Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2009

 

DEZEMBRO - 20/12/2009 - Projecto Bijene - ajuda às crianças

 

Bijene - Padre Ivo 24/12/2009 - Refeição oferecida pela Ajuda Amiga às crianças da Missão de Bijene

 

A Igreja Católica, através das 20 Missões que possui espalhadas por toda a Guiné, desempenha um trabalho extraordinário de ajuda às populações, entre outros apoios em cada uma delas existe um Centro de Recuperação de Crianças Sub-nutridadas, por isso a Ajuda a Amiga nunca se esquece de os apoiar na sua acção.

 

Este Natal um donativo de 500 euros, foi enviado pela Ajuda Amiga para que as crianças tivessem nesse dia um pouco mais de comida à mesa, e foi dada a cada uma um balão como brinquedo, apesar de ser uma pequena contribuição, foi grande a alegria que levou até à remota Missão de Bijene, local de difícil acesso junto à fronteira norte, onde o Padre Ivo, a Irmã Maria Mires, e a Irmã Teresa, se dedicam de alma e coração a ajudar as crianças e os mais necessitados.

 

A melhoria das instalações da Missão com a criação de um Infantário, é um projecto que conta com a colaboração da Ajuda Amiga,  e no próximo contentor irão seguir mobílias, brinquedos, calçado, roupas, loiças, para ajudar a concretizar esse sonho, os meios financeiros necessários são mais difíceis de angariar, mas não deixaremos de dar a nossa ajuda amiga.

 

O Adrião Mateus coordena o apoio a este projecto em Portugal - adriao_mateus@sapo.pt

 

 

DEZEMBRO - 20/12/2009 - Contentor da Ajuda Amiga parte dia 13/2/2010 para Bissau

 

2009 - Caixas prontas a seguir para o contentor 12/2009 - Armazém da Amadora - Carlos Pereira. Manuel Joaquim, Carlos Silva e António Bernardes encaixotando os bens

 

O primeiro navio a seguir para Bissau durante o mês de Fevereiro é Manx Lion da Portline, que mais uma vez nos apoia nesta nossa acção humanitária, e de apoio ao desenvolvimento.  Nesta data a partida está prevista para 13/2 e a chegada a 22/2, dada a demora que têm os processos de desalfandegamento, o mesmo só deverá estar concluído um mês depois.

 

DEZEMBRO - 17/12/2009 - Projecto Comunicar - alunos das escolas portuguesas e guineenses vão trabalhar em grupo

 

 

 
 

Mediateca da Escola Joaquim de Barros - Paço de Arcos - Portugal

   Mediateca da AD - Bissau - Bairro do Quelélé - Guiné-Bissau

 

 

O Projecto Comunicar tem por objectivo proporcionar aos alunos das escolas de Portugal e de outros países, uma forma de apreensão diferente dos conhecimentos escolares, e uma percepção mais global e real do mundo, através da realização de trabalhos de grupo com alunos de diferentes escolas e de diferentes países, via internet. O Projecto Comunicar, irá ser desdobrado em vários projectos, à medida que mais escolas e alunos forem envolvidos.

 

O primeiro projecto é um Projecto-piloto, a sua realização será em 2010, e irá envolver os alunos da Escola Joaquim de Barros em Paço de Arcos, Portugal, e da Escola do Quelélé, em Bissau, na Guiné-Bissau.

 

Este Projecto-piloto será apoiado pela Ajuda Amiga, em parceria com a ONG guineense AD – Acção para o Desenvolvimento, a Escola Joaquim de Barros e a Escola do Quelélé.

 

O tema do trabalho encontra-se em discussão entre as duas escolas, o meio ambiente, o meio físico, histórias tradicionais, são alguns dos temas em apreciação.

 

O próximo contentor da Ajuda Amiga que parte em Fevereiro para Bissau, vai levar equipamentos informáticos, mobílias, e livros escolares para poder ajudar a criar as condições logísticas necessárias ao projecto.

 

O Carlos Fortunato coordena o apoio a este projecto em Portugal - jcfortunato@yahoo.com

 

DEZEMBRO - 14/12/2009 - Parceria com o Lar da Sagrada Família para ajudar as crianças e os idosos da Guiné-Bissau

 

 

 
 

Lar e Centro de Dia Sagrada Família localizado na Amadora, um local de apoio aos mais desfavorecidos

 

 

A Ajuda a Amiga e o Lar Centro de Dia Sagrada Família, acordaram em juntar forças para apoiar com roupas, calçado as crianças e os idosos da Guiné-Bissau. A reunião havida no dia 14/2/2009, com a presença da Dra. Teresa Neto Directora do Lar, e da parte da Ajuda Amiga o Presidente da Direcção Dr. Carlos Fortunato, e o Presidente da Mesa da Assembleia Dr. Carlos Silva, foi o primeiro passo desta parceria.

 

Neste dia foram já recolhidas mais de 500 kgs de roupa, e mantas, estas últimas serão entregues aos mais idosos, e a hospitais, para aquecerem nas noites mais frias.

 

O Lar e Centro de Dia Sagrada Família foi fundado em 1995 com o objectivo de ir ao encontro dos idosos do concelho da Amadora, proporcionando-lhes uma vivência acolhedora e coerente com os seus objectivos e zelando pelo seu bem-estar físico e psicológico.

O Lar e Centro de Dia Sagrada Família está situado na Buraca e do mesmo complexo faz parte a valência educativa, da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, Centro São Francisco de Assis, o Lar possui igualmente o estatuto de IPSS.

 

Visite o site da do Lar em

http://www.misericordia-amadora.pt/content.asp?startAt=2&categoryID=13

 

DEZEMBRO - 5/12/2009 - Ajuda ao Hospital de Cumura

 

   
  Hospital de Cumura 2009 - Terrugem Sintra - Reunião na Pneu Base, na foto o Fortunato, o Carlos Silva e o Costa  

 

Situado a cerca de 10 kms de Bissau, o Hospital de Cumura é uma obra notável, começou por ser uma leprosaria, mas após a vinda dos franciscanos italianos de Veneza em 1955, conheceu um desenvolvimento significativo, sendo neste momento uma referência não só para a Guiné-Bissau, mas também para os países vizinhos (Senegal, Guiné-Conakry e Gana), de onde chegam doentes para tratar do mal de Hansen (lepra).

 

O hospital é dirigido pelo médico frei Vítor Henriques, e o desenvolvimento que tem tido permite-lhe recolher em pavilhões separados, doentes de Hansen, HIV e Tuberculose, existe todo um conjunto de serviços de apoio como o laboratório de análises, os serviços de vacinação, radiologia, fisioterapia, oftalmologia, etc., que completam os serviços básicos para o seu bom funcionamento.

 

No hospital trabalham mais de 100 pessoas, entre elas 5 médicos e 22 enfermeiras. A capacidade de internamento na parte das infecciosas é de 23 camas para doentes com a doença de Hansen (lepra), 28 para doentes com tuberculose e 28 com SIDA. A pediatria possui 20 camas e a maternidade 18. Existem ainda consultas externas diárias de 2ª a 6ª feira, e um Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas. A Missão possui uma escola dirigida pelo padre Casal Martins, que vai desde a Cresce ao 9º ano.

 

Estão em estudo pela Ajuda Amiga várias formas de apoiar este grande projecto, mas em 2010 vão já seguir no nosso contentor vários bens para este Hospital, entre eles pneus para as viaturas, oferecidos pela Pneu Base, Halibut, oferecido pela Grünenthal Portugal, para os bébés da maternidade, roupas, lençóis, cobertores oferecidos pelo Lar da Sagrada Família, material hospitalar, etc., falta-nos contudo um elemento muito importante

 

RIFABUTINA - PRECISA-SE

 

O envio de 5.000 cápsulas de RIFABUTINA foi um dos pedidos que o Hospital de Cumura nos fez, mas ainda não se encontrou forma de  responder a este pedido. A importância de conseguir encontrar uma resposta positiva é fundamental, pois a interrupção de um tratamento origina o aparecimento de novas formas de vírus resistentes ao medicamento. A RIFABUTINA é fabricada e comercializada pela PFIZER sob a designação de MYCOBUTIN.

 

DEZEMBRO - 1/12/2009 - Projecto de Reparação da Escola Nova MIssirã em Sintcham

 

2009 – Edifício 2 da escola, constituído por 3 salas de aulas e uma sala de apoio, depois de reparação improvisada, que repôs algumas das chapas que tinham sido arrancadas pelo mau tempo 2009 – Na foto visualiza-se a primeira sala de aulas e o início da segunda após a reparação levada a cabo pela Ajuda Amiga. 2009 – Na foto visualiza-se o fim da segunda sala de aulas, a terceira sala de aulas, e a parte que não foi reparada. À direita uma cozinha improvisada, com chapas a servir de parede sobre terra batida

 

A Ajuda a Amiga com o apoio do donativo 1.000 euros recebidos do Montepio Geral para este fim, iniciou a reparação da Escola de Sintcham conforme previsto, mas nem todos os objectivos iniciais foram atingidos, dado que durante o período que mediou entre o nosso pedido e o inicio da reparação, o mau tempo danificou totalmente a parte do telhado que estava boa, e agravou bastante a restante, exigindo uma intervenção muito mais dispendiosa.

 

Face à situação descrita anteriormente, a nossa Associação optou por reparar o telhado em duas fases. A primeira a realizar em 2009, consistiu em reparar o telhado de 2 salas de aulas, o que equivale a metade do telhado, e na segundo reparar o restante, e reforçar o trabalho realizado na primeira fase, o que está planeado para 2010. A fim de se poder concretizar a primeira fase, foi feito um reforço da verba para o Projecto com mais 250 euros, e reduziu-se a qualidade do material a aplicar.

 

A primeira fase encontra-se concluída, a angariação de fundos para a reparação do resto do telhado, e reforço da parte já concluída encontra-se em curso.

 

O Carlos Fortunato coordena o apoio a este projecto em Portugal - jcfortunato@yahoo.com

 

NOVEMBRO - 25/11/2009 - Um livro solidário com as crianças da Guiné-Bissau

 

 

 
 

Um livro que é uma prenda para quem o recebe, e outra  para as crianças da Guiné-Bissau

 

 

Já está nas livrarias da FNAC, Leitura, Bulhosa e Bertrand, o livro "Ciências para meninos em poemas pequeninos" da professora e poetisa Regina Gouveia, em que a ciência e a poesia dão as mãos, e do qual revertem 30% dos direitos de autor para as crianças da Guiné-Bissau, através da Ajuda Amiga.

 

As verbas angariadas irão ser aplicadas num projecto em beneficio das crianças da Guiné-Bissau, projecto esse que será escolhido pela autora.

 

Em nome das crianças da Guiné-Bissau, aqui vai mais uma vez o muito obrigado à Regina Gouveia, por este acto de solidariedade. 

 

NOVEMBRO - 16/11/2009 - Colaboração com a Junta de Freguesia de Montelavar

 

 

 
 

Junta de Freguesia de Montelavar

 

 

A Junta de Freguesia de Montelavar presidida pela Dr.ª Lina Andrês, é uma junta de freguesia do Conselho de Sintra que se destaca pela dinâmica e empenho com que realiza o seu trabalho,  e num espírito humanitário solidarizou-se com a nossa campanha de apoio à Guiné-Bissau, e doou roupas e calçado, que irão minorar um pouco as condições dos mais desfavorecidos, de um dos países mais pobres do mundo.

 

A Ajuda Amiga manifesta aqui o agradecimento por este gesto humanitário, e irá procurar aprofundar a sua colaboração, com o Núcleo de Acção Social desta freguesia, que realiza um trabalho extraordinário e de grande qualidade.

 

Visite o site da Junta de Freguesia de Montelavar em http://www.jf-montelavar.pt/

 

NOVEMBRO - 16/11/2009 - Donativo de Pneus do Filipe dos Pneus

 

 

 
 

Pneus doados para ambulância do Hospital Regional de Bissorã

2009 - Ambulância do Hospital Regional de Bissorã  

 

A ambulância do Hospital de Bissorãs que se debatia com um problema de pneus "carecas", vai poder agora rodar em segurança, graças aos pneus doados pela casa Filipe dos Pneus, com oficina na Praceta Dr. António Macedo, Nº3, no Casal de São Brás, na Amadora, telemóvel 96 89 76 473.

 

Pelo espírito humanitário e de solidariedade demonstrado desde a primeira hora pelo Sr. Filipe, em nome dos guineenses aqui fica o seu muito obrigado.

 

 

OUTUBRO - 12/10/2009 - Colaboração com a MIL -Movimento Internacional Lusófono

 

 

 
  Na foto, Dr. Rui Martins e Dr. Renato Epifânio do MIL, e Dr. Carlos Silva da Ajuda Amiga  

 

A Ajuda a Amiga e a MIL - Movimento Internacional Lusófono, acordaram juntar forças para enviar livros para a Guiné-Bissau, deste modo a angariação de livros para escolas e bibliotecas da Guiné, ganhou mais força.

 

Visite o site do MIL em www.movimentolusofono.org

 

 

SETEMBRO - 30/09/2009 - Infantário para a Guiné

 

   
       

 

A Arq. Paula Queiroz com seu grande espírito humanitário, ofereceu um infantário para a Guiné, mas roupas e outros produtos irão acompanhar esta oferta, o que fará a alegria das crianças na Guiné.

 

Em nome das crianças da Guiné-Bissau aqui fica o seu muito obrigado.

 

JULHO - 15/07/2009 - Poetisa Regina Gouveia oferece 15% dos direitos de autor à Ajuda Amiga

 

 

 
 

Poetisa Regina Gouveia

 

 

A poetisa Regina Gouveia, vai doar à Ajuda Amiga, 15% dos direitos de autor seu próximo livro dedicado às crianças, que estará nas bancas a partir do próximo mês de Setembro. Conforme desejo da autora, as verbas originadas desta doação serão destinadas a ajudar as crianças da Guiné-Bissau, através de  um dos projectos que a Ajuda Amiga está a apoiar, e que a autora seleccionará posteriormente.

 

Licenciada em Físico-Químicas pela Universidade do Porto, e Mestre em Supervisão pela Universidade de Aveiro, tem tido uma carreira dedicada ao ensino.

 

Livros publicados:

1.“Se eu não fosse professora de Física… Algumas reflexões sobre práticas lectivas” Areal Editores, 2000

2. “Reflexões e Interferências” ,  poesia,  editado por Palavra em Mutação, 2002 (esgotado)

3. “Estórias com sabor a Nordeste” , ficção, edição da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, 2004

4. “Magnetismo Terrestre” , poesia, edição  totalmente financiada pela Fundação Dr. Luís Araújo-2006

5. “ Era uma vez…Ciência e Poesia no Reino da Fantasia” , livro de poesia infantil recomendado no Plano Nacional de Leitura (Ler +),  editora Campo das Letras, 1ª edição 2006,  2ª edição 2008.

 

Silêncio cósmico

 

Pudera eu regressar ao silêncio infinito,

ao cosmos de onde vim.

No espaço interestelar, vazio, negro, frio,

havia de soltar um grito bem profundo

e assim exorcizar as dores do mundo.

 

Regina Gouveia

 

Em nome das crianças da Guiné-Bissau, aqui fica um muito obrigado, por este gesto de solidariedade, e vamos cerrar fileiras para lutar para exorcizar as dores do mundo.

 

JULHO - 15/07/2009 - Novo Centro Logístico nas Caldas da Rainha

 

14/7/2009 - Armazém da Ajuda Amiga nas Caldas da Rainha, nas instalações da Sociedade Industrial Ceres, Lda. O objectivo da Ajuda Amiga é angariar 700 caixas, que seguirão para a Guiné em 2010 14/7/2009 - Armazém da Ajuda Amiga nas Caldas da Rainha. Membros da Ajuda Amiga e da Conferência de S. Vicente Paulo, da esquerda para a direita António Bernardes (AA), António Gonçalves (CSVP), Manuel Pereira (CSVP), Carlos Silva (AA), Carlos Bernardes (AA), e Marcelino Santos (CSVP)  14/7/2009 - Armazém da Ajuda Amiga nas Caldas da Rainha. O Manuel Pereira da Conferência de S. Vicente Paulo, coloca a 43ª caixa, mas outras já estão a caminho.

 

9/7/2009 - Armazém da Ajuda Amiga na Amadora, sediado no antigo quartel  dos Comandos 9/7/2009 - Armazém da Ajuda Amiga na Amadora, os bens recolhidos vão crescendo.

 

Nas Caldas da Rainha nasceu um novo Centro Logístico da Ajuda Amiga, graças ao apoio da Sociedade Industrial Ceres, Lda., do nosso Vice-Presidente da Mesa da Assembleia, o Manuel Paiva e Sousa, e ao apoio dado pelos membros da "Conferência de S. Vicente Paulo", que empenhadamente têm recolhido, e preparado as caixas com bens para enviar para a Guiné. Roupas, calçado, livros, maquinas de escrever manuais, ferramentas, comida para bebés, fazem parte dos bens que estão a ser recolhidos.  A todos eles a nossa Associação envia um grande obrigado, em nome do povo da Guiné-Bissau.

 

O Centro Logístico da zona de Lisboa, também foi reorganizado, assim os armazéns que possuíamos em Queluz e Lisboa foram desactivados, e todos os bens estão agora concentrados no novo armazém sito no quartel da Amadora. Roupas, calçado, artigos de higiene para bebés (Halibut), ferramentas, fazem parte dos bens já recolhidos.

 

O Centro Logístico de Coimbra apesar do grande esforço e do sucesso que têm tido os membros da Ajuda Amiga na angariação de bens, ainda não conseguiu o espaço adequado para armazenar os mesmos, estando estes a ser recolhidos, e encaixotados em várias garagens, nada que nos impeça de continuar a trabalhar, ou de perder a esperança que com o tempo conseguiremos melhores condições. São já muitos os bens recolhidos, nomeadamente livros escolares.

 

JUNHO - 05/06/2009 - Donativo do Montepio para reparação da Escola Nova Missirã em Sintchan

 

   
  2009-Montepio faz donativo de 1.000 euros para reparação da escola 2009 -Sintchan - Escola Nova Missirã  

 

A Fundação Montepio ofereceu um donativo de 1.000 euros para reparação da Escola Nova Missirã em Sinchan, pelo que a Ajuda Amiga irá agora conduzir as necessárias obras de recuperação desta escola.

 

Trata-se de uma escola publica nova, construída em 2007, em que apesar do elevado investimento feito, ficou gravemente danificada com a chegada do tempo das chuvas desse mesmo ano, mas que com este pequeno donativo, é possível realizar a sua manutenção, e preservar o investimento inicial.

 

A rápida deterioração da escola foi devido aos fortes ventos que arrancaram as chapas de zinco que cobriam o telhado da escola, deixando o mobiliário a deteriorar-se ao sol e à chuva.

 

Infelizmente são muitos os casos existentes na Guiné, em que as escolas se vão degradando devido à falta de meios para realizar a sua manutenção, isto já para não falar nas precárias instalações das escolas comunitárias na sua maioria feitas com troncos de palmeira, que não suportando a dureza do tempo das chuvas, todos os anos necessitam de ser reconstruídas.

 

MAIO - 09/05/2009 - Assembleia-geral da Ajuda Amiga

 

Realizou-se no dia 09/05/2009 a Assembleia-geral da Ajuda Amiga, sendo de destacar a aprovação do Relatório e Contas de 2008, bem como um conjunto de acções tendo em vista a reorganização da Associação e a definição de novos objectivos.

 

MARÇO - 31/03/2009 - Ajuda Amiga na Guiné-Bissau

 

A 25/2/2009 chegou o contentor da Ajuda Amiga a Bissau, mas devido ao assassinato do Presidente Nino Vieira, o seu desalfandegamento só ocorreu a 18/3,  o que prejudicou o nosso planeamento, mas 323 caixa chegaram todas ao seu destino.

 

A Associação Memórias e Gentes deu mais uma vez uma ajuda preciosa à Ajuda Amiga tendo transportado no seu contentor e entregue à Ajuda Amiga no dia 4/3 em Bissau mais 102 caixas.

 

Voluntários

 

Na Guiné-Bissau tal como em Portugal o trabalho é feito por voluntários. Este grupo veste camisolas de voluntários doadas pelo Montepio Geral, para os voluntários da Ajuda Amiga.

 

 

2009 Bissorã - grupo de voluntários, ao meio em baixo o Presidente da Ajuda Amiga Carlos Fortunato

2009 Bissau - Instalações da Cooperação Portuguesa - Voluntários carregando para a camioneta caixas com ajuda

 

 

Projecto de Apoio às Crianças - Missões Católicas um exemplo a seguir

 

Muitas Missões Católicas possuem Centros de Apoio a Crianças Subalimentadas, Bissorã é uma delas e a sua ajuda a órfãos, gémeos, e crianças subalimentadas, a maior parte ainda bebés. As 3 irmãs que ali residem apesar dos escassos recursos que possuem, fazem um trabalho extraordinário, visitando e apoiando 18 tabancas (aldeias).

 

A Ajuda Amiga contribuiu este ano com 18 caixas com roupas, calçado, brinquedos, alimentos e artigos de higiene, e foi com grande alegria que as irmãs nos manifestaram o seu apreço, e agradecimento, referindo que "Foi a primeira vez que tivemos ajuda de uma associação". 

 

A Ajuda Amiga acompanhou a ajuda que todas as sextas feiras, o Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas de Bissorã, presta às famílias muito carenciadas, e foi com enorme prazer que confirmou o seu extraordinário trabalho e dedicação.

 

2009 Bissorã - Missão Católica - a irmã Rosangela Oliveira à esquerda com a  primeira remessa de caixas oferecidas pela Ajuda Amiga, para ajudar as crianças que vão ao Centro de Recuperação e que frequentam o infantário 2009 Bissorã - Missão Católica - Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas. Populares com crianças pequenas subnutridas, orfãos ou gémeos, aguardam por um pouco de ajuda.

 

Projecto de Apoio aos Idosos - A ajuda aos Antigos Combatentes

 

Os antigos combatentes tiveram a 6/3 uma ajuda em arroz dirigida apenas a antigos combatentes que serviram no exercito português, e a 13/3 uma ajuda em roupas, sapatos e brinquedos, dirigida a todos os antigos combatentes, o que abrangeu também os antigos combatentes do PAIGC.

 

São tempos difíceis em que a fome prolifera, e em que os funcionários públicos com muitos meses de vencimento em atraso ficam sem saber como sobreviver.

 

2009 Bissorã - Distribuição de arroz a antigos combatentes 2009 Bissorã - Distribuição de arroz a antigos combatentes

 

Projecto de Abastecimento de Água Potável a Bissorã - Medindo a profundidade do Poço

 

O projecto para colocar novamente em funcionamento o sistema de distribuição de água a Bissorã, apesar de todo o esforço realizado e de ser uma das prioridades da nossa Associação para apoiar a ACAB - Associação dos Consumidores de Água de Bissorã, não foi ainda possível concretizar este projecto, pois o apoio financeiro que exige ainda é elevado (25.000 €), e não é fácil encontrar doadores.

 

A Ajuda Amiga aproveitou para confirmar nesta data alguns dados importantes para o projecto, como a profundidade do furo (300m de profundidade e água a 20m), e à falta de melhor equipamento, uma garrafa vazia, um bocado de ferro, e 300 m de corda serviram na perfeição.

 

2009 Bissorã - Medindo a profundidade do furo 2009 Bissorã - Medindo a profundidade do furo

 

Projecto abertura da Estrada Empanquinhame para Chumbume

 

Foi dado seguimento ao projecto de Curso prático sobre uso de moto serras, e a realização da sua aplicação na prática com o corte de árvores para permitir a a abertura da estrada de Empamquinhame para Chumbume.

 

Este projecto que já estava a ser planeado desde o início de 2008, foi concretizado como previsto nesta data.

 

O objectivo desta acção foi abrir uma estrada com 1 km até à estrada alcatroada que liga Bissorã a Bissau via Bula, de modo a poder passar um carro ou uma carroça, para recolha dos produtos agrícolas produzidos na zona, para além disso a própria estrada servirá de “corta fogo” protegendo as zonas de pomar das habituais queimadas de mato.

 

Os terrenos para passar a estrada foram doados pelos proprietários, o trabalho realizado por voluntários, e a Ajuda Amiga ajudou a mobilizar vontades, disponibilizou um operário especializado para dar formação sobre moto serras e ajudar no corte das árvores com uma moto serra. O Manuel Cuna foi o coordenador local do projecto.

 

2009 Chumbume -Estrada de Empanquinhame para Chumbume, as ferramentas e a moto serra emprestadas foram uma ajuda importante

2009 Chumbume - As ferramentas foram escassas e os machados artesanais, foram fundamentais. À direita o chefe da tabanca de Chumbume, Manuel Cuna, dá o exemplo

 

O Hospital de Bissorã está doente

 

São inúmeras as carências do Hospital, o que teve influência na saída dos médicos do Hospital, pelo que nesta altura este estava a cargo apenas dos enfermeiros, e de técnicos. As roupas para as camas não existem, o plástico que cobre a espumas de muitos colchões já está roto, são visíveis na foto, mas as carências são muitas, instalações a necessitarem de obras e de melhorias,  equipamentos, medicamentos, etc., etc.

 

Este Hospital que possui uma zona para o tratamento da tuberculose, bastante utilizada, e sem o necessário isolamento, necessita de uma ajuda urgente.

 

A Ajuda Amiga tentou minimizar estas carências com a oferta de lençóis, cobertores, cortinas e almofadas.

 

 

 

2009 Bissorã - Hospital - Uma doente em coma à 2 dias recuperou graças aos cuidados prestados. A família trouxe alguns panos para servirem de lençóis.

2009 Bissorã - Hospital - A cama da maternidade mostra bem a degradação dos colchões.

 

Embaixada Portuguesa/IPAD  - uma ajuda fundamental à recepção do contentor da Ajuda Amiga

 

O apoio dado pelo IPAD, através da Coperação Portuguesa na Embaixada Portuguesa em Bissau, foi fundamental.

 

O nosso agradecimento ao IPAD, e em particular ao Dr. Guilherme Zeverino, por todo o apoio que nos foi dado em Bissau.

 

2009 - Contentor da Ajuda Amiga 2009 - Instalações da Cooperação Portuguesa 2009 - Instalações da Cooperação Portuguesa - Contentor da Ajuda Amiga

 

2009 - Instalações da Cooperação Portuguesa - Contentor da Ajuda Amiga 2009 - Instalações da Cooperação Portuguesa - Carlos Silva (Ajuda Amiga) e Vitor  (Cooperação Portuguesa)

 

Viagem de Solidariedade

 

No âmbito de mais uma visita de natureza humanitária e de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau, e articulada com o envio do nosso contentor, seguiu um grupo onde estavam muitos sócios, e membros dos Orgãos Sociais da Ajuda Amiga, Carlos Fortunato - Presidente da Associação, Carlos Rodrigues - Vice-Presidente da Associação, José Gomes - Vice-Presidente da Associação, António Bernardes - Presidente do Conselho Fiscal, e Carlos Silva - Presidente da Mesa da Assembleia-geral.

 

O Carlos Fortunato ficou em Bissorã, o restante grupo ficou em Bissau, mas percorreu um trajecto longo, e foram muitas as localidades visitadas, nomeadamente Bissorã, Nhamate, Encherte, Cacheu, Guileje, Iemberem, Cabedu, Bambadinca, Canamina, Cabedu, Mata do Cantanhez, Simbor, Jumbembem; Cuntima, Lamel, etc.

 

2009 - José Gomes faz entregue de ajuda ao Centro de Recuperação de Crianças Subnutridas, que apoio 18 tabancas (aldeias) no Sector de Bissorã 2009 - O grupo que fez a visita com Alice Mané da RA - Rede Ajuda 2009 - Biblioteca no Cacheu, um exemplo a seguir, pois faz bom uso do apoio dado por várias entidades

 

 

  2009 - Bissorã - visita 2009 - Entrega de livros escolares

 

 
2009 - Carlos Silva toma nota das necessidades 2009 - Entrega de livros escolares  

 

Campanha "Ajudem a Escola Samba Culo"

 

Na sequência desta viagem o nosso Presidente da Mesa da Assembleia-geral Carlos Silva, ficou sensibilizado em ajudar a Escola Samba Culo, e lançou uma campanha para recolher apoios.

 

A Escola Samba Culo é uma escola comunitária.

 

Nas escolas comunitárias os professores são pagos pelos pais das crianças, e a escola é construída pelos próprios em terreno oferecido. São construções muito precárias feitas muitas vezes apenas com ramos de palmeiras, e com tábuas e troncos a servirem de mesas. São escolas onde falta tudo e que necessitam de todo o apoio que possamos dar.

 

Transcrevemos a seguir alguns extractos desta campanha, à qual a Ajuda Amiga se associou, e dá todo o seu apoio.

 

"Está a correr no Blogue do Luís Graça o artigo e a campanha sobre a Escola de Samba Culo, vamos lá a ver se os nossos camaradas ficam sensibilizados, tal como para as sementes.

     Guiné 63/74 - P4123: Ser solidário (33): Ajudem na construção da
     Escola de Samba Culo (Carlos Silva)
     <http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/04/guine-6374-p4123-ser-solidario-33.html>"

...

"Em Samba Culo, tabanca já conhecida dos Bloguistas, face aos comoventes artigos do nosso camarada A Marques Lopes publicados no Blogue, devido à situação com que se defrontou numa operação ali realizada, quando se fica num dilema “ ou se mata, ou morre-se”, fizemos a alegria dos alunos e do professor Calabus Arreta, apenas com 2 gramáticas, uns cadernos e uma pasta, na medida em que, não possuímos muito material para distribuir, embora ficasse a promessa de talvez se conseguir alguma ajuda no futuro.

Além da troca de impressões sobre as necessidades da escola e dos alunos, pois falta tudo, aliás, como em todas as escolas do interior profundo, o professor informou-nos que iriam construir uma escola com adobes de terra, cimento e telhado de zinco com a ajuda do Padre Carlo Andolfi da Missão Católica de Farim, o qual, em conversa posterior, porque pernoitámos na Missão, me confirmou que efectivamente vai ajudar na construção da escola.

...

Acresce sugerir que quem estiver interessado em ajudar pecuniariamente na construção da escola, pois é necessário comprar o cimento e as chapas de zinco no Senegal e transportá-las para a respectiva tabanca, o que não é fácil, poderá depositar o montante na conta com o NIB 0036 0133 9910 0025 1382 6, da Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, indicando que o depósito tem por objecto essa finalidade, que por sua vez será remetida através de uma instituição parabancária, para o Padre Carlo Andolfi da Missão Católica de Farim, o qual poderá levantar na hora o mencionado donativo."

 

 

 
  2009 - Escola Samba Culo - Professor com gramática oferecida pela Ajuda Amiga  

 

 

FEVEREIRO - 28/02/2009 - AnaLima – Comunicação & Marketing

 

A empresa AnaLima – Comunicação & Marketing, Lda., é uma empresa com grande espírito de responsabilidade social, e uma grande amiga da Guiné-Bissau, assim disponibilizou-se para dar apoio à Ajuda Amiga na componente de comunicação e marketing, nomeadamente na divulgação de Press Releases junto dos meios de comunicação.

 

Os nossos agradecimentos por mais esta ajuda solidária para a com a Guiné, através da Ajuda Amiga.
 

 

 
     

 

AnaLima – Comunicação & Marketing, Lda
Ana Lima Tlm. 917776018 /19 /22
Tel. 213910193  Fax. 213964693
E-mail: alc@alcomunicacao.pt
Sede Social: Av. Infante Santo, 61, 6.º Dto 1350-177 Lisboa
Escritórios: Rua Buenos Aires, n.º 39  - 1200-623 Lisboa

 

www.analimacomunicacao.com

 

 

FEVEREIRO - 16/02/2009 - Novo Armazém da Ajuda Amiga na Amadora

 

O Exercito disponibilizou à Ajuda Amiga um espaço para servir de Armazém, nas suas instalações da Amadora (antigas instalações do Regimento de Comandos), trata-se de um espaço cedido temporariamente, mas de enorme valor para a Ajuda Amiga.

 

Este apoio do Exercito, permite uma melhoria enorme na nossa logística, e a capacidade de podermos recolher e enviar mais bens para apoio aos nossos programas humanitários e de apoio ao desenvolvimento.

 

Apresentamos aqui os nossos agradecimentos, pelo esforço e apoio dado à Ajuda Amiga, que foi desde o mais alto nível da hierarquia até ao mais baixo, num gesto de solidariedade e de empenho, sem o qual não teria sido possível ultrapassar as dificuldades naturais de quem também tem as suas limitações em termos de recursos.

 

FEVEREIRO - 16/02/2009 - Rumo à Guiné-Bissau

 

   
  4/2/2009 - Contentor da Ajuda Amiga 4/2/2009 - Todo o espaço foi aproveitado  

 

Partiu no dia 10/02 rumo a Bissau o navio Setúbal (chega a 27/2), com o contentor da Ajuda Amiga cheio quase ao milímetro, graças à experiência e saber do pessoal da Portline Logistics, que aproveitou todos o espaço de forma extraordinária. A 25 de Fevereiro e 6 de Março, vão chegar a Bissau dirigentes da nossa Associação e outros colaboradores, para entre outras acções, acompanharem a sua descarga e distribuição.

 

Mais uma vez renovamos os nossos agradecimentos à Portline, pois sem o seu apoio não teríamos conseguido.

 

JANEIRO - 31/01/2009 - Contentor da Ajuda Amiga parte dia 8/2 para Bissau

 

29/01/2009 - Luís Lopes Djonut,  uma grande ajuda Portline Logistics o seu apoio, dedicação e profissionalismo foi total. Muito obrigado. 29/01/2009 - Manuel Joaquim, um trabalhador incansável

 

O mês de Janeiro foi dedicado a encaixotar e transportar os bens oferecidos, foi um trabalho árduo, que envolveu muitos colaboradores da Ajuda Amiga, e do qual resultaram 323 caixotes, que seguiram no contentor da Ajuda Amiga. Além desta carga seguiram mais 100 caixotes à "boleia" no contentor da Memória e Gentes, e ainda ficaram por cá bastantes caixotes, que já não puderam seguir por falta de espaço, mas que irão seguir no próximo contentor.

 

No nosso contentor as caixas enviadas tinham o seguinte conteúdo:

 

Artigos

Caixas

 %

Livros e Material Escolar

169

52,3%

Roupa e Calçado

49

15,2%

Mobiliário

44

13,6%

Equipamentos e Ferramentas

29

9,0%

Brinquedos

19

5,9%

Alimentação, higiene, decoração e quinquilharia

13

4,0%

Total de caixas

323

100,0%

 

Os livros escolares para distribuir nas escolas que estão a funcionar sem livros, são um dos objectivos a atingir.

 

Quanto às zonas onde vão ser distribuídos, estas concentram-se em Bissorã e Farim, mas abrangem também outras zonas como Varela, Bissau, Mansôa.

 

O contentor parte dia 8/2, e a data de chegada prevista é 25/2, lá estaremos à espera dele.

 


Este site foi actualizado em 21/02/2016


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato