e um entre muitos.  O Airton estava subalimentado, pois a mãe não lhe conseguia dar leite do peito em quantidade suficiente, chegou em estado de grande debilidade ao Centro com apenas um 1 Kg de peso, mas graças ao leite em pó que lhe foi doado, e às massagens que a Irmã enfermeira Rosangela ensino à mãe, ao fim de algum tempo a mãe começou a conseguir dar mais leite, e foi possível voltar à alimentação do peito. Uma lata de leite em pó foi uma peça fundamental para salvar a vida do Airton.

 

A Ajuda Amiga é uma organização laica, mas que respeita, reconhece e apoia a extraordinária obra humanitária das Missões Católicas.

 

MAIO - 4/05/2012 - Contentor da Ajuda Amiga bloqueado em Bissau

 

O golpe de Estado realizado no passado dia 12/4/2012, originou a paralisação de todos os organismos do Estado, o que bloqueou o desalfandegamento do contentor da Ajuda Amiga, cujo processo tinha sido precisamente concluído nesse dia pela Embaixada Portuguesa, apenas era preciso retirar o contentor do cais para as instalações da Cooperação Portuguesa e proceder à sua abertura com o acompanhamento das respectivas autoridades.

 

A Ajuda Amiga vinha desde o dia 9/4/2012 a acompanhar em Bissau este processo, e todos os meios estavam prontos para fazerem chegar ao destino os bens enviados, mas o arrastar da situação e a instabilidade existente, acabou originar o seu regresso a Portugal a 25/4/2012 sem se conseguir resolver a situação.

 

Ficou implementado no terreno um plano alternativo, em que a coordenação da abertura do contentor e a sua distribuição na Cooperação Portuguesa ficou a cargo do nosso parceiro a ONG guineense AD, pelo que o Eng. Carlos Schwarz (Pepito), Director Executivo da AD, irá coordenar estas acções. Não será difícil pois as caixas levam uma faixa com uma cor diferente indicando os grandes destinos - AD, PASEG, Bissorã, Farim e Fundação Alexandre Furtado - e a sua distribuição será fácil.

 

Os parceiros da Ajuda Amiga e os Coordenadores de grupos de voluntários, estão informados e instruídos com as tarefas que têm que realizar.

 

A data de quando se poderá proceder à abertura e distribuição do contentor é uma incógnita, e o planeamento actual poderá eventualmente  ainda ser revisto, pois a situação continua a arrastar-se e a época das chuvas inicia-se a 15 de Maio (para chegar a Farim só através de estradas de terra batida).

 

Nos contactos efectuados em Bissau segundo o Comando Militar a Alfandega podia funcionar, mas a verdade é que não funcionava (apenas houve conhecimento de que um barco carregado com arroz conseguiu proceder à sua descarga e desalfandegamento), segundo outros só quando existisse governo é que iria funcionar, para outros estavam em greve e não iriam trabalhar enquanto não existisse indicação nesse sentido, etc., o estado paralisou na Guiné-Bissau.

 

Esta situação como é fácil de perceber coloca problemas gravíssimos de toda a ordem, e num  país como a Guiné-Bissau em que as carências são tantas, em que existem pessoas que morrem de fome, em que se morre frequentemente por falta de assistência médica, qualquer agravamento das suas condições tem um impacto enorme.

 

MARÇO - 24/03/2012 - Contentor da Ajuda Amiga

 

Chegou no dia 6/3/2012 o nosso contentor a Bissau, onde decorre agora o processo de desalfandegamento, ao cuidado da nossa Embaixada, através dos serviços da Cooperação Portuguesa, e no inicio de Abril será feita a sua abertura e distribuição.

 

Apresentamos a seguir a lista com os tipos de bens enviados nos últimos 3 anos.

 

Contentor – Caixas Enviados

2010

 %

2011

 %

2012

 

 %

Livros e Material Escolar

321

34,41%

531

54,07%

662

 

52,92%

Roupa e Calçado

417

44,69%

349

35,54%

426

 

34,05%

Mobiliário

40

4,29%

5

0,51%

123

 

9,83%

Equipamentos e Ferramentas

32

3,43%

12

1,22%

9

 

0,72%

Brinquedos

67

7,18%

76

7,74%

15

 

1,20%

Diversos

56

6,00%

9

0,92%

16

 

1,28%

Total de caixas

933

100,00%

982

100,00%

1.251

 

100,00%

 

