Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Noticias

 

Noticias

Noticias de 2008

DEZEMBRO - 19/12/2008 - Ajuda Amiga registada como ONGD, adquire o estatuto de Utilidade Pública

 

 

 
  Registo da Ajuda Amiga como ONGD  

 

A contar de 15/9/2008 a Ajuda Amiga faz parte das ONGD, o que cria uma estrita colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do IPAD - Instituto de Apoio ao Desenvolvimento, trata-se de um registo muito importante para a nossa associação, porque nos dá acesso a um conjunto de meios para conseguirmos atingir os nossos objectivos, o mais importante deles é o estatuto de utilidade publica.

 

DEZEMBRO - 19/12/2008 - Agradecimento à Portline, Portmar e Portline Logistics

 

 

 
  15/12/2008 - Reunião com a Porline e a Portmar - na foto da esquerda para a direita Dr. José Manuel Vidicas Gerente da Portmar, Dr. Carlos Fortunato, Presidente da Ajuda Amiga, e Engº. Manuel Pinto de Magalhães General Manager da Portline. 15/12/2008 - Artesanato africano - Búfalo em pau preto - A oferta desta bonita  peça de artesanato, foi feita pela Ajuda Amiga à Portline, tem como símbolo, do seu agradecimento e apreço  pelo grande espírito humanitário e de solidariedade, que tem presidido à politica destas empresas  

 

 
     

A Portline - Transportes Maritimos Internacionais, SA e as empresas que lhe estão associadas: Portmar - Agência de Navegação, Lda., e Portline Logistics, Lda., têm-se distinguido não só pela sua competência, profissionalismo e rigor, mas também por um grande espírito humanitário e de solidariedade, para com os mais desfavorecidos.

 

A Ajuda Amiga querendo manifestar o seu apreço por esse elevado sentido de responsabilidade social, e pela ajuda prestada à nossa associação na realização das acções humanitárias e de apoio ao desenvolvimento, deslocou-se às instalações da Portline e Portmar, onde expressou o seu agradecimento e apreço, fazendo uma oferta simbólica de uma peça de artesanato africano.

 

DEZEMBRO - 18/12/2008 - Oferta de 2.000 t-shirts

 

   

 

A oferta de 2.000 t-chirts, foi mais um presente que o Pai Natal colocou no sapatinho da Ajuda Amiga, através da TNT. A TNT Express é líder mundial do transporte expresso, assegurando o transporte de documentos, pacotes e carga. Os nossos agradecimentos à TNT por esta oferta, que irá levar um pouco de alegria até à Guiné.

 

DEZEMBRO - 17/12/2008 - Conferência de imprensa da Memória e Gentes

 

 

 
 

17/12/2008 - Conferência de Imprensa em Coimbra - Chico Allen, José Moreira (Presidente da Memória e Gentes), Luís Providência (Vereador do pelouro do Desporto da C.M.C.), Gustavo Santos, Fernando Ferreira, e Adrião Mateus (Vice-Presidente da Ajuda Amiga)

 

 

A Associação Humanitária - Memória e Gentes comunicou em conferência de imprensa, realizada em Coimbra, no dia 17/12/2008, que vai mais uma vez enviar um contentor de ajuda humanitária para a Guiné-Bissau. A Câmara Municipal de Coimbra, que muito tem apoiado as acções humanitárias desta associação, esteve também presente ao acto.

O envio de ajuda humanitária para a Guiné é uma acção que a Memória das Gentes e a Ajuda Amiga, vão realizar em colaboração e em simultâneo, pois ambas as associações vão enviar os contentores no mesmo navio, e ambos chegam na mesma data a Bissau.

O contentor da Memória e Gentes parte de Coimbra, e o da Ajuda Amiga de Lisboa, é uma acção coordenada destinada a aproveitar as sinergias que uma colaboração pode proporcionar, pois são muitos os  objectivos comuns que existem entre ambas as associações.  Assim os bens armazenados pela Ajuda Amiga em Coimbra, poderão seguir no contentor que parte de Coimbra, sem ter que suportar os custos e esforço de os enviar para Lisboa, e vice-versa.

Tal como a Ajuda Amiga a Memória e Gentes também nasceu de um movimento de antigos combatentes que estiveram na Guiné-Bissau, e a colaboração entre ambas as associações tem sido uma constante.

 

DEZEMBRO - 15/12/2008 - Oferta de computadores portáteis pela Assembleia da Republica

 

 

 
  15/12/2008 - Entrega de portáteis - pelo Centro Informático da Assembleia da Republica a Dra. Maria Paula Santos, Dr. João Viegas, e da parte da Ajuda Amiga o seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente o Carlos Fortunato e o Carlos Rodrigues 15/12/2008 - Portáteis Fujitsu Siemens S120, com Windows XP, processador Pentium de 1.600 MHz, 504 MB memória e 60 Gb em disco, uma oferta valiosa para a concretização dos projectos de formação  

 

A oferta de 5 computadores portáteis pela Assembleia da Republica, foi um presente antecipado do dia de Natal que se aproxima, aqui ficam os nossos agradecimentos à Assembleia da Republica, por este gesto humanitário e de solidariedade, e à Dr.ª Maria Adelina de Sá Carvalho, ao Dr. João Viegas, e à Drº. Maria Paula Santos, pela atenção dada ao nosso pedido, e à amabilidade e simpatia com que nos atenderam.

 

Os computadores portáteis serão usados como uma ferramenta importante, nas acções de formação que vamos conduzir em Bissorã, das quais queremos destacar o combate à epidemia de cólera, a formação na área de informática, e a formação de agricultores.

 

O nosso objectivo é conseguirmos 10 + 1 computadores portáteis, para podermos realizar acções de formação para 20 alunos de cada vez.

 

Este nosso objectivo de conseguir portáteis, deriva de os computadores desktop não serem adequados para as acções de transporte, a que vão ficar sujeitos os computadores destinados à formação, devido à sua dimensão,  peso, e risco de avaria. Os computadores destop que forem angariados ficarão fixos nos locais para onde forem oferecidos - Escolas, Câmaras Municiais, Hospitais, etc.

 

DEZEMBRO - 09/12/2008 - Agradecimento e entrega do Diploma de Espírito Humanitário à Babou

 

 

 
  09/12/2008 - Entrega do Diploma de Espírito Humanitário ao Administrador da Babou, Sr. Renato Piskor, pelo Presidente da Ajuda Amiga Carlos Fortunato, ao seu lado os Vice-Presidentes Carlos Rodrigues e Adrião Mateus 09/12/2008 - Forun Montijo - Loja da Babou no Montijo  

 

A Babou foi o principal doador de bens, para apoiar os programas de ajuda humanitária da  Ajuda Amiga em 2008.

 

A Ajuda Amiga em reconhecimento pelos actos de solidariedade e pelo elevado espírito humanitário, demonstrado pela BABOU, através da doação de bens para ajudar os mais desfavorecidos, teve a honra de lhe atribuir o título de Espírito Humanitário, homenageando e agradecendo deste modo a elevada responsabilidade social demonstrada, e a colaboração prestada à nossa Associação, na realização de acções humanitárias, nomeadamente no “ Programa de Apoio à Infância e à Terceira Idade”.

 

 

DEZEMBRO - 01/12/2008 - Oferta de artigos da Babou para a Guiné

 

 

   
  01/12/2008 - A Babou empresa ligado ao comercio de artigos na área dos têxteis e do bazar, mais uma vez demonstrou o seu grande sentido de responsabilidade social.    
 
01/12/2008 - O Gomes e o Vasco, sempre incansáveis 01/12/2008 - Os brinquedos vão colocar nas crianças, um olhar de admiração e um sorriso de satisfação. 01/12/2008 - Roupa doada pela Babou aguarda para ser, organizada e encaixotada  

 

Um novo armazém em Coimbra (embora temporário) com excelentes condições para podermos organizar e encaixotar bens, recebeu mais doações da Babou que já não cabiam nos vários armazéns disponíveis. O Armazém foi cedido pela firma Abreu & Mota, Lda., com sede em Pombal , mas que tem construído principalmente em Coimbra, o seu sócio gerente é o Sr. Adelino Abreu João, o outro sócio é a sua esposa.

 

O Adrião Mateus, o José Gomes e o Vasco Gama têm-se desdobrado em acções para minimizar as grandes carências que sofrem os mais desfavorecidos, levando-lhes um pouco de esperança.  A carrinha disponibilizada pelo José Gomes, foi fundamental para concretizarmos esta acção.

 

O contentor vai seguir para a Guiné só no dia 12/2/2009, mas o trabalho de preparação já começou.

 

A Babou sempre solidária, e com grande espírito de responsabilidade social, mais uma vez deu o seu apoio, e por isso em nome dos mais desfavorecidos, nomeadamente das crianças e dos idosos, que nada têm, e que vão receber estas dávidas, lhe transmitimos um grande obrigado.

 

 

NOVEMBRO - 25/11/2008 - Minhocultura na Guiné

 

 

 
  25/11/2008 - Lisboa - José Pedro Parreira 25/11/2008 - Lisboa - Minhocas Vermelhas da Califórnia, oferecidas pelo Sr. José Parreira  

 

Um pequeno projecto piloto, para o lançamento da minhocultura na Guiné, é um dos objectivos da viagem a realizar em Março de 2009. A Ajuda Amiga deixa aqui o muito obrigado, ao Sr. José Pedro Parreira, grande minhocultor, que gentilmente ofereceu algumas minhocas para a nossa iniciativa, e nos transmitiu importantes conselhos, ditados pelos seus muitos anos de experiência como produtor.

 

A minhocultura tem um potencial inexplorado, e uma importância que ainda não foi compreendida.

Na Guiné a sua aplicação será fundamental para a produção de produzir um fertilizante orgânico de grande qualidade, que a agricultura biológica não dispensa, o seu uso como isco para a pesca à linha no rio, e para a alimentação humana e/ou de animais, são outras aplicações.

 

A variedade é a Eisenia Fétida, mais conhecida como a Minhoca Vermelha da Califórnia. Trata-se de uma variedade que atingiu um elevado estado de evolução, tem algumas características interessantes, é hermafrodita, tem 5 pares de corações e 1 par de rins, acasala semanalmente, as criar nascem ao fim de 14 dias, e pode ter 1.500 crias por ano, ou seja basta um par de minhocas para originar 3.000 crias por ano, pois como referimos são hermafroditas. Em Portugal, ultimamente estão também a ser colocadas em lixeiras, para transformar o lixo, em valioso humus.

 

NOVEMBRO - 22/11/2008 - Viagem à Guiné de 6/3 a 12/3/2009

 

 

 
  2007 - Bissorã - Viatura cedida pelo Carlos Fortunato apoia a distribuição dos bens no sector de Bissorã  

 

Em sintonia com o envio do contentor com ajuda humanitários, e de apoio ao desenvolvimento, que a Ajuda Amiga vai enviar para a Guiné-Bissau (partida de Portugal a 12/2/2009,  e chegada a Bissau a 27/2/2009), conforme já referimos na noticia de 10/11/2008, vai igualmente um grupo de membros da Ajuda Amiga à Guiné, que apoiará a recepção e a distribuição dos bens, e alguns realizarão também actividades de apoio aos projectos.


- Carlos Fortunato - Presidente da Associação - que vai estar na Guiné de 27/2 a 21/3, (3 semanas) a fim de poder acompanhar e organizar todas as actividades. Fica em Bissorã.
- Carlos Rodrigues - Vice-Presidente da Associação (2 semanas). Fica em Bissau.
- José Gomes - Vice-Presidente da Associação (2 semana). Fica em Bissau.
- Carlos Bernardes - Sócio (2 semanas). Fica em Bissau.
- Carlos Silva está a organizar uma viagem a várias localidades. Fica em Bissau.

 

 

NOVEMBRO - 10/11/2008 - Contentor para a Guiné-Bissau com o apoio da Portline

 

03/11/2008 - Lisboa - O envio do contentor está  planeado para 12/2/2009

 

Anualmente a Ajuda Amiga vai enviar um contentor com ajuda para fins humanitários, e para apoio ao desenvolvimento para a Guiné-Bissau, o próximo contentor está a ser planeado para partir a 12/2/2009, chegando a Bissau a 27/2/2009.

 

Esta acção conta com o apoio de várias entidades, que têm doado bens para esta acção, às quais se junta agora a Portline, empresa que ao longo dos anos tem mostrado sempre um grande espírito humanitário.

 

Em nome dos guineenses, o nosso obrigado à Portline e aos seus colaboradores, que sempre com elevada competência, profissionalismo e rigor têm prestado uma valiosa colaboração à nossa associação, e o nosso muito obrigado ao Director Geral da Portline o Sr. Eng. Pinto de Magalhães, pelo grande espírito de solidariedade manifestado.

 

NOVEMBRO - 09/11/2008 - Colaboração com a Associação de Solidariedade Social - Kassumay

 

09/11/2008 - Paço de Arcos - Assembleia-geral dos membros da Associação de Solidariedade Social - Kassumay

09-01-2008 - Afonso Lopes, Presidente da Kassumay, e Carlos Fortunato, Presidente da Ajuda Amiga

 

Associação de Solidariedade Social - Kassumay, sedeada em Portugal, foi criada por guineenses de etnia felupe em 2004, com o objectivo principal de ajudar as populações da sua zona na Guiné-Bissau, no entanto não tem conseguido atingir os seus objectivos.

 

A Ajuda Amiga que colabora com a ONGD guineense AD - Acção para o Desenvolvimento, a qual tem um programa de apoio a decorrer em Susana (zona dos felupes), vai aqui estabelecer uma "ponte", e aproveitando os recursos humanos da "Kassumay", as capacidades logísticas da AD e a sua organização, e alguns dos recursos da Ajuda Amiga, vai contribuir deste modo para apoiar o desenvolvimento naquela zona.

 

Apenas por curiosidade a palavra felupe "kassumay" é um cumprimento, enquanto que em português dizemos bom dia ou boa tarde, etc., os felupes dizem apenas "kassumay" e isto significa desejar tudo de bom para uma pessoa, é o bom dia, boa tarde, boa noite, felicidades, saúde, etc., etc.  Como não existe forma escrita deste dialecto, esta palavra pode surgir em textos escrita de outras formas, como por exemplo "kasumai".

 

OUTUBRO - 22/10/2008 - Mobiliário oferecido pelo Instituto Geográfico Português

 

 

 
 

22/10/2008 - Lisboa - IGP - O Carlos Fortunato transportando para a carrinha algumas das peças de mobiliário oferecidas

 

 

O IGP - Instituto Geográfico Português, ofereceu algumas peças de mobiliário usado à Ajuda Amiga, tratam-se de cadeiras, e mesas, que depois de desmontadas serão enviadas para a Guiné, a fim de permitirem mobilar as instalações da futura associação que irá ser criada na Guiné, e as bibliotecas publicas que estão a ser criadas. A carrinha para fazer o transporte, foi como sempre disponibilizada pelo Carlos Rodrigues. Os nossos agradecimentos ao IGP, em particular ao Eng. Arménio Castanheira, e à Engª Ana Bernardes, pela atenção e disponibilidade prestadas.

 

OUTUBRO - 20/10/2008 - Organização do Grupo Local de Apoio a Farim

 

   
  20/10/2008 - Lisboa - Colégio Marista - Carlos Fortunato, padre Carlo Andolfi e Carlos Silva  

 

Realizou-se no dia 20/10/2008, uma reunião com o padre italiano, Carlo Andolfi, que dirige a Missão Católica de Farim, tendo por objectivo coordenar com o padre Carlo, o envio e a distribuição da ajuda na zona de Farim. A Missão Católica será o nosso centro logístico em Farim, e o envio dos bens será articulado, com a Cáritas, que providenciará o apoio logístico em Bissau, e o envio dos bens para Farim.

 

OUTUBRO - 14/10/2008 - Material para as crianças da Guiné pelo José Gomes

 

14/10/2008 - Coimbra - Armazém do Gomes - Caixas com livros escolares para enviar para a Guiné

14/10/2008 - Coimbra - Armazém do Gomes - Caixas de material escolar para enviar para a Guiné

14/10/2008 - Coimbra - Armazém do Gomes - Caixas com brinquedos para enviar para a Guiné

 

Incansável o José Gomes vai angariando e adquirindo material para enviar para as crianças da Guiné, é tudo material novo - livros escolares, material escolar, brinquedos, etc., as caixas vão-se acumulando, e irão fazer a alegria das crianças, muitas delas irão ter um livros ou um brinquedo pela primeira vez.

 

OUTUBRO - 14/10/2008 - Entrega de diploma de Sócio Honorário à Memórias e Gentes

 

   
  10/10/2008 - Coimbra - Entrega Diploma - de pé: Gustavo Santos, Carlos Fortunato e José Moreira sentados: Adrião Mateus, Carlos Silva, José Gomes  Diploma de Sócio Honorário  

 

Em reconhecimento pelo apoio dado ao nosso movimento, a Ajuda Amiga entregou no dia 14/10, à Memórias e Gentes - Associação Humanitária, um diploma de Sócio Honorário. A reunião/almoço decorreu em Coimbra, tendo sido discutidas as possibilidades de melhorarmos a cooperação entre as nossas duas Associações.

 

SETEMBRO - 30/09/2008 - Angariação de fundos

 

   
  Mercedes a ser vendido por 1 € Adrião Mateus  

 

Durante o mês de Setembro, foram realizadas várias iniciativas para angariação de recursos, algumas decorrem ainda, mas o seu resultado apenas dará frutos mais tarde, e do seu sucesso daremos noticia na altura.

 

Entre as acções iniciadas agora, é de destacar a campanha de recolha de donativos,  para ajudar na doença os grupos de maior risco, ou seja os mais jovens e os mais idosos, trata-se de um fundo de emergência, que pretende responder a situações criticas de ajuda na doença, com a compra de medicamentos, ou de tratamentos médicos, na Região do Óio, nomeadamente nos sectores de Bissorã e Farim.

 

Paralelamente a esta campanha de angariação de fundos, é de salientar uma acção pessoal do Adrião Mateus, a quem faça donativos à Ajuda Amiga para esta campanha.

 

Apesar de quem faz os donativos nada esperar em troca, e os donativos serem recebidos pela Ajuda Amiga, sem esta dar qualquer qualquer beneficio ou contrapartida, o Adrião Mateus a título pessoal, quis ele também ter uma iniciativa, em relação às pessoas que façam donativos - vender o seu automóvel por 1 Euro, a um dos doadores que faça doações até 12/3/2009.

 

A viatura é um Mercedes Benz 220 de 1973, a gasolina, em excelente estado, pois nestes anos todos andou apenas 1.500 kms, raramente sai da garagem, é um carro de colecção, e tem a inspecção periódica em dia sem qualquer observação.

 

O Adrião Mateus é um dos grandes impulsionadores deste nosso movimento de solidariedade para com a Guiné, e sem ele a nossa associação não existiria, apesar de não ser uma pessoa de grandes posses financeiras, a sua grandeza humana é muito grande, e luta sempre todos os dias para ajudar a minorar as grandes dificuldades por que passam os mais desfavorecidos, por isso aqui fica expressa a nossa admiração, o nosso apreço pelo seu carácter, e o nosso obrigado.

 

O valor mínimo de cada donativo é de 5 euros, e depois sempre múltiplos de 5 euros. O doador que tiver o recibo que coincida com os 3 últimos números da lotaria da Páscoa (13 de Abril),  será o escolhido por esta iniciativa do Adrião. 

 

Quem fizer donativos deve comunicar os seus dados na altura do preenchimento do recibo, indicando o seu nome, morada, telefone, número de contribuinte e o valor do donativo, ou caso o faça o donativo por envio de cheque, vale de correio ou transferência bancária, deve informar por carta (Ajuda Amiga, R. do Alecrim, nº8, 1º Dtº, 2770-007 Paço de Arcos) ou por e-mail (jcfortunato@yahoo.com), os seus dados, para poder ser elaborado e enviado o respectivo recibo.

 

Os donativos em cheque ou vale de correio,  devem ser passados em nome de "Ajuda Amiga", e endereçados para a sua sede na Rua do Alecrim, nº8, 1º dtº, 2770 -007 em Paço de Arcos, e as transferências deverão ser feitas para a conta da Ajuda Amiga, que possui o NIB 0036 0133 99100025138 26.

 

Os donativos de com valor superior a 200 Euros, não podem por lei ser feitos em dinheiro, mas em cheque, ou transferência bancária, pois é exigida a identificação do dador através do meio de pagamento.

 

AGOSTO - 28/08/2008 - Oferta de produtos para bebés pela Grünenthal Portugal

 

 

 

A Grünenthal Portugal, generosamente ofereceu 25 caixas com embalagens de Halibut Derma® Mousse Hidratante e Protectora. Trata-se de um produto de excelente qualidade, que será distribuído em maternidades, a fim de poderem proteger e tratar os bebés das habituais assaduras. Os nossos agradecimentos à Grünenthal, e à  Rita Nunes, grande amiga da Guiné e das crianças, que angariou esta oferta.

 

AGOSTO - 20/08/2008 - Tomada de Posse dos Órgãos Sociais

 

 

 
 

20/08/2008 - Lisboa - Tomada de posse - de pé: Antero Valongo (a assinar), Carlos Fortunato e Carlos Rodrigues; sentados: António Magalhães, , Carlos Silva, Manuel Joaquim e  António Bernardes

 

 

No 20/8 4ª feira, decorreu a cerimónia de tomada de posse dos Órgão Sociais da Ajuda Amiga, no escritório do Carlos Rodrigues em Lisboa.

 

AGOSTO - 04/08/2008 - Oferta de livros para a Guiné pela Livraria Contra-Capa

 

04-08-2008 - Mem Martins - A livraria Contra-Capa ofereceu cerca de 6.000 livros, material escolar e brinquedos 04-08-2008 - Lisboa - Transporte da Oferta para o armazém - José Abel e José Miguel

 

04-08-2008 - Lisboa -Transporte da Oferta para o armazém - Miguel Fortunato e Ricardo Fortunato

04-08-2008 - Lisboa - Transporte da Oferta para o armazém - Bruno Fortunato e José Abel

     
    04-08-2008 - Lisboa - Transporte da Oferta para o armazém - Miguel Fortunato  

 

As ofertas de bens continuam a chegar aos nossos Centros Logísticos. A última grande oferta foi, da Srª Cláudia Maio da Livraria Contra-Capa de Mem Martins, que ofereceu cerca de 6.000 livros, na sua maior destinados às escolas, mas incluem também livros diversos que irão enriquecer a Biblioteca Municipal de Bissorã, além disto foi igualmente oferecido algum material escolar e brinquedos, trata-se sem dúvida de uma valiosa e  generosa oferta.  No dia 04-08-2008 as carrinhas do Carlos Rodrigues e do Miguel Fortunato, e 7 voluntários, iniciaram o transporte para o armazém, mas foram insuficiências para transportar tudo de uma vez (só de livros eram 100 caixas) pelo que o encaixotamento e o transporte irá ser feito em 3 vezes.

 

 

JULHO - 18/07/2008 - Realização da Escritura de Constituição da Associação

 

 

 
  17/7/2008 - Cartório Notarial de Fátima Ramada, em Lisboa - Escritura de constituição da nossa Associação  

 

Ocorreu no dia 17/7/2008,  no Cartório Notarial de Fátima Ramada, em Lisboa, a escritura de constituição da nossa Associação. Na foto o Presidente da Direcção Carlos Fortunato, o Presidente da Assembleia Carlos Silva, o Presidente do Conselho Fiscal António Bernardes, e a notária Fátima Ramada. Aguarda-se agora a sua publicação no Diário da Republica, o que deve levar cerca de 1 mês, para depois podermos iniciar outros procedimentos (registo na segurança social, solicitação do estatuto de utilidade publica, etc.).

 

JUNHO - 12/06/2008 - Reunião de Constituição da Associação

 

Ocorreu no dia 7/6/2008,  na sede da ADO - Associação Desportiva de Oeiras (a qual gentilmente nos disponibilizou as suas instalações gratuitamente), a reunião para a criação da Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento.

Nesta reunião foram discutidos e aprovados os Estatutos, e o Regulamento Geral, e eleitos os  Órgãos Sociais da Associação.

No regulamento foi anulado o pagamento da jóia, passando a pagar-se apenas a quota anual de 25 €.

Segue-se agora a escritura da Associação.

 

JUNHO - 12/06/2008 - Núcleos de Bissorã e Farim angariam apoios

 

 

 
 

7/7/2008 - A Babou empresa ligado ao comercio de artigos na área dos têxteis e do bazar, é uma empresa com um grande sentido de responsabilidade social. Os nossos agradecimentos pela sua ajuda.

7/7/2008 - Armazém do Centro Logístico de Queluz - Sapatos, malas, roupas, brinquedos, cadeiras, etc., aguardam o envio do contentor para a Guiné

 

 

Os Núcleos de Bissorã e de Farim, continuam a angariam apoios para poder ajudar as populações daquelas zonas da Guiné, e apesar de ainda não se ter lançado nenhuma campanha de recolha, importantes ofertas de bens continuam a chegar aos nossos Centros Logísticos. Espera-se em breve mais 1,5 ton de roupa nova com pequenos defeitos, para juntar à 1,5 ton que existe no Centro Logístico de Coimbra.

 

MAIO - 28/05/2008 - Caixa Postal para envio de correio para Bissorã

 

Foi aberta uma caixa postal na Central de Correios em Bissau, a fim de facilitar as comunicações com Bissorã,  pois a acção dos correios está praticamente limitada à colocação do correio nas caixas postais, em Bissau. A nossa carrinha pick-up vai agora todas as semanas a Bissau recolher o correio, que depois é distribuído no Bar Claiefanda, do nosso amigo e camarada Domingos Manfande; assim quem quiser escrever para os nosso amigos em Bissorã, basta indicar:

     Nome da pessoa

     Caixa Postal 1083

     Bissau

     Guiné-Bissau

 

MAIO - 28/05/2008 - Recolha de bens para a Guiné

 

O envio do próximo contentor está em preparação, e neste momento a grande preocupação é assegurar a parte logística (armazéns, transportes, voluntários), para depois se poderem lançar as campanhas de recolha, contudo, alguns donativos importantes como, 1,5 toneladas de roupas da Babou, 100 pares de sapatos novos do José Rodigues, mais de 100 caixas com livros do José Gomes, a oferta de uma impressora do Freire, uma máquina de escrever manual do Manuel Joaquim, etc.,  já estão a chegar, fazendo antecipar esta acção de recolha.

 

MAIO - 28/05/2008 - Inauguração da Biblioteca Municipal de Bissorã

 

 

 
 

27/05/2008 - Bissorã - Organizando a Biblioteca Municipal de Bissorã 

 

 

A Biblioteca Municipal de Bissorã, foi inaugurada no dia 27/5, depois de algumas obras para preparação do local, realizadas pela Câmara de Bissorã. Trata-se de uma obra que foi lançada por nós, e logo acarinhada pela Câmara de Bissorã, à qual o nosso camarada José Gomes deu um importante contributo, com a oferta de um elevado número de livros, e estantes, que foram enviados conforme referimos anteriormente, em Março passado. Esta obra permite cobrir uma lacuna muito importante em Bissorã, face à grande dificuldade de acesso a livros que ali existe.

 

MAIO - 27/05/2008 - A Escola José Almeida Gomes

 

 

 
 

27/05/2008 - Bissorã - Escola José Almeida Gomes, apoio às obras de reconstrução 

 

 

A campanha de ajuda à Guiné lançada pela Associação Humanitária Memória das Gentes, no início deste ano, que como referimos nas nossas anteriores desta vez envolveu também militares que estiveram em Bissorã, permitiu fazer chegar também aquela localidade e arredores a ajuda humanitária.

Os livros escolares que o José Gomes ofereceu, foram um dos donativos mais significativos.

Uma nova escola privada, que vai abrir em Bissorã, no próximo ano lectivo, quis perpetuar o agradecimento de toda a população ao apoio dado ao ensino, e deu à escola o nome "Escola José Almeida Gomes", o que levou ao José Gomes, a dar também um apoio à sua reconstrução.

 

MAIO - 27/05/2008 - Distribuição da ajuda em Bissorã

 

Na sequência, do contentor de ajuda humanitária enviado par a Guiné, que já referimos anteriormente, as Escolas, Câmara Municipal, Hospital Regional, receberam apoios para as suas actividades, mas como sempre nunca foram esquecidas lembranças para as crianças.

A seguir apresentamos, algumas fotos da distribuição feita pelos voluntários do Grupo de Apoio Local em Bissorã.  

 

20/03/2008 - Bissorã - Alunos do Liceu transportando os livros para o Liceu (7º ao 11º ano), a partir do armazém do Domingos Manfande em Bissorã, e usando a sua carroça.

20/03/2008 - Bissorã - Entrega de livros no Gabinete do Director do Liceu de Bissorã. Da esquerda para a direita, Domingos Manfande, o Presidente da Câmara, Júlio Quimê, o pastor e gestor da Escola Ruberto Nhanque, o Director da Escola, Abna Embana, e um professor   

 

16/03/2008 - Bissorã - Entrega de cadeira de rodas no Hospital Regional de Bissorã. Ao centro o Director do Hospital, tendo à sua esquerda o Secretário e o Presidente da Câmara,  respectivamente o Sr. Alexandre  e o Sr. Júlio Quimê.

16/03/2008 - Bissorã - O Presidente da Câmara Júlio Quimê, entrega material e máquinas de escrever oferecidas à Câmara Municipal de Bissorã, ao Secretário da Câmara, Alexandre

 

 

18/03/2008 - Encherte - Entrega de livros na escola de Encherte. À esquerda o Chefe da Tabanca, Branquinho,  entrega livros oferecidos aos 2 professores da escola.

18/03/2008 - Encherte - Entrega de livros na escola de Encherte a qual fica no mato a cerca de 10 kms de Bissorã. É uma das muitas escolas de tabanca que existem, onde falta tudo.  Foi uma alegria para todos esta ajuda, e até para os mais pequenos que ficaram encantados com os livros. Na foto a  pick-up do Carlos Fortunato, que  foi levar os livros a Encherte,  e da esquerda para a direita um Professor da Escola de Encherte, e os voluntários António, Rofino, e  nosso motorista o Augusto. 

 

 

14/3/2008 - Bissorã - Sana e Ioncana, vestidos com  roupas doadas, mostram a caixa onde esta veio.  Foi uma alegria para eles, e também para a Maria de Jesus que as ofereceu, poder ter visto esta foto

17/3/2008 - Bissorã - Jardim Escola da ADPP. O Domingos Manfande faz a entrega de um saco com  rebuçados, "chupas, etc., que o Adrião enviou, e contra muitas previsões negativas, chegou sem se derreter pelo caminho. As duas primeiras pessoas à esquerda são Presidente da Câmara Júlio Quimê, e o Secretário da mesma, Alexandre

 

ABRIL - 19/04/2008 – Solidariedade com a Guiné-Bissau

 

 

 
 

19/04/2008 –Lisboa -  Camaradas de armas de várias companhias que estiveram na Guiné, reúnem-se  numa acção de solidariedade

 

 

Realizou-se no dia 19/4, no escritório do Carlos Rodrigues em Lisboa, a primeira reunião para criação de um movimento de ajuda à Guiné, onde estiveram camaradas de armas de várias companhias que passaram pelo sector de Bissorã e de Farim.

Na foto de pé da esquerda para a direita: Manuel "Pais e Sousa"- CCav 1650, Rogério Marques "Freire" - CArt 1525, Eurico Caeiro "Lavado" - CCaç 1419, Júlio da Silva "Esteves" - CCaç 816 , "Carlos" Manuel "Rodrigues"Bernardes - CCav 1650, António Joaquim  "Lageira" - CCaç 1419, "Adrião" Lourenço Mateus - CArt 1525, António Jesus Picado "Magalhães" - CAart 1525. Em baixo da esquerda para a direita: Manuel Joaquim - CCaç 1419, Carlos Silva - CCaç 2548  , José Riço - CCav 1650, e Carlos Fortunato - CCaç 13).

Num espírito de solidariedade para o povo da Guiné, e os camaradas e amigos que por lá ficaram, discutiram as formas de ajudar a Guiné, e as zonas a que estiveram ligados.

A criação de uma Associação para mobilizar e tornar mais eficaz os objectivos de ajuda humanitária e de apoio ao desenvolvimento, foi a decisão desta reunião.

 

MARÇO - 31/03/2008 - Ajuda Humanitária chega a Bissorã

 

 

 
  13/3/2008 – Bissau -Voluntários vindos de Bissorã para carregarem as caixas, a fim de serem distribuída ajuda naquela localidade. Da esquerda para a direita Dauda, Agostinho, Domingos e Rofino  

 

As caixas com material de ajuda humanitária enviadas para Bissorã, chegaram a 13/03 a Bissorã.

Este envio foi enquadrado dentro da ajuda humanitária à Guiné Bissau, promovida pela Memórias e Gentes - Associação Humanitária, conforme referido na nossa nota informativa de 15/02/2008, a qual esteve em Bissau a acompanhar o desalfandegamento das mesmas.

Os livros para a biblioteca já estão  nas instalações da Câmara Municipal de Bissorã, bem como as 2 máquinas de escrever que foram oferecidas à mesma, conforme confirmado pelo Presidente da Câmara.

A cadeira de rodas oferecida pelo Gomes, já foi entregue no Hospital Regional de Bissorã, pelo Presidente da Câmara e pelo Domingos Manfande.

O restante material (livros escolares e roupas), está guardado no armazém do Domingos Manfande em Bissorã, apenas tendo sido distribuídas algumas caixas, que tinham destinatário já definido.

 

FEVEREIRO - 15/02/2008 - Ajuda Humanitária à Guiné Bissau, vai chegar também a Bissorã

 

2008 - O Presidente da Memórias e Gentes - Associação Humanitária, entrevistado pela TVI pouco antes da partida de Coimbra para a Guiné Bissau

2007 - Júlio Quimê Na Bighan, Presidente da Câmara de Bissorã

2006 - José Almeida Gomes, o grande doador de livros para Bissorã

 

O envio de um contentor com ajuda humanitária, promovido pela Memórias e Gentes - Associação Humanitária, vai seguir para A Guiné-Bissau. A partida está prevista para o dia 19 de Fevereiro, e a sua chegada a Bissau está prevista para 5 de Março, parte desse contentor contém caixas com bens destinadas à Bissorã.

Um grupo de ex-militares portugueses que cumpriram o serviço em Bissorã, associaram-se a esta iniciativa e procuraram que a zona de Bissorã, tivesse desta vez também alguma ajuda, tendo-se mobilizado para angariarem todo o material possível, e foi tal a quantidade de material angariado, que foi pedido para pararem desse esforço, pois já não havia espaço no contentor, o qual mesmo assim teve que ser substituído por outro com o dobro do tamanho.

A ajuda que chega a Bissorã, é destinada principalmente às escolas e consiste em livros escolares. A Câmara de Bissorã também faz parte deste projecto de ajuda, pois existe um projecto apoiado por estes ex-militares para em conjunto com a Câmara, criarem uma Biblioteca Municipal.

 Foram muitos os voluntários e as entidades que trabalharam para que esta ajuda fosse possível, mas entre as pessoas que se esforçaram empenhadamente, e que conseguiram um apoio significativo para Bissorã, temos que destacar o José Gomes, ex-militar da CCAÇ 13, que ofereceu entre outros bens cerca de 3.000 livros para as escolas, e 1.000 livros para a Biblioteca.

 

JANEIRO - 13/01/2008 - CCaç 13 solidária, com camaradas da zona de Bissorã

 

15711/2007 - Branquinho, Domingos Manfande, Braima Camará, e Manuel Cuna

 

O Carlos Fortunato viajou até Bissorã no dia 15/11/2007, onde ficou durante 3 semanas tendo regressado a 7/12, na bagagem levou muitas prendas, para amigos e antigos camaradas de armas, oferecidos por ex-militares da CCaç 13 que estiveram em Bissorã, e que quiseram dizer aos amigos e camaradas que lá ficaram, que não os tinham esquecidos.

Nesta viagem o Carlos Fortunato, organizou  um Grupo de Apoio Local, para lançar as bases de uma futura associação de solidariedade e de apoio ao desenvolvimento na Guimé-Bissau, e vez alguns investimentos pessoais, tendo em vista viabilizar algumas futuras acções de ajuda, assim adquiriu um pequeno terreno e uma carrinha pick-up.

No terreno ficaram plantadas laranjeiras e tangerineiras enviadas de Portugal, e ficou planeada a criação de um pomar, bem como experimentar outras espécies hortícolas, e fazer algumas plantações tradicionais como o amendoim.

Alguns mapas para as escolas, giz, livros técnicos sobre agricultura, bolas para as crianças, roupa, foram pequenas lembranças, que se levam, mas que nunca chegam para responder às imensas necessidades básicas que existem.

A gente da Guiné, é gente simples e boa, e que nos consegue tocar profundamente, enquanto lá esteve o Fortunato, nasceram 2 crianças, e deram-lhes o nome de Fortunato (Fortunato Camará e Fortunato Júlio Quimê), foi uma maneira de dizerem obrigado, e que nunca se iriam esquecer de quem os tinha ajudado.

 

 


Este site foi actualizado em 21/02/2016


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato