Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2011

 

 

DEZEMBRO - 11/12/2011 - Apoie o envio do contentor de Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné-Bissau

 

Contentor de 40 pés HC enviado pela Ajuda Amiga em 2011

 

Em fins de Janeiro de 2012 irá seguir para a Guiné-Bissau, o contentor da Ajuda Amiga com ajuda humanitária e de apoio ao desenvolvimento.

 

É um projecto que se realiza todos os anos e permite enviar alguma ajuda, para um dos países mais pobres do mundo, que fala português, e no qual se vivem situações desumanas de carência extrema.

 

Os bens enchem já o contentor de 40 pés HC que vamos enviar, mas os custos do seu transporte exigem uma ajuda da parte dos nossos doadores, assim aqui fica o nosso apelo à sua ajuda.

 

As doações devem ser enviadas para a conta da Ajuda Amiga com o NIB:

 

0036 0133 99100025138 26

 

 

DEZEMBRO - 11/12/2011 - Votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo

 

A todos um Bom Natal e Ano Novo

A todos os seus associados, voluntários e amigos, a Ajuda Amiga envia os votos de um feliz Natal e um Bom Ano Novo

 

OUTUBRO - 22/10/2011 - Armazém Principal muda para novas instalações

 

22/10/2011 - Novo Armazém

22/10/2011 - Voluntários da Ajuda Amiga durante a mudança

 

Cerca de 30 toneladas de material mudaram no passado sábado dia 22/10/2011 do nosso Armazém Principal localizado na Unidade de Apoio da Área Militar Amadora Sintra do Exército, para um novo armazém localizado nessa Unidade.

Uma viatura do Exército, a carrinha do Carlos Rodrigues e até alguns carros, mais o esforço de 24 voluntários da Ajuda Amiga, que iniciaram a sua acção antes das 9h00 da manhã, e terminaram perto das 18h30, transportaram a quase totalidade do conteúdo do antigo armazém, ficou lá ainda uma última carga, mas o adiantado da hora e o desgaste pelo duro esforço realizado, já não permitiram concluir a tarefa, que fica para um dos próximos dias.

Este novo armazém permite ultrapassar alguns problemas logísticos que existiam, dado ter mais espaço. È possível agora concentrar aqui o armazenamento dos bens existentes nas Caldas da Rainha, os quais têm vindo a ser recolhidos e armazenados, pelo nossos voluntários ai sedeados, trata-se de cerca de 300 caixas com roupa e alguns livros.

Todas as 2ª feiras à tarde continuaremos nestas instalações da Amadora a nossa rotina de seleccionar, embalar e etiquetar, os bens a
distribuir, tendo presente o envio do nosso contentor em fins de Janeiro de 2012 para a Guiné-Bissau, e a deslocação de membros da
Ajuda Amiga em fins de Fevereiro (a expensas próprias nunca é demais dize-lo) para depois acompanharem a abertura do contentor e a sua distribuição.

Aproveitamos para destacar alguns dos bens já prontos para distribuir:

- Cerca de 30.000 livros a quase totalidade vai para as escolas da Guiné-Bissau, privilegiando as escolas do interior que funcionam sem livros, mas alguns irão também para bibliotecas em Portugal;
- Equipamento hospitalar para equipar unidades de saúde no interior da Guiné-Bissau: equipar uma Maternidade Comunitária criada por parteiras (Cacheu) em zona sem apoio de serviços de saúde, e melhorar o Hospital Regional de Farim;
- 1 Curso de costura e 2 máquinas de costura, para Escola de Costura da Missão Católica de Bissorã, que possui este curso, mas não possui uma máquina de costura;
- 8 Máquinas de escrever mecânicas, para escolas da Guiné-Bissau;
- Roupa, calçado e brinquedos;
- 40 cadeiras com mesinha de apoio para escrever para sala de formação da AD (Guiné-Bissau).
- CD´s de musica para crianças (Família Galaró) para distribuir pelo Natal nos bairros sociais em Portugal, e também na Guiné-Bissau pelas escola e infantários (que tenham condições para os usar) e pelas estações de rádio.

Aqui renovamos os nossos agradecimentos ao Exército Português, e em particular ao Comando da Unidade de Apoio da Área Militar Amadora Sintra, pelo empenho e colaboração prestadas, sabendo nós que foi necessário um esforço grande para libertar este espaço que agora nos cederam, pois a instalação do Hospital Militar de Campanha nesta Unidade, obrigou a mesma a ceder grande parte do espaço de armazenagem que possuía.

A mobilização conseguida para esta acção foi fundamental para o seu sucesso, e é sempre gratificante verificar que a palavra solidariedade ainda mobiliza muita gente, assim a todos os que ao longo do tempo têm contribuído para estas causas, a Ajuda Amiga em nome dos mais desfavorecidos presta-lhes aqui o seu agradecimento.

 

 

JUNHO - 16/06/2011 - Equipamento para o Infantário de Bijene

 

16/06/2011 - Momento da descarga em Bijene

 

Graças à colaboração da Associação Viver 100 Fronteiras, foi possível aproveitar o envio do seu contentor para fazer chegar estes bens à Missão Católica de Bijene, foram as ultimas peças de equipamento para o  infantário que ainda tínhamos em armazém, e que agora se juntaram às que a Ajuda Amiga já tinha enviado anteriormente, auxiliando assim na criação de um Infantário que irá beneficiar as crianças desta localidade. Bijene fica localizado junto à fronteira Norte, em que o péssimo estado dos últimos quilómetros da estrada, torna sempre difícil esta deslocação.

 

Aqui fica o nosso agradecimento à 100 Fronteiras, e um agradecimento especial à sua Presidente, Natália Cristina, por este seu esforço em ajudar a fazer chegar estes bens a Bijene.

 

 

MAIO - 28/05/2011 - Evento da Ajuda Amiga em Braga no dia 28 de Maio de 2011

 

No dia 28 de Maio de 2011 decorreu mais um evento da Ajuda Amiga, sob o tema do Voluntariado e sobre a acção da Ajuda Amiga

 

No Ano Europeu do Voluntariado, a Ajuda Amiga apresentou mais um evento sobre os seus  projectos de solidariedade em Portugal e na Guiné-Bissau, em que deu igualmente a conhecer a sua riqueza cultural e as áreas protegidas existentes naquele país africano nosso irmão.

 

O evento realizou-se no dia 28 de Maio, no Instituto Português da Juventude de Braga, sito na Rua Santa Margarida Nº 6 – 4710-306 Braga, com o seguinte programa:

        

 - O que é ser voluntário na Ajuda Amiga

 - Projecção do filme " Bemba di Vida" (O Celeiro da Vida) - entrada livre

 

O evento que contou com a presença e a intervenção da Vice-Presidente da Ajuda Amiga Cristina Ferreira,  e dos nossos membros Adrião Mateus e Rui Fernandes

 

Os nossos agradecimentos ao IPJ de Braga pela imediata adesão à iniciativa, e pela total colaboração e apoio que nos tem prestado, bem como a todos os que tornaram possível este evento, em especial ao Rui Fernandes pelo grande esforço desenvolvido.

 

 

MAIO - 15/05/2011 - A Ajuda Amiga presente na Feira do Livro de Coimbra

 

 

15/5/2011 - Coimbra - Pavilhão com a divulgação das actividades das Ajuda Amiga

 

A Ajuda Amiga esteve presente na Feira do Livro de Coimbra, graças à cedência de um espaço na Pavilhão da empresa José de Almeida Gomes, onde realizou uma pequena exposição divulgando a sua actividade, e onde além do envolvimento dos membros da Ajuda Amiga de Coimbra teve também o apoio do Infantário Bola Amarela.

 

Os nossos agradecimentos a todos os que estiveram envolvidos nesta iniciativa, em particular ao José Gomes pelo seu apoio.

 

 

ABRIL - 30/04/2011 - Assembleia Geral da Ajuda Amiga

 

 

30/4/2010 - Mesa da Assembleia-geral - Carlos Rodrigues, Fernando Pais, e Beatriz Ginja

 

Realizou-se no dia 30/4/2011 a Assembleia Geral da Ajuda Amiga, no Centro Cultural Franciscano, no Largo da Luz, nº 11, em Lisboa, onde foram aprovados o Relatório de Actividades de 2010, o Relatório Financeiro de 2010 e respectivo Parecer do Conselho Fiscal, além destes foi igualmente discutido e aprovado o Planeamento de Actividades e Orçamento para 2011 e 2012.

 

O Relatório de Actividades encontra-se disponível para consulta publica, na nossa página "Actividades".

 

Os nossos agradecimentos à Ordem Franciscana pela excelente colaboração e apoio que tem prestado à Ajuda Amiga.

 

 

ABRIL - 06/04/2011 - A Ajuda Amiga na Guiné-Bissau

 

         
Bissau - Cooperação Portuguesa - 22/3/2011 - Contentor da Ajuda Amiga - Abertura, descarga e carregamento em camionetas para os destinos de intervenção

 

   
 

Bissau - Cooperação Portuguesa - 22/03/2011 - Vídeo Parte I (clique na imagem) - Descarga do contentor

Bissau - Cooperação Portuguesa - 22/03/2011 - Vídeo Parte 2 (clique na imagem) - Conversa com a Irmã Marione da Missão Católica de Bigene Bissau - Cooperação Portuguesa - 22/03/2011 - Vídeo Parte 3 (clique na imagem) - Carregamento do camião para Farim  

 

Como habitualmente um grupo de membros da Ajuda Amiga deslocou-se à Guiné-Bissau (a expensas próprias), para acompanhar e assegurar o processo de abertura do contentor e distribuição dos bens.

 

A abertura do contentor foi realizada nas instalações da Embaixada Portuguesa em Bissau, concretamente na Cooperação Portuguesa, no âmbito do apoio que o Ministério dos Negócios Estrangeiros nos tem prestado através do IPAD,

 

Os bens seguiram basicamente para 4 grandes destinos: Bijene, Bissora, Farim, ONG AD, e um conjunto diversos de outras entidades e localidades, como ONG RA, PASEG, Quinhamel, Cacheu, Gabu, etc., etc.

 

Na colaboração prestada pela Ajuda Amiga, além de um apoio muito significativo em livros dado à ONG AD, que possui 18 escolas, é de destacar a colaboração com Bijene, Bissorã, e Farim através das Missões Católicas ali sedeadas, as quais beneficiaram de roupas e calçado para apoiar os Centros de Recuperação de Crianças Subnutridas, e de muitos livros para as escolas que estas Missões apoiam.

 

No caso concreto de Bissorã este ano em colaboração com a Missão Católica de Bissorã foi também possível fornecer livros para a 3ª classe de matemática e português, bem como dicionários para os professores das escolas de Blassar (1ª a 4ª), Bhongara (1ª a 4ª), Cassubá (1ª a 4ª), Combulé (1ª a 4ª), Dame (1ª a 6ª), Djaber (1ª a 6ª), Empamquinhame (Pré-primária a 6ª), Toma (1ª a 4ª), Intaté (1ª a 4ª), e e Ingoncoli (1ª a 4ª). Estas escolas funcionavam sem livros.

 

O projecto de envio e distribuição do contentor correu bem, com pequenos percalços, como avarias nas viaturas, mas estes projectos são sempre uma aventura, em que nada está garantido, a começar pela situação politico ou militar.

 

Apresentados algumas fotos e vídeos para ilustrarem um pouco a acção que a Ajuda Amiga desenvolveu no terreno.

 

     

 

 

 

 

Bissau - 24/03/2001 - Encontro de membros e voluntários da Ajuda Amiga ano ApartHotel Jordani Carlos Lobo o grande animador e organizador das deslocações Bijene - 24/03/2011 - Missão Católica de Bijene - Uma grande recepção aos membros da Ajuda Amiga Bijene - 24/03/2011 - Missão Católica de Bijene - Visita à Escola e Jardim Infantil Pequenos Amigos Bissau - 31/03/2011 - ONG AD - Workshop sobre o fabrico do  "Frigorifico Pote em Pote"

 

 

 

Bissorã - 25/03/2012 - Cantiga e dança de agradecimento de uma idosa de nome Tula, pelo cobertor que recebeu, apesar de ter muita dificuldade em andar Bissorã - 25/03/2011 - Distribuição aos antigos combates beneficiou 115 antigos combatentes Bissorã - 25/03/2011 - Vídeo Parte I (clique na imagem) - Distribuição aos antigos combates - Inscrição Bissorã - 25/03/2011 - Vídeo Parte 2 (clique na imagem) - Distribuição aos antigos combates - Distribuição Bissorã - 25/03/2011 - Vídeo Parte 3 (clique na imagem) - Distribuição aos antigos combates - Agradecimento

 

Bissorã - 23/03/2011 - Escola Carlos Kolbert Mendonça - distribuição de material escolar Missirã - 29/03/2011- Distribuição de dicionários e livros à Escola de Nova Missirã Bissorã - 29/03/2011 - Jair um  excelente aluno, que pelo talento que demonstrou ganhou uma bola para poder desenvolver o mesmo Bissorã -30/03/2011 - Grupo de jovens  de Bissorã, com camisola da Académica distribuídas em 2009

 

Bissorã - 28/03/2011 -  Escola Silvano Rodrigues - Distribuição de dicionários aos professores. Nesta escola como na maioria das escolas da Guiné-Bissau, não existem livros, e a solução habitual é o professor escrever no quadro e os alunos copiarem para o caderno Bissorã - 28/03/2011 -  Escola Silvano Rodrigues - Nesta escola como na maioria das escolas da Guiné-Bissau, não existem livros, e a solução habitual é o professor escrever no quadro e os alunos copiarem para o caderno Bissorã - 28/03/2011 -  Escola Silvano Rodrigues - Um quadro escolar, umas secretarias, uma sala construída com ramos de palmeira, são os elementos base desta sala de aulas. Bissorã - 28/03/2011 - Vídeo - Escola Silvano Rodrigues - Conversando com os professores sobre as necessidades das escolas

 

 

Sormone - 29/03/2011 - Escola Comunitária AFAS - Associação de Filhos e Amigos de Sormone - Entrega de livros da 4ª e 5ª classe classe aos alunos Sormone - 29/03/2011 - Escola Comunitária AFAS - Associação de Filhos e Amigos de Sormone - Conversando com o professor da 5ª classe sobre os livros Sormone - 29/03/2011 - Escola Comunitária AFAS - Associação de Filhos e Amigos de Sormone - Conversando com o professor da 4º classe sobre os livros Sormone - 29/03/2011 - Elementos da equipa feminina de futebol da Escola AFAS, com equipamento e bola doada pela Ajuda Amiga Sormone - 29/03/2011 - Vídeo - Escola Comunitária AFAS - Agradecimento

 

 
Bissorã - 30/3/03/2011 - Distribuição de livros para o pré-escolar no Infantário da ADPP Bissorã - 29/03/2011 - Vídeo Parte 1 (clique na imagem) - Entrega de livros no Infantário da ADPP. Infantário com 180 crianças, mas sem brinquedos. Bissorã - 29/03/2011 - Vídeo Parte 2 (clique na imagem) - Entrega de bolas no Infantário da ADPP  

 

Aqui fica o nosso agradecimento e o dos guineenses, por esta ajuda que envolveu muita gente e muitos apoios.

 

 

FEVEREIRO - 25/02/2011 - Doação de 5.000 euros ao Hospital de Cumura na Guiné-Bissau

 

25-02-2011 - Lisboa - Centro Cultural Franciscano - Frei Victor Henriques recebe do do nosso Vice-Presidente Carlos Silva, o cheque com o donativo de 5.000 euros para o Hospital de Cumera

 

Aproveitando a vinda do Frei Victor Henriques a Portugal a Ajuda Amiga entregou no dia 25-02-2010 um cheque com um donativo de 5.000 euros para a compra de medicamentos para o Hospital de Cumura, na Guiné-Bissau.

 

Esta entrega insere-se no apoio que a Ajuda Amiga tem dado aquele Hospital, no qual o Frei Victor Henriques, é médico e director clínico.

 

Os contentores que são enviados pela Ajuda Amiga levam sempre, equipamentos, materiais, etc., para prestar apoio a este Hospital, que está ligado à Missão Católica de Cumura, e que desempenha um trabalho exemplar no tratamento de doentes com sida, lepra e tuberculose, além de outros serviços que presta, como maternidade, consultas externas, etc.

 

O donativo em dinheiro agora atribuído, é feito em resposta ao pedido do Frei Victor, dado os problemas existentes em assegurar medicamentos para os doentes, e todos sabemos quais as consequências gravíssimas quando se criam vírus resistentes aos medicamentes, pelo facto de os tratamentos não serem feitos até ao fim, e isto origina não só uma proliferação de problemas na Guiné-Bissau, mas em toda a humanidade.

 

Aqui fica o agradecimento do Frei Victor, da Ordem Franciscana, e da Ajuda Amiga, a todos os que se empenharam neste projecto, em particular ao nosso dirigente Adrião Mateus, pela dinâmica que imprimiu a esta angariação de fundos.

 

FEVEREIRO - 07/02/2011 - Contentor com Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné

 

Camarate 26/1/2011 - Instalações da Portline Logistica - Contentor da Ajuda Amiga pronto para iniciar a sua viagem para Bissau

 

Após um trabalho árduo, de angariação, recolha, selecção, embalamento, etiquetagem, listagem, carregar, descarregar, transportar, etc., que envolveu muitos membros e voluntários da Ajuda Amiga, e do qual resultaram 983 caixas, que seguiram no contentor da Ajuda Amiga, que partiu de Setúbal para Bissau no dia 7/2/2011, tendo neste momento uma chegada prevista a 18 de Fevereiro, e um desalfandegamento a 22 de Março.

 

Dirigentes e membros da Ajuda Amiga irão deslocar-se (a expensas próprias) como habitualmente para acompanhar a descarga e distribuição do contentor na Guiné-Bissau.

 

Neste trabalho que envolveu muita gente e muitos apoios, queremos dar um agradecimento aos nossos parceiros, que nos ajudaram a levar em frente este acto de solidariedade: a Humana, a Flor Amiga, o MIL, Conferência de São Vicente de Paulo.

 

JANEIRO - 15/01/2011 - Evento em Coimbra sobre o voluntariado na Ajuda Amiga, o combate à pobreza, e a defesa da biodiversidade

 

    

Ajude-nos a Ajudar

 

No Ano Europeu do Voluntariado e a Ajuda Amiga apresentou os seus  projectos de solidariedade em Portugal e na Guiné-Bissau, num evento em que deu a conhecer a riqueza cultural e natural daquele país africano.

 

O evento “ Ajuda-nos a Ajudar" foi realizado no dia 15 de Janeiro, no Instituto Português da Juventude em Coimbra Instituto Português da Juventude, na Rua Pedro Monteiro 73, Coimbra – 3000-329 Coimbra, pelas 15 horas, com o seguinte programa:

        

 - O que é ser voluntário na Ajuda Amiga

 - Projecção do filme " Bemba di Vida" ( O Celeiro da Vida) no Auditório do Instituto Português da Juventude em Coimbra ( Rua Pedro Monteiro, 73 - Coimbra) - entrada livre

 - Tertúlia com Eng. Técnico Agrário António Estácio

 - Exposição de fotografias, pintura, artesanato e livros.

 

Os nossos agradecimentos ao IPJ de Coimbra pela colaboração e apoio prestado à realização deste evento.

 

 

5