Importa destacar dos números de 2012 o esforço continuado no apoio à educação, através do envio de livros, que este ano foram cerca de 35.000, superando os 25.000 enviados em 2011, no que se refere a roupa e calçado embora o número de caixas tenha sido superior a quantidade foi inferior pois as caixas eram muito mais pequenas quase 1/3 do tamanho das de 2011, dai o número total de caixas ser superior em 2012, na parte de mobiliário e equipamentos na sequência de um pedido do nosso parceiro a AD para a criação de uma maternidade no interior gerida por parteiras, foi enviado mobiliário hospitalar, seguiram igualmente para a AD 40 cadeiras com pequenas mesas de apoio acopladas para a criação de um auditório, o que originou o crescimento do envio deste tipo de equipamentos, os brinquedos angariados este ano foram poucos contrariamente ao que aconteceu nos anos anteriores, finalmente nos diversos é de referir o envio pela primeira vez algumas latas de leite em pó (poucas), que serão entregues no Centro de Recuperação das Crianças Subnutridas da Missão Católica de Bissorã, para crianças que sem estas ajudas não conseguirão sobreviver.

 

Ainda ficou roupa por enviar, dado a capacidade do contentor estar esgotada.

 

Relativamente aos destinos planeados para além dos já institucionalizados Bissorã, Farim e o nosso parceiro AD, foram encaminhados bens para o programa PASEG, a pedido da Embaixada/Cooperação Portuguesa em Bissau, o qual passou a ser outro dos principais destinatários dos bens enviados, assim em 2012 irão receber 225 caixas com livros, ou seja cerca de 1/3 das caixas de livros enviadas. O programa PASEG possui 35 professores portugueses que dão apoio às escolas, nomeadamente através da formação de professores.

 

A distribuição está prevista para Abril, esperando nós que a situação politica não origine dificuldades, sobre a mesma daremos depois mais noticias.

 

 

FEVEREIRO - 14/02/2012 - Campanha consignação de 0,5% do IRS à Ajuda Amiga

 

Convidamo-lo a fazer uma declaração de IRS solidária a favor da Ajuda Amiga,  assim na declaração de IRS, no quadro 9 reservado à consignação fiscal, basta colocar um "X" no campo das Pessoas Colectivas de Utilidade Publica e indicar o NIPC da Ajuda Amiga 508 617 910. Uma decisão simples e sem quaisquer encargos para o doador, mas que permitirá que 0,5% do imposto liquidado, seja destinado pelo Estado à Ajuda Amiga.

 

9

Consignação de 0,5% do Imposto (Lei nº 16/2001, de 22 de Junho)

Entidades Beneficiárias do IRS Consignado

NIPC

 

Instituições Religiosas – (art. 32, nº 4)

901

 

 508 617910

X

Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32, nº 6)

 

 

FEVEREIRO - 14/02/2012 - Envio do contentor de Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné-Bissau

 

14/2/02/2012 - Foto do contentor de 40 pés HC da Ajuda Amiga durante a fase de carregamento no armazém da Portline

 

A articulação das acções da Ajuda Amiga com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do IPAD, e da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, concretamente com a Cooperação Portuguesa, obrigou a fazer uma alteração na data prevista do envio do contentor, nada que prejudique ou altere os objectivos definidos, assim o nosso contentor seguirá a 20/2/2012, e tem chegada prevista para 05/03/2012. Trata-se como referimos anteriormente de um contentor de 40 pés HC, é o maior contentor que podemos enviar, tem as seguidas medidas internas são: comprimento 12,056m, largura 2,347m, altura 2,684m, e possui uma capacidade de 75,94494m3. 

 

A campanha lançada para recolha de fundos em 2011 permitiu angariar 2.366,00 euros até 31/12/2011, verba que irá ser utilizada neste projecto. Em 2012 foram igualmente recebidas algumas verbas, as quais irão ser incluídas na campanha de 2012 para apoiar o envio do próximo contentor em 2013.

 

Nos bens que irão seguir é de destacar o envio de cerca de 35.000 livros (660 caixas), o apoio ao ensino tem sido a nossa prioridade e felizmente o número de livros enviados tem vindo a crescer todos os anos.

1

Os nossos agradecimentos a todos os que de alguma forma apoiaram este projecto.

 

 

JANEIRO - 14/01/2012 - Assembleia Geral e Eleições na Ajuda Amiga

 

Mesa da Assembleia Geral - Beatriz Ginja, Fernando Pais e Humberto Roque

Mesa de Voto - José Carioca, Armando Pires e António Bernardes Tomada de Posse do Vice-Presidente António Ortet

Tomada de Posse do Presidente do Conselho Fiscal Helder Pereira

 

Decorreu no dia 14/2/2012 a Assembleia Geral para aprovação das contas da Ajuda Amiga, as quais foram aprovadas, a seguir elegeram-se os novos membros dos Órgãos Sociais para o Biénio de 2012/2013.

 

Caso queira aceder à lista com os membros agora eleitos, clique no botão da página "Quem Somos", e depois em "Órgãos Sociais".

 

5