Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2010

 

DEZEMBRO - 28/12/2010 - Entrega de caixas de costura pela Flor Amiga

 

Caixas de costura para o curso de costureiras

 

Sempre imbuídas de um grande espírito humanitário e de solidariedade, a nossa parceira Flor Amiga, sedeada em Portimão,  entregou-nos através da sua Vice-Presidente Ana Bárbara 27 caixas de costura, já anteriormente a sua Presidente Ana Castro já nos tinha entregue algumas bens para a Guiné-Bissau, nomeadamente caixas de roupa para criança.

 

A Flor Amiga é uma IPSS, e a Ajuda Amiga uma ONGD mas temos muitas coisas em comum e ambas as associações funcionam apenas com voluntários.

 

Feitas com muito amor e carinho, as caixas de costura são uma obra de arte, o  e a flor colocada em cada uma irá lembrar a Flor Amiga, e nós quando as entregarmos não nos esqueceremos de explicar a sua origem e significado.


Estes donativos serão entregues numa Missão Católica, pois é ali que são dados cursos de costura para senhoras, e são apoiadas as crianças subnutridas.
 

DEZEMBRO - 23/12/2010 - Amici di Bissau

 

Solidariedade dos Amici di Bissau

 

A Associação italiana Amici di Bissau, teve a gentileza de publicar no seu site uma referência à acção da Ajuda Amiga na Guiné-Bissau, trata-se de uma Associação em que existe um objectivo comum com a Ajuda Amiga, o apoio à obra da Missão Católica em Bijene. O apoio às crianças de Bijene é um projecto que nos une, e por isso temos também acompanhado a sua acção, da qual ressalta o envio de um contentor em 2009 para aquela localidade e a sua deslocação ao local, tarefa difícil principalmente porque os últimos 10 kms de estrada são péssimos, mas as imagens dos links que apresentamos a seguir, contam melhor esta aventura, e mostram que são mesmo "amici" com um grande espírito humanitário e de solidariedade.

 

http://www.facebook.com/album.php?aid=9215&id=1716918628&l=de24c80811

http://amicidibissau.jimdo.com/

 

 

DEZEMBRO - 23/12/2010 - Sucesso da Campanha de Natal em apoio às Crianças de Bijene

 

Solidariedade com as crianças de Bijena

 

A campanha de Natal que a Ajuda Amiga lançou a favor das crianças de Bijene foi um êxito, e já foram entregues à Missão Católica de Bijene 600 euros para esta fazer uma pequena festa e oferecer uma refeição nesta época festiva.

 

Foi com grande satisfação que nesta iniciativa tivemos a colaboração da Creche Universo Imaginário e do Jardim de Infância Nova Bola Amarela, que com um grande espírito de solidariedade e de forma empenhada  procuraram dar todo o apoio possível a esta campanha, e manifestaram o desejo de a levar mais longe, estando já neste momento a decorrerem contactos para a sua deslocação a Bijene.

 

A poetisa Regina Gouveia, que já tinha comunicado à Ajuda Amiga que 60% dos direitos de autor do livro "Ciências para meninos em poemas pequeninos", iriam reverter para um projecto da Ajuda Amiga, solidarizou-se também com este projecto, escolhendo-o como o destino de um adiantamento que fez das verbas de direito de autor que irá receber.

 

DEZEMBRO - 18/12/2010 - Festa de Natal das crianças do Bairro Social dos Navegadores

 

Solidariedade com as crianças dos Bairros Sociais

 

No passado dia 18/12/2010 foi realizada uma pequena festa de Natal para as crianças do Bairro Social dos Navegadores em Porto Salvo, com a oferta de um lanche, brinquedos e livros. A Ajuda Amiga ofereceu 300 brinquedos e 300 livros no âmbito da colaboração que existe entre a Ajuda Amiga e a Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores. Tratou-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Porto Salvo, e foi uma acção que além de envolver a Associação do Bairro, teve também o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Ajuda Amiga.
 

DEZEMBRO - 03/12/2010 - Entrega de livros pela Humana

 

Chegada de caixas com livros ao armazém da Ajuda Amiga na Amadora

 

No âmbito do acordo de colaboração celebrado com a Associação Humana foram entregues à Ajuda Amiga 23 paletes com cerca de 60.000 livros. Existe agora um trabalho de selecção e organização a fazer, aproveitando o que pode ser aproveitado, e encaminhando os livros seleccionados para os locais mais adequados.

 

A Humana faz parte de uma organização internacional designada por "People to People", que também está instalada em na Guiné-Bissau, concretamente na zona do Òio (Bissorã, Mansoa, Mansabá, e Farim), com a designação de ADPP - Acção para o Desenvolvimento People to People, tendo a sua sede em Bissorã, nela recebe alunos de todas as partes da Guiné-Bissau, garantindo dormida e alimentação, são vários os cursos profissionais que oferece, comercio, informática, construção civil, etc., mas a sua área mais forte são os cursos para jovens agricultores.

 

A Ajuda Amiga tem sempre apoiado a ADPP quer com formação, plantas, livros, etc., e parte dos livros agora recebidos serão encaminhados para a biblioteca que recentemente construiu, infelizmente são poucos os livros técnicos que temos angariado.

 

 

NOVEMBRO - 26/11/2010 - Projecto Bijene - Campanha de Natal para uma refeição para as crianças

 

Solidariedade com as crianças de Bijene

 

Repetindo a Campanha de angariação de fundos de 2009 que levou no Natal desse ano uma refeição e um  balão até às crianças de Bijene, apesar de ser uma pequena contribuição, foi grande a alegria que levou até à remota Missão de Bijene, local de difícil acesso junto à fronteira norte da Guiné-Bissau, onde o Padre Ivo e as Irmãs que ali estão, levam um pouco de ajuda até às crianças.

 

Os donativos podem ser enviados para conta da Ajuda Amiga com o NIB 0036 0133 99100025138 26

 

Agradecemos que nos envie um e-mail informando do destino que quer dar ao seu donativo.

 

A melhoria das instalações da Missão com a criação de um Infantário, é um projecto que conta com a colaboração da Ajuda Amiga,  e no próximo contentor irão seguir mais mobílias, brinquedos, calçado, roupas, loiças, que se irão juntar-se aos enviados no inicio deste ano.

 

 

NOVEMBRO - 06/11/2010 - Distribuição de ajuda aos idosos

 

   

Bens distribuídos aos idosos

 

     

Membros da Ajuda Amiga deram uma ajuda na distribuição feita pela Associação dos Moradores do Bairro das Descobertas

 

No passado dia 6/11/2010, no âmbito da colaboração estabelecida entre a Ajuda Amiga e a Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores, foi realizada numa acção de apoio aos idosos mais desfavorecidos neste bairro social.

 

Estas acções têm sido possíveis graças ao apoio que a Ajuda Amiga tem tido, nomeadamente da Junta de Freguesia de Montelavar, o qual neste caso foi de 500 kgs de arroz, 100 kgs de manteiga e 600 pacotes de papa liquida Cerelac, e que a Ajuda Ajuda distribuiu entre os mais desfavorecidos, dando desta vez apoio aos mais idosos, e aos voluntários carenciados que trabalham com a Ajuda Amiga, os quais com o seu esforço e solidariedade têm contribuído para ajudar outros carenciados, em Portugal e na Guiné-Bissau.

 

Importa aqui salientar que o espírito e objectivos que presidem à Ajuda Amiga como ONGD, são mais alargados do que o apoio humanitário aos mais carenciados, eles visam uma mudança de cultura, de valores, de atitudes, de apoio à educação, à valorização profissional,  em súmula a criação de cidadãos bem formados, empenhados no bem comum e no desenvolvimento, esse é o trabalho mais difícil, e menos mediático.

 

Os nossos agradecimentos à Junta de Freguesia de Montelavar e a todos os voluntários, e o nosso reconhecimento pelo seu espírito humanitário e de solidariedade sem fronteiras.

 

 

OUTUBRO - 27/10/2010 - Jantar de Solidariedade e Confraternização dia 10/12/2010

 

A Tabanca dos Melros e a Tabanca Pequena realizam jantar de Solidariedade e Confraternização

 

A Ajuda Amiga associa-se e apoia o jantar de Solidariedade e de Confraternização que vai ser realizado por iniciativa de dois movimentos de antigos combatentes, a Tabanca dos Melros e a Tabanca Pequena, no próximo dia 10/12/2010, pelas 20h00 na Quinta dos Choupas - Choupal dos Melros, na Rua das Cabanas em  Fânzeres Gondomar.

 

O preço do jantar é de 25 € por pessoa dos quais 5 € revertem para um fim social, e as crianças pagam metade.

 

Inscrições até ao dia 8/12/2010 para Carlos Silva tel. 966 651 820, e-mail carsilva.advogado@sapo.pt, ou Álvaro Basto 965 031 310 e-mail tabancapequena@gmail.com

 

Clicando na imagem do cartaz que apresentamos podem ser obtidas mais informações.

 

Convidamos todos a fazerem uma visita aos blogs destes movimentos  - http://tabancadosmelros.blogspot.com e http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com, para conhecerem o espírito de solidariedade, de camaradagem e de confraternização que preside à sua acção. Tratam-se de movimentos semelhantes ao que esteve na génese da criação da Ajuda Amiga, e com os quais mantemos uma relação de amizade e colaboração, nomeadamente através do nosso Vice-Presidente Carlos Silva.

 

 

OUTUBRO - 06/10/2010 - A Ajuda Amiga no combate à pobreza, à exclusão social e na defesa da biodiversidade

 

   

Combate à pobreza, à exclusão social e defesa da biodiversidade

 

No Ano Internacional da Biodiversidade e no Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social a ONGD Ajuda Amiga associou-se à iniciativa de mobilização e sensibilização da sociedade portuguesa para a problemática da pobreza, da exclusão social, e da biodiversidade, realizando dois eventos no dia 6/10/2010, os quais apresentamos a seguir:

 

Oeiras - Evento "Biodiversidade e Combate à Pobreza"

 

A pintura de Luís Amaro e peças do artesanato guineense, como este dançarino bijagó, chamaram a atenção dos visitantes, e complementaram a projecção do filme

 

Realizou-se no dia 6 de Outubro na Biblioteca Municipal de Oeiras uma exposição de quadros, e esculturas, a projecção do filme "Bemba di Vida" (O Celeiro da Vida) às 15H45, e a recolha de livros no local

  

O evento decorreu com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, na Biblioteca Municipal de Oeiras, situada na Avenida Francisco Sá Carneiro, Urbanização Moinho das Antas, nº 17, em Oeiras.

 

O filme "Bemba di vida", sobre as áreas protegidas da Guiné-Bissau, foi projectado no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, ao qual se seguiu uma tertúlia sobre os desafios que enfrenta a sociedade portuguesa e guineense, e as experiências a retirar do passado.

 

Os livros recolhidos foram juntar-se aos já existentes nos nossos armazéns na Amadora, e serão enviados por contentor para a Guiné-Bissau em Janeiro de 2011, nele seguem também outros bens como equipamento hospitalar, computadores, unidades de compostagem, cobertores, roupa, calçado, brinquedos, etc.

 

Deixamos aqui os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Oeiras,  e à Biblioteca Municipal de Oeiras, pela colaboração prestada, e um agradecimento especial ao pintor José Luís Amaro pela presença dos seus quadros na exposição, o que nos permitiu abrilhantar o evento.  

 

Lisboa - Evento "Conservação da Biodiversidade para manter o Pão dos Guineenses"

 

Foi muito concorrido a projecção do filme "Bemba di Vida" (O Celeiro da Vida), tendo contado com a presença do padre Melicias, ao qual se seguiu uma tertúlia conduzida pelo Engº. Técnico Agrário António Estácio, em que se fez a analise do filme. 

 

O evento ocorreu no dia 6 de Outubro pelas 21h15 no Centro Cultural Franciscano, situado no Largo da Luz, 11, em Lisboa.

 

Deixamos aqui o nosso agradecimento ao Centro Cultural Franciscano pela colaboração prestada, e em particular ao padre João Lourenço pelo empenho colocado na realização deste evento, e que serviu também para consolidar a colaboração existente na realização de objectivos humanitários e de apoio ao desenvolvimento que nos são comuns, e por ultimo queremos deixar de dar um agradecimento muito especial ao Eng. Estácio, pela sua disponibilidade e dedicação a estes temas que o tocam profundamente.

 

SETEMBRO - 13/09/2010 - A ambulância de Bijene vai voltar a funcionar

 

Ambulância de Bijene aguardando por reparação e a nossa amiga Natália entregando o triângulo de suspensão ao padre Ivo.

 

O padre Ivo da Missão Católica de Bijene, levou ontem dia 12/9/2010, de Bissau para Bijene o triângulo da suspensão que a Ajuda Amiga se tem empenhado em fornecer para a ambulância de Bijene, e que finalmente chegou ao seu destino, graças à preciosa colaboração da Associação Humanitária "Viver 100 Fronteiras", sedeada em Santa Maria da Feira, que assegurou o seu transporte, mas também é de salientar a prestimosa colaboração da sua Presidente Natália Oliveira, que se empenhou não só em garantir a chegada ao seu destino, mas também em encontra-la no mercado.

 

É uma pequena acção de ajuda, mas que tem um grande impacto local, e que demonstra como a colaboração entre Associações pode ajudar a ultrapassar as dificuldades.

 

AGOSTO - 1/08/2010 - Um livro solidário - doação de 60% dos direitos de autor

 

Poetiza Regina Gouveia

 

A poetisa Regina Gouveia, que já em Maio de 2009 tinha assumido o compromisso de doar à Ajuda Amiga, 15% dos direitos de autor do seu livro "Ciências para meninos em poemas pequeninos", agora decidiu que seria 60% a verba que irá reverter a favor da Ajuda Amiga.

 

Um livro que é uma prenda para quem o recebe, e outra  para as crianças da Guiné-Bissau

 

Conforme desejo da autora, as verbas originadas por esta doação serão destinadas a ajudar as crianças da Guiné-Bissau, através de  um dos projectos que a Ajuda Amiga está a apoiar, e que a autora seleccionará posteriormente.

 

Deixamos aqui um dos poemas do livro, e o convite à sua compra, o qual está à venda nas livrarias da FNAC, Leitura, Bulhosa e Bertrand,

 

Silêncio cósmico

 

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar as dores do mundo.

 

Regina Gouveia

 

Em nome das crianças da Guiné-Bissau, aqui fica mais uma vez o muito obrigado, por este gesto de solidariedade.

 

 

AGOSTO - 1/08/2010 - Domingos Manfande e a Ajuda Amiga na Imprensa Regional

 

1/8/2010 - Voz de Paço de Arcos - Noticia sobre a amizade e solidariedade para com o Domingos Manfande, e as actividades da Ajuda Amiga. A 23/5/2010 - Diário de Coimbra - Noticia sobre o tratamento do Domingos Manfande

 

A amizade e a solidariedade salvaram o antigo combatente africano, Domingos Manfande, da cegueira iminente (bastavam mais 6 meses para ficar totalmente cego), foi um acto em que antigos camaradas, amigos e pessoas que apenas o conheceram através da história que lhes foi contada se solidarizaram, e se mobilizaram para o ajudar, num gesto de solidariedade que a Ajuda Amiga apoiou e coordenou, e que a imprensa local deu voz a esta nossa acção.

 

O Domingos já regressou à Guiné-Bissau feliz por voltar a ver, feliz por poder voltar à família, feliz por ter tantos amigos, feliz por poder voltar a trabalhar.

 

Foi uma viagem fantástica da qual levou muitas historias para contar, foi quase como um renascer pois já tinha perdido a esperança, foi a alegria de encontrar tantos amigos, foi o descobrir um mundo novo com coisas que o deixaram deslumbrado.

 

Aqui fica mais uma vez o seu muito obrigado, para todos ele envia um grande abraço, e pede que quando o forem à Guiné não deixem de o ir visitar a Bissorã, a sua casa fica no Bar Claiefanta, no centro da cidade, quase em frente da casa do Presidente da Câmara, antiga casa do Administrador, aqui fica também o seu número de telefone 00245 6264140.

 

 

JULHO - 30/07/2010 - Noticia da Festa das Crianças de Bijene, patrocinada pela Ajuda Amiga

 

9/4/2010 - Mensagem das Crianças de Bijene - "A nossa mão verde, como a esperança por um futuro melhor."

 

As comunicações por correio não são fáceis com a Guiné-Bissau, em particular Bijene, pelo que só agora conseguimos publicar, as noticias que nos foram enviadas sobre a festa da Páscoa, oferecida às crianças da Missão Católica de Bijene, pela Ajuda Amiga.

 

A Ajuda Amiga ofereceu a verba de 600 € para a concretização da festa da Páscoa. Já em 2009 tínhamos também feito uma doação semelhante para a realização da festa do Natal.

 

Em 2010 além da doação em dinheiro para a festa, que se concretizou numa refeição para as crianças, a Ajuda Amiga enviou também mobiliário para o Infantário e para a Escola, e vestuário, calçado e brinquedos para as crianças.  O contentor de 40" HC, apesar de ser o de maior capacidade que foi possível enviar, não conseguiu levar todos os donativos que queríamos fazer chegar a Bijene, mas chegarão no próximo contentor que iremos enviar no início de 2011.

 

O conteúdo das cartas que nos foram enviadas em 2010, foi o seguinte:

 

Carta dos Professores

Bijene, 9/4/2010

Queridos irmãos e amigos da Associação Ajuda Amiga.

Nós professores também gostaríamos de agradecer a vossa ajuda aos nossos alunos que os tem deixado bastante felizes, e a nós também, porque os consideramos como nossos próprios filhos.

O vosso gesto de fé e de generosidade nos faz acreditar cada vez mais, que juntos podemos fazer coisas bonitas e pessoas felizes.

Que Deus abençoe cada um de vocês e toda a vossa família.

Correia Maucal, Amélia Ainance, Marcelino Camará, Sábado Nanque, Mali Mané, Sutió Camará, Amido Samanco, Sene na Quema

 

Carta dos Alunos

Bijene 9/4/2010

"Deus ama quem dá com alegria"

Queridos amigos da Associação Ajuda Amiga, é com alegria que queremos agradecer a vossa grande ajuda, que nos fez tão felizes pela ocasião do Natal e agora pela Páscoa, fizemos a nossa festinha da Páscoa e todos ganhamos brinquedos, assim agradecemos aos vossos corações solidários para com os mais pobres e necessitados.

Escrevem em nome de todos:

Pré-Escolar: Edna Mané, Maio Quade, Fatumata Djara Djaló

1ª Classe: Bocabo Mário Tchudá, Fernando Júlio Bessa, Imala Bitam

2ª Classe: Augusta N´tchama, Znaida Ione, Banito

3ª Classe Pedro Djimalis

4ª Classe Mauricio Mané

 

Nota: Uma das crianças do infantário colocou a impressão da sua mão na carta, e junto com ela veio a mensagem que reproduzimos no inicio.

 

É sempre com grande prazer e alegria que recebemos estas cartas, pois enchem a nossa alma com uma riqueza muito grande, a satisfação de termos conseguido levar um pouco de esperança e alegria, a quem perdido num mundo onde quase nada existe, um dia lhe chega uma lembrança de longe, dizendo-lhe que existem pessoas que pensam neles.

 

Bijene fica no norte da Guiné-Bissau, perto da fronteira com o Senegal,  o seu acesso é muito difícil dado o mau estado da estrada, é por este e por outro motivos que o contentor da Ajuda Amiga é enviado na altura da época seca, pois na época das chuvas a estrada fica intransitável.  Face à falta de Instituições Estatais, a Igreja Católica é um dos principais suportes da comunidade local.

 

 

JULHO - 22/07/2010 - Reunião entre a ONG guineense AD e a ONGD Ajuda Amiga

 

21/7/2010 - Oeiras - Direcção da Ajuda Amiga Dra. Cristina Ferreira, Dr. Carlos Fortunato e Dr. Carlos Silva, e da AD Eng. Carlos Schwarz e Enga. Isabel Levy

 

No dia 21 de Julho realizou-se mais uma reunião da Direcção da ONGD Ajuda Amiga e do Director Executivo da AD e da Responsável pelas Escolas EVA dirigentes da sua parceira guineense ONG AD - Acção para o Desenvolvimento, tendo em vista estabelecermos a estratégia para a nossa acção conjunta para 2011.

 

Existiram ainda as seguintes visitas e reuniões conjuntas: uma visita ao nosso armazém na Amadora, uma reunião na Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros com a Directora da Escola e a Responsável pela Biblioteca, respectivamente Dra. Maria de Deus Torres, e Dra. Paula Ferraz, tendo em vista a continuação em 2011 do Projecto Comunicar, e uma visita à Biblioteca Infantil da Câmara Municipal de Oeiras,  tendo em vista a criação de um espaço semelhante na AD, e recolha de ideias para o Projecto do ensino no Pré-Primário.

 

 

JULHO - 3/07/2010 - Ajuda Amiga no Facebook

 

 

 

  Clique na imagem para aceder à página do facebook da Ajuda Amiga  

 

A Ajuda Amiga está a fazer amigos no Facebook, dando assim a entrada no mundo das redes sociais, como um meio de divulgar os nossos objectivos, e as nossas actividades, potenciando uma maior mobilização de recursos para os nossos projectos humanitários e de apoio ao desenvolvimento.

 

 

JUNHO - 3/06/2010 - Solidariedade salva antigo combatente da cegueira

 

17/5/2010 - Aeroporto de Lisboa - Chegada do Domingos Manfande 19/5/2010 - Centro de Saúde de Cantanhede - Consulta de Oftalmologia 29/5/2010 - Almoço da CCaç 13, à qual o Domingos Manfande pertenceu, e que desta vez contou com a sua presença

 

A amizade e a solidariedade salvaram o antigo combatente africano, Domingos Manfande, da cegueira iminente (bastavam mais 6 meses para ficar totalmente cego).

 

O Domingos Manfande já foi operado a ambos os olhos, correu tudo bem, mas está  ainda em fase de recuperação, pois a operação foi apenas feita no passado dia 20/5 (cataratas e miopia, tinha 19 dioptrias), as melhoras são evidentes, e embora um dos olhos tenha já pouca recuperação face ao avançado da doença, no outro a expectativa é de passar dos cerca de 3% de visão, para 40%.

 

A Ajuda Amiga teve neste caso um papel de facilitador e coordenador desta ajuda, e embora o Domingos tenha recorrido aos serviços de saúde prestados na Guiné-Bissau, e ao apoio prestado ao abrigo da cooperação na área da saúde entre Portugal e a Guiné-Bissau, sem a ajuda dos camaradas e amigos, que conseguiram apoio de especialistas, que lhe garantiram a logística, que trataram da burocracia, que angariaram os meios financeiros para pagar a viagem de Bissau para Lisboa, etc., nada seria possível, e a cegueira seria certa.

 

Foi um esforço de muitos amigos e entidades, destacar algumas é sempre injusto porque todos foram fundamentais para este sucesso, mas não podemos deixar de referir o esforço do José Gomes, que entre outras acções importantes disponibilizou a sua casa para recebe-lo durante o tempo que fosse necessário, e destacar também o apoio de instituições como o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, quer ao nível da Administração, quer da equipa médica e cirúrgica, e restantes elementos, e ainda da empresa Bausch & Lomb que doou lentes e outro material.

 

A todos o Domingos Manfande envia o seu muito obrigado, e é com grande alegria que diz que agora já voltou a ver, e que Portugal é muito bom, realmente para quem desesperava pela sua vida e vivia num mundo onde as coisas mais básicas não existem, foi uma mudança radical. O seu regresso está planeado para o dia 26/6.

 

Infelizmente na Guiné-Bissau a saúde como outras áreas está numa situação crítica, e é com frequência nos chegam noticias dos mais variados dramas, a Inês Tenero que colaborou na realização do nosso Projecto Comunicar, e que regressou à dias de Bissau, apesar de encantada com a hospitalidade do povo guineense, contou-nos mais uma história chocante,  a de uma senhora que faleceu porque não havia insulina em Bissau …

 

23/5/2010 - Diário de Coimbra - Noticia sobre o tratamento do Domingos Manfande

 

 

JUNHO - 1/06/2010 - Números Simétricos oferece cerca de 10.000 livros escolares

 

1/6/2010 - Voluntários durante o carregamento das caixas com livros no armazém dos Números Simétricos - Joaquim Lopes (Ass. Bairro Navegadores), Sr. António Nunes (funcionário dos Números Simétricos), Paulino Vieira Almeida, Claudino Pedrónio (ambos da Ass. Bairro dos Navegadores), e Ricardo Fortunato (voluntário da Ajuda AMiga). Na foto à direita o Claudino Pedrónio

 

A empresa Números Simétricos, Lda., com loja aberta na Rua de Benfica, 333-B em Lisboa, fez uma importante oferta de livros escolares para a Guiné-Bissau, 170 caixas com cerca de 10.000 livros escolares novos, que desactualizados perante os actuais programas escolares em Portugal, são um elemento precioso para os alunos e professores da Guiné-Bissau, que têm que desenvolver as suas actividades escolares sem disporem de livros.

 

Aqui fica o nosso muito obrigado por esta importante doação aos Números Simétricos, em particular ao seu proprietário o Sr. António Nunes, e também ao nosso parceiro a Associação do Bairro dos Navegadores, pela ajuda dada nesta acção.

 

21/5/2010 - Reunião na Sede da Associação dos Moradores do Bairro dos Navegadores - Carlos Silva (Vice-Presidente da AA para a Logistica), Hermano Spencer (Presidente da Mesa da Assembleia do AMBN), Claudino Pedrónio (Tesoureiro da AMBN), Joaquim Lopes Tavares (Presidente da AMBN) e Carlos Fortunato (Presidente da AA)

 

Aproveitamos a oportunidade para salientar a colaboração e a ajuda mútua que tem sido estabelecida entre a Ajuda Amiga e a Associação dos Moradores do Bairro dos Navegadores, que apoiou esta acção de forma solidária (nada reverteu a favor do Bairro),  mostrando que mesmo pessoas de um Bairro Social com muitas dificuldades e a necessitarem de apoio, também elas estão disponíveis para darem o  seu contributo para ajudar os outros, e a sua ajuda foi preciosa no carregamento e descarregamento das caixas com livros,

 

 

MAIO - 20/05/2010 - Eleições dos Órgãos Sociais para o Biénio 2010/2011

 

20/5/2010 - Votação - Na foto Cristina, Beatriz e Fernando Pais

 

A Ajuda Amiga passou a ter novos Órgãos Sociais, a partir do dia 20/5/2010, foi com grande satisfação que se verificou a entrada de novos elementos, em particular pela presença de dirigentes mais jovens, e também pela presença feminina, o que sem dúvida vem dar mais força à Ajuda Amiga. Na foto estão alguns desses elementos a Cristina Ferreira (licenciada em gestão) que faz parte da Direcção, como Vice-Presidente para a Gestão, a Beatriz Ginja (licenciada) que desempenha a função de Secretária da Mesa da Assembleia-geral e o Fernando Pais (Juiz) e Presidente da Mesa da Assembleia-geral.

 

A lista com todos os membros dos Órgãos Sociais pode ser consultada na página "Quem Somos".

 

 

MAIO - 10/05/2010 - Distribuição de ajuda no Bairro Social dos Navegadores em Talaíde

 

A Maria Teodora conhecida entre os seus vizinhos como "uma pessoa que gosta de ajudar os outros", foi a nossa "Coordenadora" 5 kgs de arroz a cada um Os mais carentes tiveram prioridade
Obrigado! Quando voltam novamente? - é a pergunta que fica no ar 1 lata de leite em pó para as crianças pequenas O Marcolino vive num pequeno quarto, sem água nem luz, o edredão vai ser uma boa companhia para os dias frios.
Carrinha de um dos moradores do bairro, o Daniel, fazendo a distribuição dos alimentos, o qual apesar das suas poucas posses também foi solidário nesta acção  Bairro dos Navegadores, um bairro social, com pessoas das mais diversas etnias e origens, e histórias de vida muito complicadas E viva o Benfica que é campeão! - diz a Lina da Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores (à direita)

 

No dia 3/5/2010 numa intervenção de apoio a um dos bairros sociais do Concelho de Oeiras, a Ajuda Amiga distribuiu alimentos e algumas roupas junto dos mais carenciados.

 

Esta acção foi realizada com o apoio de um grupo de voluntários do bairro, organizado pela Ajuda Amiga,

foi o primeiro contacto no apoio a este bairro social, mas no futuro o nosso objectivo é que a ajuda passe a ser  efectuada através da Associação de Moradores, pelo que estão a ser estudadas formas de colaboração entre as duas Associações.

 

 

ABRIL - 30/04/2010 - Projecto Comunicar

 

Escola Joaquim de Barros - Profª Paula Feraz que coordena as actividades do projecto na Escola, e Inês Tenero que coordenou a componente de animação na Guiné-Bissau  Instalações da ONG AD - Alunas da Escola Aruna Embaló trabalhando no Projecto Comunicar

 

Está a decorre em Portugal e na Guiné-Bissau o Projecto Comunicar, trata-se ainda de um Projecto-piloto, que se pretende alargar no futuro, mas os seus objectivos serão sempre os mesmos, o desenvolvimento da qualidade na educação escolar e o seu enriquecimento através do contacto com outras realidades e culturas. A realização do projecto será feita com grupos constituídos por alunos de escolas portuguesas e de escolas guineenses, que trabalham em grupo e comunicam através da internet.

 

 No Projecto-piloto participam as escolas:

  • Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros em Paço de Arcos Portugal

  • Escola Popular Aruna Embaló no Quelélé, em Bissau, na Guiné-Bissau

 

Este projecto é destinado aos alunos do 7º ano disciplina de Ciências Naturais, e o seu tema é “O Ambiente”, e acerca do qual deverão elaborar uma monografia.

 

O escolha do tema “Ambiente” tem por objectivo a aquisição de comportamentos correctos e a formação cidadãos informados, responsáveis, críticos e intervenientes.

 

Num rápido balanço das acções já desenvolvidas, não podemos deixar de destacar a dinâmica criada neste projecto, graças à parceria com a ONG guineense AD, assim desde canções, teatro de rua, filmes, fotos, palestras para moradores, acções de limpeza de rua, reciclagem do lixo através do fabrico de objectos, mini curso de informática, pesquisa de informação, tudo feito com uma participação muito empenhada dos alunos, demonstra que apesar das dificuldades, com vontade e imaginação podemos ir muito longe, e que neste caso ultrapassou em muito a elaboração da monografia, demonstrando que este é um projecto que merece ter uma oportunidade para crescer.

 

 

MARÇO - 31/03/2010 - Distribuição do Contentor com Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento

 

Bissau - 26/3/2010 - Cooperação Portuguesa - José Gomes e Dr Guilherme Zeverino, Adido da Embaixada para a Cooperação Portugesa, ao fundo procede-se à abertura do contentor Bissau - 26/3/2010 - Cooperação Portuguesa - Carlos Silva e António Bernardes, procedem à distribuição das caixas para os vários destinos Bissau - 26/3/2010 - Cooperação Portuguesa - Vários camiões com voluntários locais carregam as viaturas

 

Os dirigentes da Ajuda Amiga Carlos Silva, António Bernardes, Carlos Rodrigues e José Gomes deslocaram-se à Guiné-Bissau para acompanharem a descarga e distribuição do Contentor da Ajuda Amiga, à sua espera estava outro membro da Ajuda Amiga, o Carlos Lobo, que à vários dias vinha apoiando o processo de desalfandegamento do contentor. Como sempre cada um é que financiou as suas próprias despesas.

 

O IPAD através da Cooperação Portuguesa em Bissau, deu o apoio necessário ao desalfandegamento do contentor, que depois das habituais dificuldades, finalmente foi descarregado no dia 26/3.

 

A operação de descarga do contentor e a sua distribuição pelas várias viaturas que levaram os donativos ao seu destino, processou-se nas instalações da Cooperação Portuguesa, sob um calor tórrido até cerca das 21H00, sendo de destacar as seguintes entidades beneficiadas:

 

1 - AD- Acção para o Desenvolvimento levou duas cargas;

2 - Bissorã - carregou um camião de donativos;

3 - Missão Católica de Bigene - Irmãs Oblatas, também carregou um camião de donativos;

4 - Caritas de Bissau - Irmã Lurdes;  também teve a mesma sorte

5 - Hospital de Cumura, carregou também um camião de preciosos donativos;

6 - Outras pequenas cargas distribuídas a outras Entidades foram carregadas no dia seguinte, designadamente para: Quinhamel, Bindouro, Aldeia SOS de Gabu, Biblioteca do Cacheu, RA - Rede Ajuda, etc.
7 - Um camião carregado de donativos seguiu para o Sector de Farim.

 

No dia 1/4 a detenção do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e do Chefe das Forças Armadas, Zamora Induta, pelo vice-chefe das Forças Armadas, António Indjai, veio mais uma vez colocar problemas à nossa acção humanitária, o mesmo já tinha acontecido em 2009, quando do assassínio do Presidente da Republica Nino Vieira e Chefe das Forças Armadas Tagmé Na Waié.

 

Bissau - Cumura - 23-03-2009 - Hospital de Cumura, na foto António Bernardes e o padre Victor, Director Clínico do Hospital, a quem foram entregues vários artigos hospitalares, como medicamentos, vários fardos de algodão hidrófilo, pneus para a ambulância, vestuário, etc.

Quinhamel - 28-03-2009 -
Residência do Governador da Região do Biombo, Sr João Gomes, José Gomes e Carlos Lobo. Entrega de livros para a Escola de Quinhamel

Bissau - 28/3/2010 - O Governador da Região de Gabu, Sr. Pedro Embaló e Carlos Lobo, no ApartHotel Jornadi, com algumas das caixas com livros que irão seguir para aquela Região. \

     

 

Bissau - AD - 25-3-2010 - A ONG AD com quem a Ajuda Amiga tem uma parceria, este ano foi contemplada com um elevado numero de livros, equipamento informático e mobiliário.  Na foto Carlos Schwarz (Pepito), António Bernardes e José Gomes Jumbembem - 29-03-2010 - Escola - Oferta de livros de 3º e 4º livros de Língua Portuguesa, Matemática; Material escolar, centenas de lápis, lapiseiras, borrachas, apara lápis, etc. Uma Dicionário Básico de Português e outro de Verbos a cada professor. Esta doação de livros foi possível graças ao apoio da PORTO EDITORA Cuntima - 29-03-2010 - Escola - Oferta de livros de 3º e 4º livros de Língua Portuguesa, Matemática; Material escolar, centenas de lápis, lapiseiras, borrachas, apara lápis, etc. Uma Dicionário Básico de Português e outro de Verbos a cada professor. Esta doação de livros foi possível graças ao apoio da PORTO EDITORA

 

 Mansabá - Simbor - 29-03-2010 - A oferta de uma bola de futebol provocou uma explosão de alegria entre estes jovens. É a magia do futebol

Estrada de Mansoa para Mansabá - 29-03-2009 - Encontro ocasional com o padre Carlo Andolfi da Missão Católica de Farim. Na foto Carlos Lobo, António Bernardes, Carlos Silva, padre Carlo Andolfi, José Gomes, e Carlos Rodrigues. Apesar do difícil acesso, Farim este ano recebeu elevado número de caixas, com  vestuário, calçado, brinquedos, e livros. A parceria com a MIL - Movimento Internacional Lusófono, foi uma boa ajuda na angariação de livros para a biblioteca

Farim - 30-03-2010 - Entrega de artigos hospitalares ao Hospital de Farim, entre eles um fardo de algodão hidrófilo. Esta doação de algodão foi possível graças ao apoio do Hospital D. Estefânia, que doou 13 fardos de algodão hidrófilo


 

 

FEVEREIRO - 16/02/2010 - Contentor com Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento parte dia 20/2 para Bissau

 

Camarate 11/2/2010 - Instalações da Portline Logistica - Contentor da Ajuda Amiga já cheio com donativos, inicia a sua viagem para Bissau, com partida de Setúbal a 20/2 e chegada a 6/3

 

O mês de Janeiro foi dedicado a encaixotar e transportar os bens oferecidos, foi um trabalho árduo, que envolveu muitos colaboradores da Ajuda Amiga, e do qual resultaram 933 caixotes (em 2009 tínhamos enviado 423), que irão seguir no contentor da da Ajuda Amiga, que parte a 20 de Fevereiro, com chegada prevista a 6 de Março.

 

FEVEREIRO - 5/02/2010 - Campanha consignação de 0,5% do IRS à Ajuda Amiga

 

Uma nova e importante fonte de receitas foi conseguida pela Ajuda Amiga, a consignação de 0,5% do IRS a partir de 2011 (incide sobre os rendimentos de 2010), assim na declaração de IRS basta marcar um "X" e indicar o NIPC da Ajuda Amiga 508 617 910 no campo reservado à "Consignação Fiscal". Uma decisão simples e sem quaisquer encargos para o doador que permitirá que 0,5% do imposto liquidado, seja destinado pelo Estado à Ajuda Amiga.

 

9

Consignação de 0,5% do Imposto (Lei nº 16/2001, de 22 de Junho)

Entidades Beneficiárias do IRS Consignado

NIPC

 

Instituições Religiosas – (art. 32, nº 4)

901

 

 508 617 910

X

Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32, nº 6)

 JANEIRO - 31/01/2010 - Projecto Contentor com Ajuda Humanitária e de Apoio ao Desenvolvimento para a Guiné-Bissau

O mês de Janeiro foi dedicado a encaixotar e transportar os bens oferecidos, foi um trabalho árduo, que envolveu muitos colaboradores da Ajuda Amiga, e do qual resultaram 933 caixotes (em 2009 tinhamos enviado 423), que irão seguir no contentor da da Ajuda Amiga, que parte a 20 de Fevereiro, com chegada prevista a 6 de Março.

 

A 28 de Março parte um grupo que irá acompanhar o processo de desalfandegamento e distribuição.

 

Ainda ficou por cá algum mobiliário, para o qual já não havia espaço, mas irá seguir depois no próximo contentor.

 

As caixas tinham o seguinte conteúdo:

 

 

Tipo de Artigos Caixas %
Roupa 367 39%
Livros 311 33%
Brinquedos 67 7%
Calçado 50 5%
Mobiliário 40 4%
Artigos para Hospitais 36 4%
Informática 32 3%
Diversos 11 1%
Material escolar 10 1%
Têxteis 9 1%
Total 933 100%

 

Os números anteriores não são rigorosos, queremos com isto dizer que por vezes na mesma caixa iam diferentes tipos de artigos, mas só referimos um deles, por exemplo nas caixas onde iam os computadores colocamos também almofadas e roupa para estes irem mais protegidos, e aproveitar o espaço livre, mas na nossa estatística consideramos apenas 1 caixa com material informático.

 

Foi feito um esforço na angariação de livros, já que o ensino é a nossa prioridade, por um lado porque ajuda o desenvolvimento da Guiné-Bissau, e por outro porque defende a língua portuguesa, mas foi superado pelo número de caixas de roupa, dada a maior facilidade de se conseguir angariar este tipo de artigo. Em 2008 tínhamos angariado 10.000, em 2009 repetimos a proeza, e em 2010 conseguimos angariar e enviar neste contentor 19.000 livros.

 

Nas roupas angariadas foi feito também um esforço, na angariação de roupas para criança e bebé, a fim de podermos apoiar um dos projectos da Igreja Católica na Guiné-Bissau, os Centros de Recuperação de Crianças Sub-nutridas.

 

5