Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Atividades Participe Noticias English

Actividades

Projetos
Relatórios

Projetos

 

 

Projetos

 

Apresentam-se a seguir os programas que a Associação tem em curso, alguns deles tiveram início antes da constituição da Associação, os quais foram iniciativas individuais dos seus membros, ou de pequenos grupos, que posteriormente se integraram na Ajuda Amiga, assim sua acção continuou a ser desenvolvida, só que agora com mais apoio.

 

 

Nota importante:

Apesar de apresentarmos a seguir os nossos programas de apoio, a Ajuda Amiga está desde 2020 focada na construção da Escola Ajuda Amiga de Nhenque e quase todos os recursos são destinados a esse projeto. A primeira fase da construção estará concluída em Março de 2021, disponibilizando duas salas e duas latrinas (uma para meninas outra para meninos), nos anos seguintes em função dos donativos recebidos iremos construindo as restantes instalações.

 

 

Programa de Apoio à Infância e à Terceira Idade

 

Objectivo: apoiar a população guineense carenciada, que esteja inserida em grupos de risco, com roupas, alimentos, medicamentos, e assistência médica.

 

 É difícil a vida na Guiné, em particular para os que estão inseridos em grupos de risco (as crianças e os mais idosos), e para os que estão em zonas de difícil acesso, e sem assistência médica, a resposta muitas vezes é apenas deitarem-se e esperarem que o próprio organismo consiga combater a doença.  São muitos os idosos que se queixam com fome, face à sua incapacidade de conseguirem trabalhar, e entre eles estão antigos combatentes, que pertenceram às forças armadas portuguesas.

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar:

- Roupas e brinquedos para criança. As bolas de futebol, são uma das prendas mais apreciadas e uma faz a alegria de muitas crianças.

 

Programa de Ajuda à Formação Profissional

 

Objectivo: realização na Guiné de acções de formação profissional de curta duração, e apoio ao lançamentos e desenvolvimento de pequenos negócios, com oferta de instrumentos de produção.

 

A ajuda humanitária, tem sido articulada, com acções de ajuda ao desenvolvimento, porque é fundamentar promover a autonomia, a qualidade, e a produtividade, assim procurou-se distribuir ferramentas agrícolas, introduzir novas espécies com maior valor comercial, apoiar pequenas iniciativas empresariais, fazer acções de formação profissional de curta duração, contribuindo deste modo para o desenvolvimento e para o progresso.

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar:

- Doação de ajuda financeira, para aquisição de ferramentas ou sementes

- Manuais/Livros/Vídeos Curso Carpintaria

- Manuais/Livros/Vídeos Curso de Pedreiro

- Manuais/Livros/Vídeos Curso de Serralheiro

- Manuais/Livros/Vídeos Curso Agricultura

 

Programa de Ajuda às Escolas

 

Objectivo: apoiar a oferta de materiais escolares, livros, criação de bibliotecas escolares, construção/reconstrução de escolas na Guiné.

 

As escolas são um dos pilares para o desenvolvimento, mas na Guiné possuem muitas carências, principalmente as escolas comunitárias, uma das carências delas são livros, por outro lado em Portugal toneladas de livros, são destruídos, apenas porque o livro escolhido mudou.

 

Esta ajuda é também uma ajuda à defesa da língua portuguesa.

 

Programa de Ensino na Guiné-Bissau

 

1º Ciclo ou Ensino Básico (1ª à 4ª classe)

Português

Matemática

Ciência Integrada = Física, Ciências Sociais e Naturais

2º Ciclo (5ª à 6ª classe)

Português

Matemática

Ciências Sociais

Ciências Naturais

Educação Visual

Física

3º Ciclo (7ª à 9ª classe)

Português

Matemática

Educação Visual

Física

Química

Biologia

Geografia

História

Educação Social

Inglês

Francês

4º Ciclo (10ª à 12ª classe)

Português

Matemática

Física

Química

Biologia

Geografia

História

Educação Social

Inglês

Francês

Psicologia

Filosofia

 

Algumas sugestões para quem queira ajudar.

- Livros escolares, no entanto dado que os livros escolares terão que ser iguais para toda a turma, e cada a turma tem aproximadamente 36 alunos, as ofertas terão que ser em número significativo, contudo gramáticas dicionários, são livros que se podem oferecer isoladamente.

- Mapas Mundo, Mapa de África, Mapa da Guiné, Mapa do Corpo Humano, quadros de ardósia, giz, cadernos, esferográficas, lápis, etc..

- Donativos para a construção/reconstrução de infra-estruturas escolares.

- Maquinas de escrever mecânicas

- Computadores portáteis

- Impressoras laser

- Material de escritório

 

 

 


Este site foi actualizado em 23/11/2020


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato