Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Atividades Participe Noticias English

Actividades

Projectos
Relatórios

Projectos

 

Projectos

 

Apresentam-se a seguir os projectos que a Associação tem em curso, alguns deles tiveram início antes da constituição da Associação, os quais foram iniciativas individuais dos seus membros, ou de pequenos grupos, que posteriormente se integraram na Ajuda Amiga, assim sua acção continuou a ser desenvolvida, só que agora com mais apoio, por isso eles são assumidos como um projecto da Associação.

 

 

Programas Humanitários

 

Programa de Apoio à Infância e à Terceira Idade

 

Objectivo: apoiar a população guineense carenciada, que esteja inserida em grupos de risco, com roupas, alimentos, medicamentos, e assistência médica.

 

 É difícil a vida na Guiné, em particular para os que estão inseridos em grupos de risco (as crianças e os mais idosos), e para os que estão em zonas de difícil acesso, e sem assistência médica, a resposta muitas vezes é apenas deitarem-se e esperarem que o próprio organismo consiga combater a doença.  São muitos os idosos que se queixam com fome, face à sua incapacidade de conseguirem trabalhar, e entre eles estão antigos camaradas que pertenceram às forças armadas portuguesas. Não é por acaso que a esperança média de vida é de 44,8 anos. Este programa destina-se exactamente a dar uma atenção especial, a este problema.

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar:

- Roupas e brinquedos para criança. As bolas de futebol, são uma das prendas mais apreciadas e uma faz a alegria de muitas crianças, podem ser obtidas por troca dos pontos obtidos com o enchimento de combustível na viatura. 

- Donativos financeiros, para pagamento de tratamentos médicos e medicamentos, e alimentos;

- Oferta de roupas para os mais idosos.

 

Programa para a criação de um Fundo de Emergência

 

Objectivo: criação de um fundo de emergência para resposta a situações muito graves em Portugal ou na Guiné.  

 

Criação de um fundo de emergência para utilização em situações muito graves, nomeadamente em casos de catástrofe em Portugal, ou na Guiné, e mobilização dos centros logísticos, grupos de voluntários, e recursos, para apoiar uma resposta a um pedido das autoridades, ou para uma intervenção sempre que a Associação o considerar necessário.

 

 

 

Programas de Apoio ao Desenvolvimento

 

Programa de Ajuda à Formação Profissional e ao Desenvolvimento

 

Objectivo: realização na Guiné de acções de formação profissional de curta duração, e apoio ao lançamentos e desenvolvimento de pequenos negócios, com oferta de instrumentos de produção.

 

A ajuda humanitária, tem sido articulada, com acções de ajuda ao desenvolvimento, porque é fundamentar promover a autonomia, a qualidade, e a produtividade, assim procurou-se distribuir ferramentas agrícolas, introduzir novas espécies com maior valor comercial, apoiar pequenas iniciativas empresariais, fazer acções de formação profissional de curta duração, contribuindo deste modo para o desenvolvimento e para o progresso.

 

Cursos realizados:

Curso de Introdução à Informática/Criação de Sites na Web

Curso sobre Poda de Árvores de Fruto

Curso sobre de Uso de Mota Serra

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar:

- Doação de ajuda financeira, para aquisição de ferramentas, ou oferta de ferramentas.

- Manuais/Livros/Vídeos Curso Carpintaria

- Manuais/Livros/Vídeos Curso de Soldadura

- Manuais/Livros/Vídeos Curso sobre Poda de Árvores de Fruto

- Manuais/Livros/Vídeos Curso de Uso de Mota Serra

- Manuais/Livros/Vídeos Curso sobre Compostagem

- Manuais/Livros/Vídeos Curso Introdução Informática/Word

- Manuais/Livros/Vídeos Curso Cerâmica

- Ferramentas

 

Programa de Ajuda às Escolas

 

Objectivo: apoiar a oferta de materiais escolares, livros, criação de bibliotecas escolares, construção/reconstrução de escolas na Guiné.

 

As escolas são um dos pilares para o desenvolvimento, mas na Guiné possuem muitas carências, principalmente as escolas comunitárias, uma das carências delas são livros, por outro lado em Portugal toneladas de livros, são destruídos, apenas porque o livro escolhido mudou.

 

Esta ajuda é também uma ajuda à defesa da língua portuguesa.

 

Membros da Ajuda Amiga, em acções individuais ofereceram em 2008, mais de 8.000 livros, e graças à colaboração da Associação Humanitária Memória das Gentes, foi possível levar até Bissau essa ajuda. Os livros foram depois distribuídos por várias instituições. Membros da Ajuda Amiga, apoiaram, acompanharam e coordenaram, o Grupo de Apoio Local criado em Bissorã, na distribuição de cerca de 3.000 pelas escolas desta região.

 

A fragilidade das construções escolares é muito grande, e mesmo as escolas do ensino publico, normalmente mais bem construídas, necessitam de reparação, pois basta um vento forte para arrancar os frágeis telhados de zinco, deixando os equipamentos à chuva e ao sol a estragarem-se.

 

A falta de verbas (às vezes bastava até uma pequena verba) para a manutenção das instalações, acaba por gerar a destruição de instalações e equipamentos de elevado valor, curiosamente parece mais fácil surgirem donativos elevados para a construção de novas escolas.

 

Programa de Ensino na Guiné-Bissau

 

1º Ciclo ou Ensino Básico (1ª à 4ª classe)

Português

Matemática

Ciência Integrada = Física, Ciências Sociais e Naturais

2º Ciclo (5ª à 6ª classe)

Português

Matemática

Ciências Sociais

Ciências Naturais

Educação Visual

Física

3º Ciclo (7ª à 9ª classe)

Português

Matemática

Educação Visual

Física

Química

Biologia

Geografia

História

Educação Social

Inglês

Francês

4º Ciclo (10ª à 11ª classe)

Português

Matemática

Física

Química

Biologia

Geografia

História

Educação Social

Inglês

Francês

Psicologia

Filosofia

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar.

- Livros escolares, no entanto dado que os livros escolares terão que ser iguais para toda a turma, e cada a turma tem aproximadamente 36 a 46 alunos, as ofertas terão que ser em número significativo, contudo gramáticas dicionários, são livros que se podem oferecer isoladamente. Na Guiné-Bissau vigora o antigo acordo ortográfico, pelo que os livros terão que respeitar esse acordo.

- Mapas Mundo, Mapa de África, Mapa da Guiné, Mapa do Corpo Humano, quadros de ardósia, giz, cadernos, esferográficas, lápis, etc..

- Donativos para a construção/reconstrução de infra-estruturas escolares.

 

Programa de Ajuda aos Serviços de Apoio

 

Objectivo: apoiar os serviços básicos de apoio à população na Guiné, como Câmaras Municipais, Hospitais, etc., através do envio de materiais, equipamento, acções de formação, etc.

 

A colaboração com os serviços públicos, importantes para a população, nomeadamente no fornecimento de equipamento, e formação.

Esta ajuda teve inicio em 2008, e com a colaboração com a Associação Humanitária Memória das Gentes, foi possível entregar, equipamentos ao Hospital, e à Câmara, com destaque para a Biblioteca da Câmara Municipal de Bissorã.

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar:

- Equipamento hospitalar

- Vacinas

- Medicamentos

- Lençóis

- Maquinas de escrever manuais

- Computadores

- Geradores

- Equipamento de escritório

- Material de escritório

- Livros para bibliotecas publicas

- Mobiliário

 

 


Este site foi actualizado em 11/01/2020


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato